Decisão da Aneel pode comprometer Eletrobrás

No orçamento apresentado para o fundo setorial CDE (Conta de Desenvolvimento Energético), a Aneel não incluiu créditos de CCC (Conta de Consumo de Combustível) que as subsidiárias da Eletrobrás alegam ter a receber. Esses créditos foram dados como garantia pela Eletrobrás (à Petrobrás) por conta de dívidas vencidas referentes a fornecimento de combustíveis às subsidiárias da Eletrobrás. A não inclusão desses créditos pode gerar prejuízos significativos para todas as empresas envolvidas, em virtude de forçar a constituição de provisões para perdas, bem como de antecipar o pagamento das dívidas pertinentes. Notícia negativa para a Eletrobrás e suas subsidiárias, comprometendo, inclusive, o processo de privatização destas últimas.

Randon e Fras-le

A Randon e a Fras-le divulgaram suas receitas líquidas consolidadas do mês de janeiro de 2017. Na primeira a cifra foi de R$ 158,1 milhões, com queda de 31,8%, em relação a janeiro de 2016. Na segunda a receita foi de R$ 52,8 milhões e queda de 20,5%, em relação a janeiro de 2016.

Vale

Acionistas da Valepar fecham novo acordo com proposta que confirma especulações recentes do mercado
Bradespar, Litel Participações, Litela Participações, Mitsui e BNDESPar fecharam um novo acordo de acionistas da Valepar para vigorar a partir de 10 de maio de 2017 por um prazo de seis meses.

O acordo tem regras comuns relativas a voto e direito de preferência na aquisição de ações, mas a grande novidade é a proposta de listagem das ações da Vale no segmento especial do Novo Mercado da BM&FBovespa e sua transformação em uma sociedade sem controle definido. A operação será constituída por etapas indissociáveis e interdependentes:

(i) conversão voluntária das ações PNA da Vale em ações ON, na relação de 0,9342 ação ON por cada 1 ação PNA;
(ii) alteração do Estatuto Social da Vale para adequá-lo às regras do Novo Mercado até que se possa, de forma efetiva, listar a Vale neste segmento especial; e
(iii) incorporação da Valepar pela Vale com uma relação de substituição que contemple um acréscimo do número de ações detido pelos acionistas da Valepar de 10% em relação à posição acionária atual da Valepar na Vale.

A notícia é positiva e a Vale fará teleconferência hoje, às 11h00, para comentar as propostas do Grupo de controle da mineradora.