cuidado-leao

A Receita Federal acaba de liberar para download o programa do Imposto de Renda 2015/2016, que estará disponível para envio já na virada de março e até o último dia do mês de abril. O programa conta com novas facilidades como a de envio e salvamento direto, mas o contribuinte deve ter muita atenção no preenchimento.

Foi-se o tempo em que era relativamente fácil burlar a Receita nas declarações. Cada vez mais a malha se fecha e a checagem de informações com contrapartes envolvidas virou atividade corrente.

O preenchimento é absolutamente simples para aqueles que tem somente uma fonte de renda e poucos bens. Porém, torna-se exaustivo para aqueles que possuem imóveis alugados e principalmente operações no mercado acionário. Mas ainda, se habitualmente opera com derivativos. Aí são muita as alternativas e os esforços para espelhar a realidade de um ano inteiro.

Portanto, prepare-se convenientemente juntando todos os documentos necessários e esteja preparado para fazer muitas contas, caso não disponha de calculadora de IR para operações de bolsa e afins. Não vale à pena errar propositadamente em sua declaração, pois a Receita pode descobrir, e você cairá na malha fina, com direito a muitas aporrinhações e idas as dependências da Receita; além é claro de multas e juros. Também inviabilizará devoluções de imposto, caso esse seja o seu caso.

Se programe, não deixe a entrega para o final do prazo e coloque tudo da forma mais clara e correta tirando dúvidas no próprio manual disponível.

Afinal, o leão é manso para quem declara certo!

Alvaro Bandeira
Economista-Chefe Home Broker Modalmais