No ambiente empresarial e das ciências econômicas, o livro A Arte da Guerra é um famoso conhecido, apesar de não ter sido escrito por economistas ou administradores. Essa obra é totalmente baseada no manuscrito utilizado como tratado de guerra, produzido pelo estrategista chinês Sun Tzu, há mais de 2500 anos.

E como a obra é considerada um ícone da estratégia, ela pode ser aplicada em diversas áreas da vida, inclusive no mercado financeiro.

Por isso, para ajudar você nessa missão de adaptar ensinamentos de guerra às suas estratégias nesse universo, trouxemos ao palco virtual do Trader Experience – dessa vez no papel de palestrante – o responsável pela carteira campeã elencada pelo Valor Econômico em 2019, com disparados 93,5% de rentabilidade, Leandro Martins.

Acompanhe o breve resumo dessa palestra que preparamos para você e aproveite para enriquecer ainda mais suas estratégias nesse disputado mercado.

 

As dez armas do mercado financeiro

O tratado de guerra produzido por Sun Tzu é composto por 13 capítulos da mais pura estratégia. Aqui, Leandro Martins reúne as dez lições mais valiosas dessa obra que podem ser aplicadas tanto por investidores de longo prazo, quanto por traders que buscam otimizar os resultados de suas operações num curto espaço de tempo. Confira a seguir algumas das analogias levantadas em sua palestra.

A primeira trata da importância de se conhecer bem o seu oponente, que no mercado de renda variável, pode ser considerado quem está do lado oposto de suas operações. Por exemplo, se você está atuando na ponta compradora, seu “oponente” é o vendedor, que tem objetivos opostos ao seu.

Além disso, conhecer a si mesmo é crucial. E para isso, é necessário conhecer seus objetivos, fraquezas e limitações e também ter suas técnicas muito bem alinhadas. Uma ferramenta muito útil nessa etapa de aprendizado é o simulador, como indica Leandro.

O segundo ponto, diz respeito a modificação de planos de acordo com as circunstâncias. Em outras palavras, recue quando necessário. Se o mercado não está apropriado para aquilo que você espera para suas operações, simplesmente não opere em alguns momentos.

Espere o momento mais oportuno, o que por sua vez, faz referência ao item que sugere que o momento certo de agir, é quando identificarmos vantagem nisso, quando houver algo a ganhar. Ou seja: você precisa saber em quais batalhas entrar. Aguarde a hora certa de voltar aos negócios, no dia seguinte, por exemplo, quando podem haver diferentes oportunidades.

Esse ensinamento faz sentido também com um terceiro, mencionado por Leandro: o de que de devemos “nos moldar como a água faz ao longo de seu curso”. Aplicando-o ao mercado financeiro, simplesmente, seja flexível e se molde aos diferentes momentos dele.

Leandro também destaca um ensinamento que diz muito sobre a resiliência e humildade, conforme o trecho que diz “avance sem cobiçar a fama e recue sem temer a desgraça”. Aqui ele reforça que o objetivo no mercado financeiro não é necessariamente apenas o dinheiro, e sim, principalmente entender o que se está fazendo.

Por isso, numa operação vencedora, não se deixe levar pela arrogância. O contrário também é válido: ao sofrer um stop, não se lamente, apenas reflita sobre e aprenda com o ocorrido para que isso não afete negativamente suas operações nos dias seguintes.

Por fim, trouxemos nesse breve resumo, a lição de ouro que o livro nos dá: “A arte da guerra é uma questão de vida ou morte, que pode levar a um caminho de segurança ou ruína.”. Por isso, a disciplina, bem como a segurança por meio de stops, são cruciais.

Sem calma, humildade e outros aspectos mencionados na palestra, você estará trilhando um caminho distante do caminho da segurança, fazendo com que você se frustre com um mercado que na verdade é promissor a quem respeita cada ponto crucial.

Esses foram somente alguns dos muitos pontos mencionados na palestra de um grande especialista do mercado, baseados em estratégias que podem ser aplicadas em diversos âmbitos da vida, inclusive no mercado financeiro. Portanto, para absorver ao máximo de todo esse conteúdo, fique por dentro de tudo o que rolou assistindo ao vídeo abaixo na íntegra.

Faça parte do Banco do Investidor, abra a sua conta no modalmais e desfrute de todas as vantagens que um banco de investimentos moderno pode proporcionar.

Nova call to action