Curtas Empresas

Gol anuncia forte queda de tráfego no mês de agosto
O volume de decolagens no sistema total reduziu 20% e o total de assentos disponibilizados ao mercado recuou 19,6%. No acumulado de 2016, o volume de decolagens e o total de assentos foram reduzidos em 16,1% e 16,0%, respectivamente. No mercado doméstico, a GOL reduziu a oferta em 5,4% em agosto e 6,3% no acumulado do ano, quando comparada aos mesmos períodos de 2015. A demanda doméstica recuou 2,7% no mês e no acumulado 7,5%. A oferta e a demanda no mercado internacional reduziram 25,3% e 24,2%, respectivamente. No acumulado do ano, a oferta registrou queda de 17%, enquanto a demanda recuou 14,1%.

Duas plantas da Minerva são habilitadas para exportar aos Estados Unidos
A Minerva recebeu da Divisão de Habilitação e Certificação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) autorização para exportar carne in natura para os Estados Unidos. As plantas da Companhia habilitadas estão localizadas em Barretos, SP e Palmeiras de Goiás, GO. A primeira tem capacidade de abate de 840 cabeças/dia e a segunda de 2.000 cabeças/dia. O sistema de importação dos Estados Unidos é realizado através de cotas específicas por país ou por grupos de países, e não foi designado uma cota específica para o Brasil. Sendo assim, inicialmente o país fará parte da cota “Outros” (com um total equivalente a 64,8 mil toneladas/ano), onde países como Chile, Costa Rica, El Salvador, Honduras, Nicarágua e República Dominicana, em conjunto, também estão aptos a exportar para os Estados Unidos.

Triunfo Participações comemora movimentação recorde da Portonave em agosto
O mês de agosto se consolidou como o melhor mês de movimentação de contêineres desde o início das operações do Terminal Portonave, em outubro de 2007. Na comparação com agosto de 2015, o crescimento foi 13% ao movimentar em agosto deste ano 85.518 TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés). No acumulado do ano, o Terminal Portuário de Navegantes movimentou 587.540 TEUs, contra 428.424 TEUs no mesmo período em 2015, um crescimento de 37%.

Carga cresce 0,3% em agosto
A carga de energia no Sistema Interligado Nacional em agosto de 2016 cresceu 0,3% na comparação com o mesmo período do ano passado, chegando aos 63.756 MW médios. No acumulado dos últimos 12 meses, o SIN apresentou uma variação negativa de 0,4% em relação ao mesmo período anterior. De acordo com o ONS, o maior número de dias úteis que no ano passado, fato que poderia trazer um maior aumento de carga, foi neutralizado pelas temperaturas menores que o esperado nos subsistemas Sudeste/ Centro-Oeste e Sul, aliado com forte impacto da conjuntura econômica. Notícia negativa, tanto para o segmento de distribuição, como, indiretamente, para geração.