Blog do modalmais

Como e quando vender uma Ação?

Saber o melhor momento de vender uma ação é essencial para que você não se desfaça de um ativo na hora errada. Pois, se isso acontecer, pode acabar perdendo dinheiro na Bolsa de Valores. Da mesma forma, saiba que a volatilidade do mercado, por exemplo, pode ocasionar um bom rendimento das ações.

Nesse sentido, é importante saber que o melhor momento para ganhar dinheiro com ações é vender na alta e comprar na baixa. Mas é preciso ficar atento a outros pontos, visto que diversos fatores podem afetar o valor final das ações. Continue a leitura e saiba como e quando vender uma ação!

Como saber a hora de vender uma ação?

É preciso ficar atento ao melhor momento de vender uma ação, para não ficar no prejuízo. Analisar alguns aspectos é fundamental para tomar uma atitude mais assertiva. Confira!

Quando os fundamentos deixam de ser atrativos

Mesmo que você realize um estudo e uma análise aprofundada do mercado financeiro, alguns pontos podem passar despercebidos ou alguns fatores podem ser alterados. Dessa forma, os fundamentos da organização podem mudar de forma significativa por causa de diversos fatores, sejam eles internos ou externos.

Logo, é necessário saber que pode existir mudança da demanda, os produtos ou serviços podem não ter mais uma boa comercialização, uma boa vantagem competitiva pode deixar de existir, novos concorrentes podem ingressar no mercado, entre outras situações.

Quando os fundamentos da organização deixam de ser atrativos, existe um reflexo direto nos indicadores financeiros das ações. Por essa razão, é fundamental analisar esses indicadores no momento de colocar a ação à venda.

Quando estiver acima do valor intrínseco

Se a empresa em que você tem ações está com um valor mais elevado, esse é um bom momento para vendê-las. Lembre-se que, ao adquirir uma ação, é preciso realizar um estudo para estabelecer o “preço-justo” de uma ação.

Sendo assim, quando o valor atinge o valor justo durante a venda, a margem de segurança desaparece e reduz o potencial de alta da ação. Assim, essa é a hora de reavaliar o investimento para certificar se ainda existem chances de valorização, visto que o preço justo pode ter mudado desde o momento do investimento inicial.

Quando uma oportunidade melhor surgir

Para traçar boas estratégias de venda de ações, é primordial entender o funcionamento do mercado financeiro. Dessa forma, é preciso prestar atenção às boas oportunidades de aparecer no momento da venda. Afinal, ao aproveitar as oportunidades oferecidas no mercado, você consegue diversificar os seus investimentos.

Mas antes de tomar qualquer decisão, analise os riscos e o possível retorno, uma vez que a economia é algo variável e cada situação pode garantir um retorno distinto. Existem momentos bons para alguns títulos e para outros, não. Então, para que você não fique no prejuízo, é preciso analisar antes.

Quando tiver boas estratégias

Ao entrar no mercado financeiro é muito comum escutar sobre a importância de ter estratégias e segui-las para ter resultados significativos com o investimento. Isso não significa que você não pode realizar mudanças ou realinhar com as alterações de mercado.

Mas é necessário que você esteja atento às oscilações que aparecem para alcançar seus objetivos. Por esse motivo, é necessário considerar seus objetivos no momento de realizar as vendas de suas ações.

Para ser assertivo e não se arrepender, procure saber se faz sentido ter aquela ação na sua carteira e se ela está rendendo bons frutos. Caso ela não esteja garantindo um bom retorno, você pode vendê-la e comprar outra.

Quando os balanços forem favoráveis

Quando você compra uma ação, você está adquirindo uma parte de uma empresa. Com isso, é necessário que fique por dentro das questões financeiras das organizações de seu interesse, até mesmo porque elas precisam ser expostas para os investidores.

Por meio de um acompanhamento do balanço financeiro da organização, é possível saber se as escolhas dos gestores são boas e se eles estão acompanhando as demandas do mercado. Assim, você conhecerá os desempenhos operacionais e financeiros da organização e descobrirá se é melhor manter as ações ou vendê-las para não ter prejuízos.

Qual a importância de fazer uma avaliação criteriosa do mercado?

Antes de vender uma ação é essencial analisar o mercado para tomar decisões assertivas e não ter contratempos financeiros. Como foi mencionado, é ideal vender uma ação no momento em que ela está em alta. Isso garante um bom retorno financeiro.

Além do mais, é primordial analisar o mercado antes, para que você não se arrependa — pois pode acontecer uma valorização da empresa que você adquiriu. Dessa maneira, é possível ter um retorno ainda mais satisfatório.

Ao decidir vender a sua ação, é preciso ter atenção e cautela, para que você esteja ciente dos pontos positivos e negativos.

Portanto, por meio de um eficiente estudo do mercado financeiro, é possível traçar estratégias eficientes e melhorar a rentabilidade. Por isso, é fundamental saber quando e como vender uma ação. É essencial também saber aproveitar as mudanças do mercado para conseguir aproveitar as oportunidades oferecidas.

Por fim, não esqueça da necessidade de acompanhar os balanços do negócio que você adquiriu e de optar pela diversificação. Assim, terá um melhor aproveitamento.

Quais as etapas operacionais no home broker?

Caso você decida vender suas ações, é necessário fazer o processo de forma correta, a fim de evitar maiores contratempos. Sendo assim, é importante ressaltar que tudo precisa ser feito por meio do sistema fornecido pela corretora de valores, o conhecido home broker.

Dentro desse sistema é necessário que você selecione os papéis que deseja vender. É preciso também que estabeleça como será a venda, ou seja, é necessário informar ao sistema a quantidade e o valor das ações que deseja comercializar no mercado.

Após enviar o pedido de venda, o sistema encaminhará as informações para a Bolsa de Valores e os seus papéis ficarão disponíveis para possíveis negociações. Ao saber o momento certo de fazer a venda das ações, você conseguirá atuar de forma estratégica e satisfatória e, assim, conseguirá um resultado mais positivo.

close

Seja notificado quando sair novos conteúdos.