Blog do modalmais

Imposto: o que é e quais são os principais?

Imposto: o que é?

O imposto consiste em um tributo obrigatório, cujo valor é destinado ao governo. Dessa forma, saiba que ele serve para pagar as diversas despesas administrativas do Estado, como educação, segurança, transporte, saúde, entre outras. O não cumprimento pode ocasionar diversas multas e até mesmo punições legais.

Nesse sentido, é importante ressaltar que existem diversos impostos no país, cuja distinção está no responsável pela cobrança, visto que ele pode ser federal, estadual ou municipal. Assim, o governo retira dos cidadãos uma parcela de seus bens em forma de impostos. Continue a leitura e saiba mais a respeito dos impostos cobrados!

Impostos sobre importação

O imposto sobre importação é inserido em cada item estrangeiro que entra no Brasil. Seu cálculo é realizado tendo como base alíquotas que podem ser alteradas pelo Poder Executivo por causa do comércio exterior e da política cambial. Geralmente, as pessoas que precisam cumprir com esse imposto são os importadores ou os que desejam adquirir os produtos apreendidos.

IOF

O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) deve ser pago por pessoas jurídicas e físicas em diversas operações financeiras, como operações de câmbio, seguro, crédito, entre outras. O IOF é um importante imposto de arrecadação do governo, utilizado para controlar a economia do país.

IPI

O Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) pode ser pago por todo produto industrializado. Ou seja, assim que ele sai da empresa, é necessário saldar para liberar a sua circulação. O valor que incide sobre o produto é variável, sendo que, para produtos alimentícios, a alíquota é menor. Saiba que alguns produtos apresentam uma alíquota mais elevada, como o cigarro. Além do mais, os produtos fabricados por instituições de educação não precisam arcar com esse tipo de imposto.

IRPF

O Imposto de Renda Física é para aquelas pessoas que alcançaram uma renda superior ao teto estabelecido pela Receita Federal, que gira em torno de R$ 1.903. Assim, é necessário que o cidadão envie uma declaração dos seus rendimentos para a Receita Federal, onde é certificado a quitação de impostos. Saiba que após a Receita conferir as informações, é possível que o trabalhador seja restituído.

ITR

O Imposto sobre Propriedade Territorial Rural (ITR) precisa ser pago anualmente pelos proprietários rurais. Seu valor é estabelecido de acordo com o tamanho da propriedade e o seu uso. Quanto maior a quantidade de terra sem utilização em uma propriedade, maior deverá ser o imposto pago pelo dono.

Impostos estaduais

Os impostos estaduais têm como finalidade pagar os gastos relacionados aos serviços do estado, ou seja, com as escolas e rodovias. Então, o dinheiro arrecadado é direcionado para a melhoria desses e de outros setores. Veja quais são esses impostos!

ICMS

O ICMS é o Imposto sobre Circulação de Mercadorias, cobrado quando um serviço ou produto tributável circula entre estados, cidades ou empresas para pessoas físicas. É o tributo com a melhor arrecadação, em torno de 70%. É válido mencionar que a alíquota é estabelecida pelos estados e o Distrito Federal. Por essa razão, pode existir uma variação de valor. Além do mais, o valor do imposto difere para movimentações interestaduais e internas.

IPVA

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é o imposto estadual mais conhecido pelos donos de veículos. Ele deve ser pago anualmente pelos proprietários de algum veículo automotor, como caminhões, ônibus, carros, motos e aeronaves. Seu valor é de acordo com o estado em que ele está registrado.

ITCMD

O Imposto sobre Transmissão de Causa Mortis e Doação (ITCMD) deve ser pago por causa de morte ou doação. Suas alíquotas máximas são determinadas pelo Senado.  

Impostos municipais

Os impostos municipais são cobrados por cada município para ter dinheiro para administrar o local. A sua arrecadação é essencial, visto que contribui na inserção de diversos serviços e manutenção na cidade. O dinheiro ajuda no desenvolvimento das escolas e das unidades de saúde, por exemplo. Confira, a seguir, os principais impostos pagos pela população!

IPTU

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é direcionado a propriedades criadas no meio urbano. Isto é, ele deve ser pago todo ano por donos de prédios, casas ou estabelecimentos comerciais localizados nas cidades. Esse imposto é calculado com base no preço venal do imóvel, ou seja, no valor definido pelo Poder Público. Nesse imposto, são inseridos alíquotas, acréscimos e descontos estabelecidos pelo município.  

O IPTU sofre reajuste todo ano. Para isso, são considerados a valorização do imóvel no mercado e o preço que pode ser pago à vista ou parcelado. Então, é preciso planejar-se financeiramente, para que você consiga pagá-lo no tempo proposto.

ITBI

O município também cobra o Imposto sobre Transmissão de Bens Inter Vivos. Ou seja, ele deve ser pago toda vez que um imóvel é passado para outra pessoa. Em algumas cidades, ele é conhecido como SISA.

Logo, quem deseja vender ou transferir um imóvel precisa estar ciente do pagamento desse imposto para o município. O seu valor varia de lugar para lugar e não deve ser deixado de lado, já que é o imposto que contribui com as atividades realizadas pela Prefeitura de sua cidade.

ISS

O Imposto Sobre o Serviço incide na prestação de serviços feitos por organizações e trabalhadores autônomos. Ele é recolhido pelo Distrito Federal e pelos municípios. Trata-se de um importante tributo, uma vez que ajuda no desenvolvimento do local. É válido mencionar que esse imposto é pago independentemente do seu segmento ou porte.  

Esses impostos são essenciais para que as regiões consigam desempenhar suas atividades com eficiência. Logo, manter-se em dia com esses recolhimentos é fundamental para que você ou sua empresa não arque com multas ou outras taxas.

Portanto, é preciso conhecer esses impostos, para saber o que eles são e quando devem ser pagos. Eles fazem parte da nossa vida e devem ser pagos para evitar maiores contratempos com o estado ou município. Uma empresa, por exemplo, precisa quitá-los em dia, já que atrasos podem comprometer suas atividades. Logo, os impostos são cobrados para garantir uma boa qualidade de vida aos indivíduos.

Se você gostou deste artigo e quer continuar recebendo dicas sobre investimentos, assine a nossa newsletter. Dessa forma, você será informado sempre que publicarmos um novo conteúdo.

Ainda não é Cliente? Abra a sua conta no modalmais

Siga o Blog modalmais no Telegram.

close

Seja notificado quando sair novos conteúdos.