Devido ao início do horário de verão nos Estados Unidos em 14 de março, os horários de negociação dos mercados de Bolsa e Balcão organizados brasileiros, devem mudar. Conforme ofício divulgado pela B3, os novos horários entrarão em vigor a partir de 15 de março, revogando e substituindo, a partir desse momento, o último ofício divulgado em 13 de outubro do ano passado.

No mercado de ações, permanecem e são os mesmos, os horários de início e fim de cancelamento de ofertas e de pré-abertura, e do início de negociações nos mercados à vista, fracionário, a termo, de opções, Bovespa Mais, ETFs de renda variável, balcão organizado e de opções sobre índices de ações.

A grande mudança fica por conta do horário de encerramento de negociações nesses mercados. Com exceção do mercado a termo, em que o encerramento ocorre às 17h25, sem call de fechamento e After-Market, e do mercado de opções sobre índices de ações em que o encerramento ocorre às 16h50, os demais mercados terão o fim das negociações às 16h55.

Para esses mercados que têm call de fechamento, os horários também são diferentes. Nos mercados à vista, fracionário, Bovespa Mais e de balcão organizado, ele ocorrerá entre 16h55 e 17h, enquanto que no mercado de opções e de ETFs de renda variável, ocorrerá entre 16h55 e 17h15.

 

Já o After-Market ocorre somente para os mercados à vista e fracionário, onde:

 

  • Cancelamento de Ofertas tem início às 17h25 e fim às 17h30;
  • Negociação tem início às 17h30 e fim às 18h;
  • Cancelamento de Ofertas tem início às 18h30 e fim às 18h45.

 

Na divulgação, há duas diferentes datas que indicam mudanças de horários para o exercício manual de posição Titular de opções de ações, no vencimento. A princípio, entre 15 de março e 19 de abril, esse exercício poderá ser realizado entre 10h e 13h. A partir de 20 de abril – e até que ocorra uma nova alteração – os exercícios poderão ser realizados entre 10h e 15h.

Os mercados de futuros também devem sofrer alterações a partir de 15 de março. As negociações de Índice Bovespa e seus minicontratos acontecerão entre 09h e 17h55, com call eletrônico também às 17h55, e de Dólar e seus minicontratos entre 09h e 18h, sem call eletrônico.

 

Não perca mais tempo. Abra a sua conta no modalmais e comece a desfrutar de todas as vantagens que ele pode proporcionar para a sua carteira de investimentos.

Gostou deste conteúdo? Aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais. E para ficar sempre por dentro de tudo o que rola no universo financeiro, assine, hoje mesmo, nossa newsletter gratuita.