Blog do modalmais

6 curiosidades sobre o dinheiro que você precisa conhecer

O dinheiro faz parte do dia a dia de todas as pessoas, mas poucas sabem a respeito do seu surgimento. É interessante conhecer a história do dinheiro para saber como ele foi criado e como era utilizado. Isso ajuda em seu conhecimento e pode agregar em sua vida financeira.

Nesse contexto, as cédulas e as moedas trocadas diariamente carregam uma importante história. Tudo se iniciou na Idade Média, quando os cidadãos começaram a utilizar o recibo de compra como moeda, ou seja, ele funcionava como um meio de pagamento.

Os primeiros bancos começaram surgir em torno de 1981, e logo as primeiras moedas de papel começaram a aparecer na sociedade.

Continue a leitura e saiba mais a respeito da história do dinheiro e suas curiosidades!

1. Gado já foi usado como moeda

Você sabia que o gado já foi utilizado como moeda? Grande parte dos nossos antepassados usavam o seu gado como moeda de troca, isto é, entregava seu animal e conseguia alimentos, por exemplo.

Cada cabeça de gado era chamada de caput. Assim, os indivíduos que apresentavam mais cabeças de gado eram aqueles que tinham um elevado capital e podiam fazer mais negociações e compras.

2. Outros recursos foram usados como dinheiro

Além do gado, outros itens já foram utilizados como dinheiro. Dessa forma, é válido mencionar que tabaco, penas de pássaros, garras de pássaros, sal, chás, entre outros itens, eram usados para pagar e receber.

Diversos alimentos estragam com facilidade. Por causa desse fator, o método foi perdendo o seu valor, e com o passar do tempo, foram surgindo o metal, o cobre, o ouro e o bronze. Esses materiais começaram a ser adaptados para conseguir substituir os produtos que eram utilizados como moeda de troca.

3. Origem da palavra money

A palavra money (dinheiro) surgiu a partir do termo moneta. Isso porque as moedas eram criadas no templo de Juno Moneta, na Roma Antiga. Ela era uma importante deusa da época, já que representava as mulheres da mitologia romana e o casamento.

4. Lema das notas

As notas têm um lema. No Brasil, encontramos nas cédulas e moedas a frase “Deus Seja Louvado”, desde 1990. Já no dinheiro americano, o lema inserido é “In God We Trust” (em Deus nós confiamos, em tradição livre) e ele já circula no país desde 1963.

5. Dinheiro usado como papel de parede

Durante o período pós-guerra, aconteceu uma hiperinflação e a moeda da Alemanha desvalorizou significativamente. Com isso, algumas pessoas utilizaram as cédulas como papel de parede, visto que o dinheiro não tinha grandes utilidades.

6. Primeira pessoa a estampar o dinheiro

As cédulas são estampadas por pessoas ou animais. A primeira cédula com uma pessoa foi o dólar, e foi inserida a imagem de Abraham Lincoln, um importante norte-americano. Depois disso, outros países começaram a usar imagens de pessoas importantes em suas notas.

Quais as moedas já foram utilizadas no Brasil?

É preciso destacar que, no Brasil, foi utilizado durante muito tempo o escambo, isto é, diversas especiarias eram utilizadas como moeda de troca, como o fumo, o açúcar e o pau-brasil. Entretanto, com o passar do tempo, foi necessário buscar formas de melhorar os processos de negociações. Com isso, começou a surgir o dinheiro físico.

O réis consistiu na primeira moeda do país, e circulou por cerca de 400 anos, do período colonial até o ano de 1942. O padrão monetário utilizado na época era o mesmo de Portugal.

O sistema econômico do brasileiro não era muito eficiente e a inflação afetava significativamente o desenvolvimento do país. Quando o réis foi inserido por aqui, a família real portuguesa produziu uma quantidade exorbitante e desorganizada da moeda.

Desse modo, começaram a surgir diversas notas diferentes, já que não existia um padrão específico. Sendo assim, o cruzeiro precisou ser criado, a fim de unificar o dinheiro circulante — visto que o país apresentava mais de 50 tipos diferentes de nota.

Saiba que o cruzeiro foi a primeira moeda criada internamente, e ela correspondia a 1000 réis. O objetivo do presidente da época era tentar reduzir a inflação, mas isso não ocorreu. Nesse período, também surgiram os centavos, que deixavam as transações mais otimizadas.

Em seguida, foi criado o cruzeiro novo, que correspondia a 1000 cruzeiros. Durante essa época, a economia do país melhorou significativamente, mas o cruzeiro ficou pouco tempo no mercado, pois era uma moeda de transição.

Na década de 70 o cruzeiro voltou a surgir. Com o passar do tempo, a moeda foi perdendo o seu valor, sendo necessário criar cédulas de elevado valor. Assim, no final da ditadura militar, já existiam cédulas de 100 mil cruzeiros.

Devido à instabilidade econômica, foi preciso criar o cruzado, e ele ficou em circulação por apenas três anos. Por causa dos diversos problemas econômicos que o Brasil estava enfrentando, foi necessário criar o cruzado novo, que ficou apenas dois anos no mercado.

Na década de 90, a inflação continuava em alta. O presidente da época voltou com o cruzeiro, e o seu valor correspondia ao do cruzado novo, ou seja, 1000 cruzados. Porém, a estratégia não teve grande sucesso e a moeda ficou valendo por apenas três anos.

Em 1993, surgiu o cruzeiro real, e uma unidade correspondia a 100 cruzeiros. Essa moeda ficou pouco tempo em circulação, pois foi substituída pelo real em agosto de 1994. O real é a moeda utilizada nos dias de hoje e contribui para conter a inflação, mesmo que em alguns momentos ela seja inevitável.

Existe uma longa história por trás do dinheiro. As cédulas e moedas que conhecemos hoje já passaram por diversas transformações, mas é inegável que elas são essenciais para a sobrevivência das pessoas.

Sem o dinheiro, não é possível adquirir os itens para sobreviver e ter uma boa qualidade de vida. Ao conhecer melhor as curiosidades sobre o dinheiro aqui apresentadas, é possível perceber a sua necessidade. O mercado financeiro melhorou com o passar do tempo e, hoje, é possível realizar diversos investimentos para ter um capital ainda mais satisfatório.

Ainda não é Cliente? Abra a sua conta no modalmais

Siga o Blog modalmais no Telegram.

close

Seja notificado quando sair novos conteúdos.