Você já assistiu a filmes sobre investimentos? No mundo das séries e cinema existem diversas produções que retratam a vida de investidores e desse amplo universo do mercado financeiro.

Assistir ou acompanhar essas produções são excelentes meios de buscar inspiração e conhecimento de forma descontraída. Pensando nisso, nós resolvemos escrever este artigo. Nele, mostraremos algumas séries e filmes que contam segredos, histórias, e até mesmo o que fazer e o que não fazer no mundo dos investimentos

Acompanhe!

 

Billions

Billions é uma série exclusiva da Netflix que tem como cenário o mercado financeiro americano. A trama é centrada na intrigante relação entre o brilhante e ambicioso proprietário de uma corretora de investimentos, Bobby Axelrod,  e Chuck Rhoades, um procurador de justiça que tenta provar irregularidades nas operações da corretora.

Para aquecer ainda mais a trama, a esposa do procurador, Wendy Rhoades atua como uma espécie de psicóloga de altíssimo valor para Axelrod e os demais profissionais que atuam na corretora investigada pelo seu próprio marido.

Apesar de existirem momentos em que fica clara a falta de honestidade e ética de ambos os personagens, é notório que eles são extremamente comprometidos na conquista de suas metas e objetivos. Além disso, é interessante como a série explora a acessibilidade ao mundo dos investimentos, ao utilizar uma linguagem facilmente compreendida até mesmo por quem é iniciante nesse mercado.

 

Becoming Warren Buffet

Esse documentário, lançado em 2017 pela HBO conta mais sobre a vida de um dos maiores nomes do mercado financeiro, o do megainvestidor Warren Buffet. Buffet, é também referência em Value Investing – uma estratégia que consiste no uso de um conjunto de princípios, que têm como base visar o potencial do valor das empresas a longo prazo, como fator decisivo de compra.

Ao conhecer a trajetória de vida profissional e pessoal de Buffet, você aprenderá sobre a importância de certas lições para a vida e para se obter sucesso nesse mercado, como: persistência, humildade, ética e dedicação.

 

O Lobo de Wall Street

A vida de Jordan Belfort e as suas atitudes no mercado financeiro não são exemplos a serem seguidos por ninguém. A sua vida peculiar, repleta de mulheres, bebidas, drogas e gastos estratosféricos de dinheiro, fez com que os cineastas Martin Scorsese e Terence Winter resolvessem criar um filme contando a sua história.

O filme também retrata o tamanho do seu brilhantismo em vendas e na forma como ele motivava os seus corretores que atuavam em sua instituição.

Com apenas 24 anos, o protagonista iniciou a sua trajetória no mercado financeiro, e, em apenas dois anos, foi admitido no programa Masters of Universe, que era dado apenas para os profissionais que alcançaram a meta, dentro de dois anos, de obter rendimentos acima de US$ 250 mil dólares anuais.

Entre seus 26 e 36 anos, ele acumulou um patrimônio de aproximadamente 8 bilhões de dólares. O grande problema retratado no filme era o fato de Jordan ter ganhado todo esse dinheiro vendendo ações de empresas que não eram lucrativas. Ele utilizou todo o seu conhecimento de vendas para enganar investidores que desejavam aplicar as suas economias para ver seu dinheiro crescer.

Essa é uma produção que retrata muito bem o mercado de capitais e tudo o que deve ser evitado e o que pode ser proveitoso de maneira ética, para se obter sucesso em um dos ambientes mais promissores financeiramente, que é o mercado de capitais.

 

Wall Street: Poder e Cobiça

O filme é ambientado no universo da Bolsa de Valores da década de 1980, em Nova York, e conta a história de Buddy Fox, interpretado por Charlie Sheen. Fox tem como inspiração o ganancioso investidor, Gordon Gekko, interpretado por Michael Douglas.

Além de contar com incríveis participações, o filme conta como as decisões que envolvem o dinheiro e como ele é destinado, podem afetar a vida profissional e pessoal de qualquer pessoa, deixando claro que é preciso evitar deixar-se levar por atitudes e momentos que poderão ser prejudiciais no futuro, uma premissa do controle emocional, indispensável para garantir o sucesso nesse meio.

 

A grande aposta

Se você pensa em entrar no universo dos investimentos e ainda não assistiu ao filme “A grande aposta” deve fazer isso o quanto antes. Afinal, essa produção demonstra diversas situações que merecem a atenção de todo investidor na vida real.

A história retrata a grande crise imobiliária que ocorreu nos Estados Unidos em 2008 e que impactou o mundo inteiro, recebendo o nome de “crise do sub prime”. Assistindo à produção, você entenderá exatamente o que aconteceu nesse período e alguns outros pontos importantes, que destacaremos a seguir.

Primeiro, a sensibilidade dos investidores em identificar situações que podem movimentar o mercado. Alguns conseguiram perceber que estavam diante de uma bolha financeira que poderia estourar a qualquer momento.

Por outro lado, um dos personagens — que, inclusive, são reais — percebeu aí uma oportunidade, e entrou na operação.

Michael Burry, atuante no mercado financeiro até os dias atuais, percebeu a existência da bolha e realizou operações contra o mercado, acreditando na sua queda. Entretanto, o filme retrata que a análise de Burry — apesar de extremamente brilhante e certeira — fez com que ele entrasse na operação muito antes dela se concretizar, fazendo-o passar por momentos difíceis perante os cotistas do fundo de investimento que gerenciava.

O mais interessante é que o filme, apesar de utilizar a linguagem do mercado financeiro, se desenvolve de modo que até mesmo iniciantes no mercado financeiro podem apreciar, entender e aprender.

Essas produções sobre o universo dos investimentos mostram para o investidor iniciante a importância de definir objetivos, traçar metas e realizar suas análises.

Nesse último caso, você pode contar com a ajuda de profissionais especializados no mercado financeiro, que contribuirão para que possa investir com segurança e tranquilidade.

Quer saber como? Então, abra a sua conta no modalmais e conheça os nossos serviços de assessoria de investimentos e os investimentos que temos à sua disposição.

Nova call to action