Agenda

Açúcar e Etanol

A Datagro estima um menor déficit mundial global de açúcar na safra 2016/17, com perspectivas de uma maior produção no Centro-Sul do Brasil e menor demanda pela Índia. A Consultoria prevê um déficit de 6,48 para 4,36 milhões de toneladas. O Rabobank também diminui a estimativa de déficit mundial global de açúcar na temporada 2016/17. A nova projeção prevê um déficit de 5,5 milhões de toneladas, 23,6% inferior a última estimativa. A melhora se da pela menor importação da Índia de 2 para 1,5 milhão de toneladas, maior produção da China com aumento de 800 mil toneladas e redução do consumo no país.

A seca registrada no Nordeste afeta negativamente as lavouras da região. Uma entressafra prolongada no Nordeste e Norte do Brasil deve remeter a uma necessidade de aumento nas aquisições de etanol, visto que as lavouras da região estão mais açucareiras. Ontem as Bolsas dos EUA ficaram fechadas pelo Feriado de Natal.

Grãos

O ano de 2016 em MT teve o menor crescimento de área plantada dos últimos cinco anos, chegando a 9,3 milhões de hectares plantados. A produtividade também veio abaixo das expectativas com média de 49,78 sc/ha, consequentemente impactando negativamente a produção que alcançou 27,8 milhões de toneladas. Do lado positivo tivemos o mês de junho com altas cotações da oleaginosa, com as maiores médias nominais na série histórica de MT. Para a safra 2016/17 o Imea projeta produção de 30,5 milhões de toneladas, se confirmada será um recorde para o estado. A Argentina teve chuvas abundantes nesses últimos dias, porém as precipitações não atingiram o sudeste de Buenos Aires, principal região agrícola do país. A região permanece em seca ameaçando as lavouras de soja do país. A Argentina é o maior exportador mundial de óleo e farelo de soja.

No ano de 2016 tivemos uma quebra de safra de milho no Brasil, pela forte seca que atingiu algumas regiões do país. Em MT não foi diferente e com a baixa produtividade tivemos uma forte valorização dos contratos, que subiram 73,36% no mercado em MT, com cotação média de R$ 27,95/sc. As exportações pelo Porto de Santos tiveram queda no mês de novembro, com 21,3% a menos de embarques comparado ao mesmo período do ano passado. O milho é a commodity com maior decréscimo de exportações, com queda de 83,4%, indo de 2,56 milhões de toneladas para 423 mil toneladas.

Café

A vistoria nos estoques privados de café robusta do Brasil por técnicos da Superintendência de Fiscalização de Estoques (Sufis), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está marcado para 2 a 13 de janeiro. A contabilização ocorrerá em estoques do ES e BA, que representam respectivamente 63% e 10,3% da produção nacional. A vistoria será fator crucial para a tomada de decisão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com relação a liberação da importação de café robusta do Vietnã pelas torrefadoras.

Algodão

Na safra 2015/16 tivemos aumento de 8,5% em área cultivada em comparação com a safra 2014/15 em MT. Apesar do aumento de área, tivemos queda na produtividade por problemas climáticos. Apesar da baixa produtividade, os preços na Bolsa de NY tiveram considerável reação pela variação cambial, com valorização da pluma no mercado interno e externo. Para a próxima safra 2016/17 se é esperado uma redução em área cultivada, porém um aumento de 11% na produção, puxados pela maior produtividade na região.

Equipe:
Pedro Esberard Barbirato Rosa
pedro.rosa@modal.com.br

Katharyne Amorim Caiaffa
katharyne.caiaffa@modal.com.br

Rio de Janeiro 55 21 3223 7890 | 7934
São Paulo 55 11 2106 6880
www.modal.com.br

Fonte:
http://www.dci.com.br/agronegocios/datagro-reduz-estimativa-de-deficit–para-4,3-mi-de-toneladas-id596528.html
http://canaplan.com.br/noticias/setor-sucroenergetico
https://www.agrolink.com.br/noticias/exportacao-de-milho-cai-83-4–e-reduz-movimento-do-porto-de-santos_367380.html
https://www.agrolink.com.br/noticias/chuvas-na-argentina-nao-atingem-zonas-de-seca–area-da-soja-segue-ameacada_367363.html
https://www.agrolink.com.br/noticias/conab-vai-a-campo-checar-estoques-privados-de-cafe-conilon_367346.html
http://www.imea.com.br/upload/publicacoes/arquivos/22122016220821.pdf
http://www.imea.com.br/upload/publicacoes/arquivos/22122016221403.pdf
http://www.imea.com.br/upload/publicacoes/arquivos/22122016205748.pdf

1) Este documento é fornecido exclusivamente a título informativo e não deve ser considerado uma recomendação, sugestão de estratégia de investimento e/ou análise de valores mobiliários. Rentabilidades passadas não são garantia de rentabilidades futuras. O Banco Modal S.A. ou quaisquer das empresas que compõem o Grupo Modal (conforme definição legal) não expressam qualquer forma de garantia, implícita ou explícita, através do presente material.

2) Este material não leva em consideração objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas dos Investidores, que devem procurar aconselhamento financeiro destinado às suas necessidades antes de tomar qualquer decisão de investimento com base em informações contidas neste material. O material, inclusive, não representa o oferecimento de produtos, visto que tal oferta só pode ser feita mediante identificação do perfil de risco do cliente.

3) O presente material não representa a opinião do Banco Modal S/A bem como das demais empresas do Grupo Modal e seu conteúdo é de inteira responsabilidade dos responsáveis pela sua elaboração e das respectivas fontes utilizadas.

4) Esta comunicação deve ser lida apenas pelo seu destinatário e não pode ser retransmitida sem autorização formal. Caso recebida indevidamente, por favor destrua-a. Qualquer reprodução, disseminação, alteração, distribuição e/ou publicação deste e-mail é estritamente proibida.

Ouvidoria 0800 283 0077