O pregão desta quinta-feira na Bovespa deve ter volume reduzido, devido ao feriado de Ação de Graças nos EUA, que mantém seus mercados acionários fechados hoje e encerrará os negócios mais cedo na sexta-feira. O Ibovespa futuro aponta para uma abertura ligeiramente positiva, com alta de 0,16%, às 9h42. Os investidores estarão atentos ao noticiário político interno, com destaque para a aprovação no Senado do projeto que reabre em 2017 o programa de repatriação de recursos no exterior. No cenário corporativo, destaque para o fato do Pão de Açúcar oficializar a proximidade de realização da venda da Via Varejo (veja mais no item Curtas Empresas). Lá fora a agenda se restringiu aos indicadores europeus, com os PIBs alemão e espanhol crescendo conforme as expectativas, além do índice IFO de sentimento das empresas na Alemanha, que ficou estável.

Foco Gráfico

O Ibovespa-futuro abriu em alta, mas precisa ultrapassar a resistência imediata de 62.650 pontos para permitir a expectativa de que poderá atingir o topo formado em 63.070 pontos. (comentário feito às 09:12 h e baseado no gráfico intraday de 60’).

O dólar-futuro mostra um processo de congestionamento entre a resistência de R$ 3,424 e o suporte de R$ 3,36, tornando necessário o rompimento de um destes limites para definir sua próxima movimentação de alta ou baixa (comentário feito às 09:12 h e baseado no gráfico intraday de 60’).

Assista ao vídeo da Análise Gráfica

Economia em Foco

Confiança do Consumidor: recuou 3,3 pontos em novembro, após seis altas consecutivas, ficando em 79,1 pontos. O Índice das Expectativas (IE) caiu 4,9 pontos, atingindo 87,7 pontos, com o indicador que mede o grau de otimismo com a situação econômica local futura recuando 6,2 pontos no bimestre (outubro-novembro), atingindo 108,1 pontos. O Índice da Situação Atual (ISA) recuou 1,1 ponto, atingindo 67,9 pontos, destacando o indicador que mede o grau de satisfação com a situação financeira da família, que caiu 1,2 ponto, atingindo 62,4 pontos.

Agenda

Corporativa

Econômica

Disclaimer:
Este Relatório de Análise foi preparado pela Lopes Filho & Associados, Consultores de Investimentos Ltda. para uso exclusivo do destinatário, não podendo ser reproduzido ou distribuído por este para qualquer pessoa sem expressa autorização da Lopes Filho. Este Relatório de Análise é distribuído somente com o objetivo de prover informações e não representa, em nenhuma hipótese, uma oferta de compra e venda ou solicitação de compra e venda de qualquer valor mobiliário ou instrumento financeiro. As informações contidas neste Relatório de Análise são consideradas confiáveis na data de sua publicação. Entretanto, a Lopes Filho não pode garantir a exatidão e a qualidade das mesmas. As opiniões contidas neste Relatório de Análise são baseadas em julgamentos e estimativas, estando, portanto, sujeitas a mudanças.

Sem prejuízo do disposto acima e em conformidade com as disposições da Instrução CVM nº 483/10, o(s) analista(s) de valores mobiliários responsável(eis) pela elaboração deste Relatório de Análise declara(m) que:

(I) é (são) certificado(s) e credenciado(s) pela APIMEC.
(II) as análises e recomendações refletem única e exclusivamente suas opiniões pessoais, às quais foram realizadas de forma independente e autônoma, inclusive em relação à Lopes Filho.
(III) sua(s) remuneração(ões) é (são) fixa(s).

Informações adicionais sobre quaisquer emissores objeto dos Relatórios de Análise podem ser obtidas diretamente, por telefone, com o(s) analista(s) responsável(eis). Os Relatórios de Análise podem ser consultados no website http://www.lopesfilho.com.br, cujo acesso é restrito aos assinantes e usuários do serviço de Assessoria em Mercado de Capitais da Lopes Filho. Informações sobre emissores que não são objeto dos Relatórios de Análise podem ser obtidas através de solicitação ao Departamento Comercial.

As informações, opiniões, estimativas e projeções contidas neste documento referem-se à data presente e estão sujeitas à mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal mudança.