De todos os impactos que uma crise pode gerar, o que necessita de mais atenção de um assessor de investimentos é o emocional.

Seu cliente poderia investir em uma plataforma digital sem contato humano, mas ele escolheu você como assessor para ter alguém que entenda seus problemas e especificidades, principalmente em um momento de crise.

Por isso, esteja mais próximo do que nunca dos seus clientes. Fale com todos e crie canais de comunicação acessíveis com eles.

Comece o contato perguntando como ele está se sentindo e escute a resposta com calma. Muitas vezes, o investidor precisa somente desabafar.

O mercado em queda sempre gera um sentimento de que desta vez é pior e a economia nunca mais vai melhorar. Para trazer mais racionalidade a conversa, procure trazer dados das últimas crises.

Temos o exemplo de 2008, quando o sistema financeiro mundial quase entrou em colapso e não sabíamos se poderia acontecer uma corrida aos bancos para sacar dinheiro físico, o que seria extremamente trágico. Mesmo assim, depois de um tempo o mercado voltou ao normal e as empresas que eram saudáveis continuaram gerando lucro e crescimento aos seus acionistas.

Transforme a crise em oportunidade, este é um ótimo momento para conscientizá-lo da necessidade de um planejamento financeiro bem feito.  Mantenha a proximidade com os seus investidores, tenho certeza que muitos deles serão fiéis à você por muitos anos.

 

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