Curtas Empresas

BRF: a empresa brasileira e sua subsidiária BFF International Limited anunciaram o início de uma oferta de recompra de todas as Notes 2020 e de todas as Notes 2022, emitidas por elas, no valor conjunto de US$ 291 milhões. As ofertas de recompra serão encerradas em Nova York, no dia 14 de setembro de 2016.

Cemig: BTG Pactual exerce sua opção de venda de ações da Parati
A Cemig informou que recebeu Notificação de Exercício de Opção de Venda do Banco BTG Pactual, comunicando o exercício do seu direito de vender para a CEMIG 153.634.195 ações preferenciais de emissão da Parati S.A.. A faculdade de venda de ações ora exercida é feita consoante o disposto no Acordo de Acionistas da Companhia, celebrado em 11 de abril de 2011, conforme aditado, entre Cemig, Banco Santander, BV Financeira, BB-Banco de Investimento e Banco BTG Pactual, com a interveniência da Parati. A Cemig tem até o dia 30 de novembro de 2016 para efetuar a aquisição das ações ou indicar um terceiro para que a faça. Trata-se de notícia desfavorável porque a Cemig tem alto nível de alavancagem financeira e precisa se desfazer de ativos. Esta operação vai na direção oposta do desejado pela empresa.

Oi: Assembleia continua suspensa
A segunda seção do Superior Tribunal de Justiça indeferiu pedido liminar em conflito de competência apresentado pelo acionista Société Mondiale Fundo de Investimento em Ações, determinando a intimação urgente dos Juízos de origem para que forneçam informações acerca dos processos originários, bem como a intimação do Ministério Público Federal para oferecimento de parecer no conflito. Em razão dessa decisão, a Oi informou aos seus acionistas que permanece suspensa a Assembleia que havia sido convocada para hoje, 8 de setembro, e a realização dela dependerá de definição posterior pelo poder judiciário. Notícia neutra.

Em resposta a Ofício da CVM, a Oi esclareceu que não há acordo ou contrato celebrado entre Bratel B.V. e o fundo Société Mondiale e a Bratel dará atendimento à decisão do Juízo que determinou a suspensão da convocação da Assembleia convocada para hoje, no sentido de submeter-se à mediação, como forma de solução das controvérsias entre Bratel e o fundo Société Mondiale. Notícias davam conta de que teria havido algum tipo de acordo informal entre Bratel e Societé Mondiale. Notícia neutra.

Petrobras: a petroleira acabou de anunciar a conclusão das negociações para a venda da Nova Transportadora do Sudeste com o consórcio liderado pela empresa Brookfield. O comunicado afirma que depois de atendidas as etapas previstas no processo de desinvestimento da Petrobras, os termos e condições finais da operação serão submetidos à deliberação dos órgãos estatutários da Companhia e, caso aprovados, serão tempestivamente divulgados ao mercado. Notícia favorável.

A Associação Internacional de Transporte Aéreo anuncia resultados globais de tráfego de passageiros para julho
Os dados mostraram uma aceleração no crescimento da demanda de passageiros de março a julho. O total de passageiros-quilômetro transportados aumentou 5,9% em julho.16 em relação ao mês de julho.15, com todas as regiões relatando crescimento. A capacidade mensal ofertada de assentos-quilômetro aumentou 6%, o que manteve estável a taxa de ocupação, que foi de 83,7% em julho. A Iata afirmou que a demanda foi estimulada por tarifas mais baixas apoiadas por preços mais baixos do petróleo. É uma boa notícia em termos mundiais, embora Brasil e Rússia ainda tenham reportado queda da demanda em julho.