O mercado financeiro é como qualquer outro ambiente competitivo e que exige alta performance de quem nele atua. Por isso que ser paciente, resiliente e se manter em constante aprendizado, não são opções descartáveis para quem pretende, de fato, ter êxito nesse mercado.

É claro que não se pode ignorar as estatísticas, no entanto, você pode utilizá-las como uma arma a seu favor. E é por isso que trouxemos ao palco virtual do Trader Experience, o analista CNPI técnico, trader autônomo e especialista de uma das Salas ao Vivo do modalmais, Cris Natividade.

Acompanhe a seguir o resumo dessa palestra que preparamos para você e aproveite para eliminar quaisquer dúvidas que ainda o impeçam de iniciar nessa carreira.

 

Use a aleatoriedade a seu favor

Aprender. Entre outras lições, aprender e desenvolver técnicas sobre o que se está fazendo, é o que Natividade enfatiza como sendo os primeiros passos para que sua jornada nesse mercado tenha êxito. Pode parecer uma lição óbvia, mas como ele mesmo menciona, muitos acabam por tentar desviar-se dessas etapas, o que vai contra qualquer princípio básico de atuação na profissão de trader.

Natividade menciona ainda atitudes que levam muitos traders a se frustrarem com o mercado financeiro. Uma delas é ao dispensarem conteúdos educacionais que servem como ferramentas importantes para traders iniciantes e também para os que já estão nesse mercado há mais tempo.

Um exemplo delas são as Salas ao Vivo do modalmais, onde especialistas do mercado utilizam técnicas e conceitos práticos aplicáveis a operações de day trade.

Dando continuidade à palestra, Cris Natividade enfatiza uma informação que ele considera indispensável: o fato de que o mercado de renda variável, por não oferecer uma garantia de resultado positivo, ser aleatório. No entanto, essa não é uma característica negativa. Pelo contrário, essa é uma particularidade desse mercado que faz com que ele possa ser tão promissor.

Para exemplificar, ele ainda menciona um conceito utilizado no meio jurídico que é o de contrato aleatório, onde não há garantias para as partes envolvidas na negociação do contrato. E esse é um risco assumido por quem o assina. O mesmo ocorre por quem utiliza o mercado de renda variável como um meio de se obter retorno financeiro, tendo cada ambiente desse mercado seus respectivos riscos.

Reconhecer a aleatoriedade do mercado e aceitar as probabilidades é indispensável para que suas decisões diante de uma operação sejam tomadas com base em fatos e não na impulsividade provocada pelas emoções, fazendo com que, assim, sejam reduzidas as frustrações sobre resultados que eventualmente não saiam como o esperado.

No entanto, Natividade reforça que, apenas reconhecer tais características do mercado não é o suficiente para que você esteja seguro quanto ao resultado de suas operações. Agindo de forma prática, é preciso que você tenha estratégias sólidas, para que você possa, a partir dos testes aplicados nelas, ter suas próprias estatísticas.

Acima de tudo, é importante entender, como menciona Natividade ao longo da palestra, que a movimentação do mercado é formada por negócios e traders diferentes. O processo de maturação de todo trader envolve não somente compreender a aleatoriedade do mercado, mas também aceitar ao que se está sujeito, como o stop.

Natividade conclui que, para não fazer parte da parcela que se frustra com o mercado, é necessário aprender com os erros deles para não os repetir e ainda mais importante: fazer a devida gestão de risco de suas operações, uma vez que não há renda variável sem risco.

Quer ficar por dentro de tudo o que rolou e aprender mais sobre como utilizar a probabilidade a seu favor? Assista abaixo o vídeo na íntegra.

Faça parte do Banco do Investidor, abra a sua conta no modalmais e desfrute de todas as vantagens que um banco de investimentos moderno pode proporcionar.

Nova call to action