O surto do Coronavírus levou o mercado financeiro mundial ao seu pior momento desde a crise de 2008. Mas como uma questão de saúde teve tanto impacto no mundo dos investimentos? Confira os principais fatores.

 

Fator China

O surto do coronavírus deixou cidades sob quarentena, o que levou a segunda maior economia do mundo a interromper o fluxo de importações e exportações, impactando diretamente o comércio mundial.

 

Pandemia

Com o aumento do número de casos em cada vez mais países, muitos lugares têm adotado restrições a viagens e outras medidas preventivas para tentar conter o avanço do surto.

 

Pé no Freio

Por conta das incertezas em relação à economia mundial, investidores e empresas passam a conter mais os gastos e consumidores passam a gastar menos – e menos lucro significa mais desvalorização na Bolsa.

 

Adeus, Brasil

Em um cenário de incerteza global, os investidores passam a fugir de aplicações com mais risco e tendem a investir em ativos mais seguros, como dólar e ouro.

 

E o Petróleo?

A forte queda no preço do petróleo foi atribuída à decisão da Arábia Saudita de aumentar a produção e reduzir os preços.

 

Leia também sobre: