Modal Commodities – Spread Indicativo do Dia

Açúcar e Etanol

Com o baixo preço do açúcar, a Associação das Usinas de Açúcar da índia pediu ao governo para aumentar a taxa de importação de 40% para 60% o que enfraquece a possibilidade de aumento na importação do país. Vale lembrar que a China já aumentou a taxa de importação do adoçante.

Grãos

O aumento da demanda firme pelos grãos dos EUA continuou a subir o preço da soja. No dia 08/06 o acumulado das exportações atingiu 105% do volume estimado. A preocupação com o clima seco e a forte valorização do trigo também contribuíram para a apreciação.
Embora a umidade do solo esteja adequada, a especulação de tempo seco nos EUA para essa semana aumentou o preço da soja no overnight. Para o início dessa semana são esperadas chuvas em apenas algumas regiões isoladas do Meio-Oeste americano.

Café



O enfraquecimento do Real devido à instabilidade política no Brasil tem favorecido a exportação do café
É esperado no médio prazo que o café atinja o menor nível de estoque dos últimos 6 anos. Isso se justifica na demanda recorde, que segundo o USDA deve atingir 158 milhões de sacas enquanto a produção deve se manter estável em um nível de 159 milhões de sacas.
A produção estimada no Brasil cai para 52,1 milhões de sacas em comparação com 56,1 milhões de sacas registradas ano passado. A queda na produção brasileira é compensada pelo aumento da produção no Vietnã, México e Indonésia.
A consultoria Safras e Mercados apurou que a colheita brasileira atingiu 31% da área plantada, abaixo dos 34% registrados no mesmo período do ano passado e dos 32% que é a média dos últimos 5 anos.
O atraso na colheita é motivado pelas chuvas que provocam a demora na secagem e beneficiamento dos grãos. Outra consequência das chuvas são o reporte do café molhado e principalmente a queda de fruto do pé, o que compromete a qualidade.

Equipe:

Pedro Esberard Barbirato Rosa
pedro.rosa@modal.com.br

Katharyne Amorim Caiaffa
katharyne.caiaffa@modal.com.br

Rio de Janeiro 55 21 3223 7890 | 7934 | 55 21 3035 4300
São Paulo 55 11 2106 688 | 55 11 3525 6600
www.modal.com.br

Fonte:
http://www.valor.com.br//agro/5008544/commodities-agricolas
https://www.agrolink.com.br/noticias/soja-fecha-semana-em-recuperacao-nos-eua_394353.html.
https://www.agrolink.com.br/noticias/consumo-global-de-cafe-deve-atingir-recorde-de-158-mi-sacas-em-2017-18–diz-usda_394347.html
https://www.agrolink.com.br/noticias/colheita-de-cafe-2017-18-do-brasil-avanca-para-31—diz-safras_394346.html
http://www.agrimoney.com/news/world-coffee-stocks-to-shrink-to-six-year-low-in-2017-18–10814.html
http://www.commodityonline.com/commodity-news/sugar-industry-urges-import-duty-hike-to-arrest-price-fall/news-now/15339
Bloomberg

1) Este documento é fornecido exclusivamente a título informativo e não deve ser considerado uma recomendação, sugestão de estratégia de investimento e/ou análise de valores mobiliários. Rentabilidades passadas não são garantia de rentabilidades futuras. O Banco Modal S.A. ou quaisquer das empresas que compõem o Grupo Modal (conforme definição legal) não expressam qualquer forma de garantia, implícita ou explícita, através do presente material.

2) Este material não leva em consideração objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas dos Investidores, que devem procurar aconselhamento financeiro destinado às suas necessidades antes de tomar qualquer decisão de investimento com base em informações contidas neste material. O material, inclusive, não representa o oferecimento de produtos, visto que tal oferta só pode ser feita mediante identificação do perfil de risco do cliente.

3) O presente material não representa a opinião do Banco Modal S/A bem como das demais empresas do Grupo Modal e seu conteúdo é de inteira responsabilidade dos responsáveis pela sua elaboração e das respectivas fontes utilizadas.

4) Esta comunicação deve ser lida apenas pelo seu destinatário e não pode ser retransmitida sem autorização formal. Caso recebida indevidamente, por favor destrua-a. Qualquer reprodução, disseminação, alteração, distribuição e/ou publicação deste e-mail é estritamente proibida.

Ouvidoria 0800 283 0077