Blog do modalmais

Dia Mundial do Meio Ambiente: Por que é importante investir em ESG?

Dinheiro não dá em árvore, mas o seu investimento pode se transformar em uma. A importância das empresas com ESG.

O Dia Mundial do Meio Ambiente vem se tornando cada vez mais importante quando o assunto é o futuro da sociedade, nos fazendo refletir em qual tipo de planeta queremos viver nos próximos anos e o que deixaremos para as próximas gerações.

Já foi o tempo em que o mercado financeiro andava na contramão das práticas sustentáveis. A ponto de hoje a sustentabilidade ser considerada um ponto positivo para investir ou não em determinado negócio.

O impacto da união dessas forças foi a criação do que hoje chamamos de ESG, sigla em inglês para Environmental, Social and Governance. Um índice utilizado para analisar e medir práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa.

Mas onde surgiu o Dia Mundial do Meio Ambiente e por que investir em empresas com ESG? Como meu investimento pode se transformar em uma árvore? Confira essas informações no artigo abaixo.

Qual a importância do dia mundial do Meio Ambiente?

Ano após ano, tornou-se cada vez mais clara a necessidade de uma frente ampla de combate aos impactos ambientais causados pelo homem, o que promoveu um movimento de empreendedores, empresas e organizações preocupadas em desenvolver projetos que caminham de mãos dadas com a preservação do nosso planeta.

Criado em 1972 pela Assembleia Geral da ONU, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi celebrado pela primeira vez em 1973. Considerado o grande marco do primeiro dia da Conferência de Estocolmo, desde sua criação, sua relevância e influência em todo mundo não pararam de crescer.

Um exemplo notável dos impactos das discussões causadas por esse evento, é o grande investimento em energia limpa. Como a energia solar, que não libera em nossa atmosfera gases causadores do efeito estufa. Esse fenômeno é tamanho que já é possível encontrarmos não somente em empresas, mas em diversos lares pelo mundo.

Por que investir em empresas ESG?

A sigla ESG vem ganhando notoriedade no mercado financeiro, visto que a sociedade vem se conscientizando cada vez mais da importância do consumo consciente. Por isso, a busca por empresas que se adequam a esses valores tem crescido a cada dia.

Dessa forma, empresas do mundo inteiro têm feito grandes movimentos em prol da regularização de seus processos e produtos a essas boas práticas. O que, no longo prazo, é visto como uma medida que não apenas auxilia na preservação da nossa natureza, mas que será fator determinante para a permanência ou não dessas empresas no mercado.

A partir dos resultados expostos pelos critérios ESG, é possível investir com menos exposição aos riscos que não são identificados por meio dos métodos tradicionais. Desenvolvendo assim análises com uma maior qualidade de informações.

O que torna esse tipo de investimento uma boa opção para qualquer tipo de perfil, principalmente para aqueles de longo prazo, já que sua boa performance no mercado indica uma tendência de valorização.

Mas lembre-se, não deixe de analisar com cautela antes de investir. Fique de olho nas informações veiculadas a essas empresas e busque profissionais especializados.

Para entender sobre a metodologia e os ativos ESG, acesse nosso artigo completo sobre o assunto: ESG: Environmental, Social and Governance.

Como meu investimento pode se transformar em uma árvore?

Já não é mais segredo que investir nessa categoria de ativo é simples, seguro e pode gerar lucros substanciais. O que é preciso ser levada em consideração é a metodologia de análise, sua estratégia de investimento e entender se aquele ativo tem potencial para alavancar seus resultados dentro das suas metas.

Mas e se fosse possível que, no momento de investir nesses ativos, já contribuir para com o meio ambiente? Pensando nisso, o modalmais preparou uma campanha especial para os seus investidores no Dia Mundial do Meio Ambiente.

Entre os dias 06 e 10 de Junho, cada pessoa que investir no RESA17, sugestão selecionada especialmente para a semana mundial do meio ambiente, nós do modalmais, nos comprometemos a plantar uma árvore. É isso mesmo, para cada investidor ou investidora participante da iniciativa, uma árvore será plantada, para que as mudanças que esperamos para o mundo, comecem agora.

Não perca mais tempo. Abra a sua conta no modalmais e comece a desfrutar de todas as vantagens que ele pode proporcionar para a sua carteira de investimentos.

Gostou deste conteúdo? Aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais. E para ficar sempre por dentro de tudo o que rola no universo financeiro, assine, hoje mesmo, nossa newsletter gratuita.

“O produto ofertado não possui classificação de investimento socioambiental.” Este material foi elaborado pela Modal DTVM Ltda. (“modalmais”), empresa do Grupo Modal, em caráter meramente informativo, não constituindo e nem devendo ser interpretado como material promocional, solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Os prazos, taxas e condições aqui contidas são meramente indicativas. Para obter informações completas, visite o site www.modalmais.com. Os dados neste material foram considerados razoáveis na data de sua divulgação e foram obtidos de fontes públicas consideradas e vistas no mercado de atuação como sólidas e confiáveis. Este material não tem a intenção de ser uma relação completa ou resumida dos mercados ou desdobramentos nele abordados.
Este produto é considerado [MODERADO] nos termos da Política de Suitability. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor, que deve obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar qualquer decisão de investimento. Consulte os riscos das operações e a compatibilidade com o seu perfil antes de investir. Este material foi elaborado para apresentação de produtos distribuídos pelo modalmais, sem avaliação prévia dos clientes e suas carteiras ou estratégias de investimento, não devendo ser interpretado como material exclusivo ou direcionado. O modalmais não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros.
A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço ou valor pode aumentar ou diminuir num curto espaço de tempo. As informações presentes neste material são baseadas em simulações e os resultados reais poderão ser significativamente diferentes.
Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamentos do modalmais. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio e expresso consentimento do modalmais. Para reclamações e/ou dúvidas favor contatar o atendimento pelos telefones: 4000 1085 (Capitais e Regiões Metropolitanas) e 0800 031 6247 (Demais localidades) e caso se sinta insatisfeito com a solução sobre suas demandas, entre em contato com a Ouvidoria da Modal DTVM pelo 0800 283 0077. Esta instituição é aderente ao Código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas para atividade de distribuição de produtos de investimentos no varejo. TRATA-SE DE UMA MODALIDADE DE INVESTIMENTO QUE NÃO CONTA COM A GARANTIA DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO – FGC. A RENTABILIDADE DIVULGADA NÃO É LÍQUIDA DE IMPOSTOS. RENTABILIDADE OBTIDA NO PASSADO NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA. Alguns investimentos no mercado financeiro são considerados de risco e podem acarretar em perdas patrimoniais.

close

Seja notificado quando sair novos conteúdos.