Onde investir após o impeachment da presidente Dilma Roussef

Independente do resultado final que será conhecido somente após o julgamento do impeachment da presidente Dilma Roussef no Senado Federal, a incerteza relacionada ao assunto gera oportunidades de investimentos para ambos os lados, os que acreditam que o impeachment ocorrerá e os que não acreditam que o impeachment passará pelo Senado.

Existem muitas opções de investimentos disponíveis para qualquer um: Bolsa de valores, tesouro direto, CDB, LCA, LCI, fundos de investimento, debêntures, dentre outros. Note que intencionalmente não inclui na lista de investimentos a poupança. Não inclui a poupança porque a considero tão ruim que não pode ser classificada como investimento. Um investimento tem que ter potencial de ganhar da inflação e a poupança só ganha da inflação quando esta cai para patamares abaixo de 6%.

Por que a mudança da presidência da republica de Dilma para Temer afeta tanto a economia e pode gerar enormes lucros ou prejuízos dependendo de onde você investiu seu dinheiro? A resposta diz respeito às expectativas e governabilidade. O mercado financeiro antecipa as expectativas relativas ao cenário econômico. Isso quer dizer que se houver credibilidade no novo governo e na nova equipe econômica, as expectativas mudam rapidamente e o novo governo passa de fato a ter condições de governabilidade. Se um novo governo formar uma equipe econômica que o mercado acredite ser capaz de executar as reformas necessárias para equilibrar as finanças públicas, as expectativas sofrerão um choque positivo e as taxas de inflação e de juros tenderão a cair.

Por outro lado, se o impeachment não for aprovado, continuaremos com falta de credibilidade da equipe econômica, políticas de expansão do déficit fiscal e paralisia em relação às reformas necessárias para o país. O resultado deste cenário é uma inflação crescente e elevadas taxas de juros.

Onde investir se o impeachment for aprovado pelo Senado e por que?

InvestimentoMotivo
Comprar Títulos pre-fixados – CDB e Tesouro DiretoCom expectativa de taxas de juros e inflação caindo, é melhor assegurar investimentos com taxas altas pre-fixadas, onde você sabe qual é a rentabilidade com antecedência.
Comprar Bolsa de valoresBolsa de valores é inversamente proporcional às taxas de juros. Isso se deve à natureza de como as empresas se financiam. Com taxas de juros baixas, as dividas das empresas ficam mais baratas e isso aumenta a rentabilidade das mesmas.
Investir em Fundos de investimento multimercado macroSão fundos que normalmente investem tentando identificar cenários futuros, seja operando com o mercado em alta, seja em baixa. Analise a consistência da rentabilidade do fundo nos últimos meses e sua estratégia de investimento.

Onde investir se o impeachment NÃO for aprovado pelo Senado e por que?

InvestimentoMotivo
Comprar Títulos pos-fixadosCom expectativa de taxas de juros e inflação subindo, é melhor assegurar investimentos com taxas pos-fixadas, indexadas ao CDI, onde você não sabe qual é a rentabilidade com antecedência, mas está protegido em caso de eventuais altas nas taxas de juros.
Comprar Títulos de inflaçãoVocê pode comprar títulos de renda fixa indexados à inflação tais como CDB, Debênture e tesouro direto. Assim, se a inflação subir, você obterá um ganho real acima dela.
Vender Bolsa de valoresBolsa de valores é inversamente proporcional às taxas de juros. Isso se deve à natureza de como as empresas se financiam. Com taxas de juros altas, as dividas das empresas ficam mais caras e isso diminui a rentabilidade das mesmas. Você pode operar vendido em bolsa realizando uma operação de aluguel de ações.
Fundos de investimento multimercado macroSão fundos que normalmente investem tentando identificar cenários futuros, seja operando com o mercado em alta, seja em baixa. Analise a consistência da rentabilidade do fundo nos últimos meses e sua estratégia de investimento.