Agenda

Açúcar e Etanol

A Embraer e a Boeing testam o primeiro “avião do futuro” em Gavião Peixoto (SP). O avião é abastecido com biocombustível feito a partir da cana-de-açúcar e tem o objetivo de revolucionar o setor. A aeronave modelo E170 pesa 35 toneladas e ajuda a reduzir 80% da emissão de gases causadores do efeito estufa. O desafio agora é tornar o custo do combustível viável para competir com o fóssil, a expectativa é que ocorra nos próximos dois anos.
A China, maior importador de açúcar, teve no mês de outubro apenas 110 mil toneladas embarcados. O número é quase 70% menor do que igual período no ano passado, e também ficou bem abaixo do mês anterior que foram 500 mil toneladas embarcadas. As altas dos preços do açúcar no ano e os leilões de açúcar pelo governo chinês no país, também desfavorecem as importações. Pelo feriado nos EUA, as Bolsas permanecem fechadas.

Grãos

A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) eleva sua estimativa para aas exportações de soja no Brasil de 51 milhões para 60 milhões de toneladas. A Associação também prevê uma melhora na exportação de milho de 18 milhões para 30 milhões de toneladas. A Agroconsult prevê uma produção de soja de 102,6 milhões ante 96,3 milhões de toneladas na estimativa anterior, e que caso se concretize será um recorde para a oleaginosa. A política do presidente argentino Mauricio Macri que elimina as taxas para a exportação de milho, fez produtores migrarem da soja para o cereal. O Ministério da Agricultura estima uma plantação de soja de 20,22 milhões de hectares, ante 20,6 milhões de hectares na safra anterior. O plantio de soja no Paraná, segundo maior estado produtor do país, segue com 98% de área nessa semana. As chuvas frequentes no estado favorecem o plantio na temporada.

Café

O Vietña, principal produtor de café robusta no Mundo, tem sua colheita impulsionada por climas favoráveis e preços elevados. Um comerciante da Ho Chi Minh afirma que já colheu entre 25% e 30% da sua produção, no mesmo período do ano passado a colheita havia atingido apenas 15%. A produção no país deve cair 5% ante a temporada anterior segundo analistas para 26,8 milhões de sacas, porém a previsão é que se recupere na safra seguinte 2017/18 para 28,77 milhões de sacas. A Safras & Mercado estima uma produção de 54,9 milhões de sacas no Brasil na temporada 2016/17. No cenário de oferta apertada, as vendas estão em ritmo acelerado, atingindo 68% da produção projetada até o dia 18. O número é maior que os 63% no ano passado e 57% na média dos últimos cinco anos.

Equipe:
Pedro Esberard Barbirato Rosa
pedro.rosa@modal.com.br

Katharyne Amorim Caiaffa
katharyne.caiaffa@modal.com.br

Rio de Janeiro 55 21 3223 7890 | 7934
São Paulo 55 11 2106 6880
www.modal.com.br

Fonte:
http://canaplan.com.br/noticias/setor-sucroenergetico
https://www.agrolink.com.br/noticias/anec-ve-melhora-nas-exportacoes-de-graos-do-brasil-em-2017–com-recorde-na-soja_365664.html
https://www.agrolink.com.br/noticias/safra-de-soja-do-brasil-2016-17-deve-alcancar-recorde-de-102-6-mi-t–diz-agroconsult_365663.html
https://www.agrolink.com.br/noticias/argentina-deve-plantar-20-22-mi-ha-com-soja-em-2016-17–diz-governo_365660.html
https://www.agrolink.com.br/noticias/colheita-de-cafe-ganha-ritmo-no-vietna-com-tempo-favoravel_365650.html
https://www.agrolink.com.br/noticias/parana-praticamente-conclui-plantio-de-soja–lavouras-em-boas-condicoes_365649.html
https://www.agrolink.com.br/noticias/vendas-de-cafe-do-pais-avancam-para-68–do-total-por-compras-agressivas–diz-safras_365648.html

1) Este documento é fornecido exclusivamente a título informativo e não deve ser considerado uma recomendação, sugestão de estratégia de investimento e/ou análise de valores mobiliários. Rentabilidades passadas não são garantia de rentabilidades futuras. O Banco Modal S.A. ou quaisquer das empresas que compõem o Grupo Modal (conforme definição legal) não expressam qualquer forma de garantia, implícita ou explícita, através do presente material.

2) Este material não leva em consideração objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas dos Investidores, que devem procurar aconselhamento financeiro destinado às suas necessidades antes de tomar qualquer decisão de investimento com base em informações contidas neste material. O material, inclusive, não representa o oferecimento de produtos, visto que tal oferta só pode ser feita mediante identificação do perfil de risco do cliente.

3) O presente material não representa a opinião do Banco Modal S/A bem como das demais empresas do Grupo Modal e seu conteúdo é de inteira responsabilidade dos responsáveis pela sua elaboração e das respectivas fontes utilizadas.

4) Esta comunicação deve ser lida apenas pelo seu destinatário e não pode ser retransmitida sem autorização formal. Caso recebida indevidamente, por favor destrua-a. Qualquer reprodução, disseminação, alteração, distribuição e/ou publicação deste e-mail é estritamente proibida.

Ouvidoria 0800 283 0077