Curtas Empresas

Eletropaulo incorpora acervo cindido da AES Elpa

Após os acionistas da AES Elpa aprovarem sua cisão parcial, a Eletropaulo vai incorporar o acervo cindido que se dará de forma proporcional, com todos os acionistas da AES Elpa, que receberão ações da Eletropaulo na proporção das ações por eles detidas na Elpa. Os acionistas da AES Elpa que dissentiram da aprovação da cisão parcial poderão exercer direito de recesso entre 28 de dezembro de 2016 e 26 de janeiro de 2017. O valor do reembolso será de R$ 15,36 por ação ordinária.

Log-In

Em setembro, a Log-In vendeu para a Hidrovias do Brasil – Cabotagem Ltda. duas embarcações identificadas como Log-In Tambaqui e Log-In Tucunaré, além dos direitos e obrigações de um contrato comercial firmado com a Alunorte. A Operação que estava sujeita a determinadas condições suspensivas foi concluída agora possibilitando a transferência para a Hidrovias Cabotagem da propriedade das embarcações e dos contratos de financiamento, a elas relacionados, firmados com o BNDES, bem como a cessão do Contrato Alunorte. A Log-In segue com o seu plano de reestruturação e os recursos advindos da Operação serão utilizados no gerenciamento da liquidez da companhia, viabilizando alternativas para honrar suas obrigações de médio e longo-prazo.

Triunfo Participações

Com o objetivo de recompor o equilíbrio econômico-financeiro do Contrato de Concessão do Aeroporto Internacional de Viracopos, a Anac aprovou a 1ª revisão extraordinária do contrato no montante de R$ 209,9 milhões, que representa a contribuição fixa devida pela concessionária, Aeroportos Brasil Viracopos S.A.. A Triunfo Participações, controladora da concessionária, discorda da decisão e afirma que vai contestá-la. A Anac alterou, unilateralmente, a tarifa aeroportuária de carga importada removida para outros recintos alfandegados na zona primária (cargas em trânsito Tecateca e trânsito internacional) e a Triunfo entende que o valor para reequilíbrio do contrato referente à receita de cargas em função das mudanças no edital da concessão é superior ao apurado pela Agência.

Anac reajusta tarifa de embarque de seis aeroportos

O Diário Oficial desta segunda-feira traz o reajuste da tarifa de embarque dos seguintes aeroportos: São Gonçalo do Amarante (RN); Juscelino Kubitschek, em Brasília (DF); Governador André Franco Montoro, em Guarulhos (SP); Viracopos, em Campinas (SP); Rio de Janeiro/Galeão – Antônio Carlos Jobim (RJ); e Tancredo Neves/Confins (MG). Além das tarifas de embarque, foram reajustadas as tarifas de pouso, permanência, armazenagem e capatazia.

Pelotas de Minério de Ferro

As exportações de pelotas das mineradoras associadas ao Sindicato Nacional da Indústria da Extração do Ferro e Metais Básicos, caíram 50,6% até novembro deste ano. Sem a Samarco, as exportações totalizaram 24,4 milhões de toneladas, segundo relatório divulgado pela Associação.