No último dia 29, o Governo do Estado de São Paulo anunciou que suspenderá o ponto facultativo durante os dias de feriado de Carnaval desse ano. O objetivo é conter o avanço da Covid-19, evitando que aglomerações decorrentes de festas e outras atividades de Carnaval aconteçam.

A medida foi direcionada, em especial, às atividades de repartições e do serviço público, no entanto, há o aval do Governo do Estado para que as prefeituras decidam sobre tomar ou não a mesma atitude. A Prefeitura da cidade de São Paulo informou que tomará as mesmas medidas.

As empresas privadas e outras instituições, no entanto, poderão definir se irão adotar ou não, o ponto facultativo no período em questão. A seguir, veja como ficará o funcionamento dos bancos e da B3 durante o Carnaval.

 

Calendário mantido na b3

Em novembro de 2020, a B3 divulgou seu calendário de feriados de 2021 e 2022 com informações relativas às atividades de negociação, registro, compensação, liquidação, entre outras, em todos os seus segmentos.

Entre esses feriados está o de Carnaval. Assim, as atividades em mercados de Bolsa de Valores e de Futuros estarão suspensas nos dias 15 e 16, bem como na manhã do dia 17, dia em que as negociações serão retomadas a partir das 13h.

Vale ressaltar que o calendário será semelhante para o Tesouro Direto, com uma pequena diferença no horário: a abertura, com a divulgação dos preços dos títulos no dia 17 se dará a partir das 14h, com término no horário padrão, às 18h.

Ainda sobre os horários de retomada do funcionamento no dia 17, especificamente para o segmento Cetip UTVM, a B3 informa que as operações de:

  • Balcão sem contraparte central garantidora, funcionarão em horário normal, em todos os seus subsistemas;
  • Derivativos de balcão com contraparte central garantidora, funcionarão a partir das 13h.

 

Horário de funcionamento dos bancos

O atendimento bancário também seguirá de forma semelhante ao do calendário da B3. Nos dias 15 e 16 não haverá expediente, que será retomado somente na quarta-feira de cinzas, 17, mas, nesse caso, a partir do 12h.

Dessa forma, os canais digitais são uma ótima escolha. Para transferências entre contas de diferentes bancos, o Pix é a melhor alternativa, visto que elas são concretizadas em até dez segundos, em qualquer horário e dia da semana, inclusive em feriados.

Para o pagamento de contas que vencem nessas datas de não expediente, a orientação é outra: contas de consumo, no geral, costumam vir com datas de vencimento ajustadas ao calendário de feriados, para evitar acréscimos de juros por atraso, mas o ideal é que, se possível, você antecipe o pagamento delas.

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe-o em suas redes sociais. E para não perder nenhuma novidade, assine nossa newsletter gratuita e fique por dentro dessa e de outras notícias.