Agenda

Dólar X Real

Após aprovação na semana passada na Câmara dos Deputados entra hoje a tarde na pauta do Senado a votação do Regime Especial de Regularização Cambial e Tributária, conhecida como repatriação de recursos. O projeto tem grandes chances de também ser aprovado no Senado, e caso se confirme irá seguir para sanção presidencial. A primeira rodada da repatriação ocorreu em outubro do ano passado e a expectativa é de uma nova entrada de recursos na economia brasileira.

Açúcar e Etanol

A Associação das Usinas de Cana-de-Açúcar na Índia (Isma na sigla em inglês) estima uma redução de 15% na produção de açúcar no país na safra 2016/17. Até o momento a produção alcançou 14,67 milhões de toneladas ante 17,33 milhões de toneladas em igual período da safra passada. Em meio a esse cenário o país teria que importar a commodity e já se é previsto uma alta nas cotações.

A queda nos preços do etanol hidratado que vem ocorrendo desde o começo do ano, começa a chegar nos postos de gasolina. Na semana entre os dias 15 e 21 os preços caíram em 16 Estados segundo dados da ANP. O etanol hidratado no acumulado do ano até 17 de fevereiro apresenta queda de 9,7%, o etanol anidro acumula queda de 15,7%.

Grãos


Mato Grosso adiantou a plantação de soja da safra 2016/17 e no acumulado até a terceira semana de fevereiro o estado já colheu 51,9% da área projetada, ante 39,4% na safra anterior. Apesar da colheita adiantada em relação as safras passadas, nessas últimas semanas a colheita ficou abaixo das expectativas pelas fortes chuvas que atingiram o estado principalmente nas regiões norte e nordeste. A região com maior avanço de colheita é a Médio-norte que já chega a 72,4% de área colhida, ante 45,6% na safra passada.

O USDA estima uma redução na área de milho no país, com aumento da área de soja. A estimativa é que a plantação fique em 33,31 milhões de hectares, com redução também na produção alcançando 357,14 milhões de toneladas. Pela possível renegociação do Nafta e o relacionamento conturbando que o México vem tendo com os EUA, pelas políticas do Trump, uma janela é aberta entre o México e o Brasil. O Brasil pode-se beneficiar iniciando relacionamentos no mercado de milho com os mexicanos, principalmente o estado de MT. Em janeiro desse ano o estado exportou 1,45 milhão de toneladas, o que representou 77% das exportações do Brasil no mês.

Café

Após um grande impasse entre a indústria de café solúvel e produtores de café robusta no ES, foi liberada a importação de café robusta no Brasil, fato inédito no país. O imposto foi reduzido de 10% para 2% e a importação terá um limite de 1 milhão de sacas, sendo 250 mil por mês até maio. A indústria de café solúvel comemora a vitória pois utiliza essa modalidade de café nos seus blends. O Brasil além de liderar as exportações de café arábica, também é líder na exportação de café solúvel.

Algodão

As chuvas que atingiram o MT nesses dias também afetaram negativamente as lavouras de algodão que tiveram um avanço de apenas 1,14 p.p na semeadura alcançando 98,66% da área total estimada. A perspectiva é que nessa semana se encerre o plantio da safra 2016/17 no estado.

Equipe:
Pedro Esberard Barbirato Rosa
pedro.rosa@modal.com.br

Katharyne Amorim Caiaffa
katharyne.caiaffa@modal.com.br

Rio de Janeiro 55 21 3223 7890 | 7934
São Paulo 55 11 2106 6880
www.modal.com.br

Fonte:
http://www.valor.com.br//politica/4876206/senado-vota-segunda-rodada-de-proposta-de-repatriacao
http://www.imea.com.br/upload/publicacoes/arquivos/20022017195600.pdf
http://www.imea.com.br/upload/publicacoes/arquivos/20022017195507.pdf
http://www.imea.com.br/upload/publicacoes/arquivos/20022017195354.pdf
http://www.dci.com.br/agronegocios/brasil-ja-pode-importar-cafe-robusta,-diz-ministro-da-agricultura-id607463.html
http://revistagloborural.globo.com/Noticias/Agricultura/Cana/noticia/2017/02/producao-de-acucar-da-india-cai-15-no-acumulado-da-safra-20162017-diz-isma.html
http://www.valor.com.br/agro/4876030/queda-de-precos-do-etanol-comeca-chegar-aos-postos

1) Este documento é fornecido exclusivamente a título informativo e não deve ser considerado uma recomendação, sugestão de estratégia de investimento e/ou análise de valores mobiliários. Rentabilidades passadas não são garantia de rentabilidades futuras. O Banco Modal S.A. ou quaisquer das empresas que compõem o Grupo Modal (conforme definição legal) não expressam qualquer forma de garantia, implícita ou explícita, através do presente material.

2) Este material não leva em consideração objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas dos Investidores, que devem procurar aconselhamento financeiro destinado às suas necessidades antes de tomar qualquer decisão de investimento com base em informações contidas neste material. O material, inclusive, não representa o oferecimento de produtos, visto que tal oferta só pode ser feita mediante identificação do perfil de risco do cliente.

3) O presente material não representa a opinião do Banco Modal S/A bem como das demais empresas do Grupo Modal e seu conteúdo é de inteira responsabilidade dos responsáveis pela sua elaboração e das respectivas fontes utilizadas.

4) Esta comunicação deve ser lida apenas pelo seu destinatário e não pode ser retransmitida sem autorização formal. Caso recebida indevidamente, por favor destrua-a. Qualquer reprodução, disseminação, alteração, distribuição e/ou publicação deste e-mail é estritamente proibida.

Ouvidoria 0800 283 0077