Após a forte alta de ontem, quando o Ibovespa subiu 3,7%, os contratos futuros do índice mostram indefinição para o início dos negócios desta quarta-feira. Às 9h38, o Ibovespa futuro registrava ligeira baixa de 0,04%. No exterior também não há um direcionamento único, com as bolsas europeias com leves desvalorizações, enquanto os futuros do Dow Jones e S&P 500 subiam na margem. Os investidores estão no aguardo de novos indicadores dos EUA, como os estoques de petróleo e a ata da última reunião de política monetária do Fed.

Foco Gráfico

O Ibovespa-futuro não está conseguindo manter a trajetória altista e se o fizer poderá encontrar mais forte resistência na faixa de 63.150/63.250 pontos e ingressar em um congestionamento. Atenção para o suporte imediato de 61.950 pontos, já que sua eventual perda indicaria chance de uma correção de maior intensidade (comentário feito às 09h10 e baseado no gráfico intraday de 30’).

O dólar-futuro abriu em queda e testando o suporte representado pelo fundo formado em R$ 3,271, mas é possível que somente o perca (e atinja R$ 3,255) depois de algum congestionamento para corrigir o exagero baixista inicial (comentário feito às 09h10 e baseado no gráfico intraday de 30’).

Assista ao vídeo da Análise Gráfica

Gestão das Cias Abertas

Devido à intensa movimentação na gestão das companhias abertas esta sessão estreia hoje com o objetivo de informar as substituições de CEO, CFO e Conselheiros.

Alliar

Cristiano Gioia Lauretti, Marcio Gustavo Jardim e Gil Conrado Kasten renunciam aos cargos de conselheiros de adminsitração. Em substituição foram eleitos Luis Filipe Frozoni Lomonaco, Sergio Brasil Tufik e Delfin Gonzalez Miranda, com mandatos até a AGO de 2017 ou até o fim do mandato dos demais membros do Conselho de Administração, o que ocorrer primeiro.

Cielo

Rômulo de Mello Dias deixa a presidência. Assume Eduardo Campozana Gouveia, que permanecerá no cargo até a AGO de 2018.

Tarpon

Miguel Gomes Ferreira deixa a diretoria de Relações com Investidores. Assume Alexandre Tadao Amoroso Suguita, que permanecerá no cargo até a primeira RCA após a AGO de 2017.

Economia em Foco

IPC-Fipe registra 0,72% em dezembro

A Fipe divulgou o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) a registrar alta de 0,72% na 4ª quadrissemana de dezembro, contra 0,46% na última quadrissemana divulgada. Dos sete grupos pesquisados, seis assinalaram aceleração: Alimentação (de -0,31% para 0,27%), Habitação (de 0,67% para 0,86%), Transportes (de 0,43% para 0,53%) e Despesas Pessoais (de 1,02% para 1,18%), Saúde (de 0,32% para 0,36%) e Vestuário (de 1,58% para 1,83%). Apenas o grupo Educação repetiu a variação anterior de 0,03%. Com isso, o IPC encerra 2016 registrando 6,54%, bem abaixo dos 11,07% de 2015. Para janeiro, no entanto, teremos alguns impactos no índice paulista, em função dos reajustes de contratos indexados, como os aluguéis, além dos reajustes do IPTU, IPVA, das mensalidades e materiais escolares.

Agenda

Corporativa

Econômica

Investimentos Ltda. para uso exclusivo do destinatário, não podendo ser reproduzido ou distribuído por este para qualquer pessoa sem expressa autorização da Lopes Filho. Este Relatório de Análise é distribuído somente com o objetivo de prover informações e não representa, em nenhuma hipótese, uma oferta de compra e venda ou solicitação de compra e venda de qualquer valor mobiliário ou instrumento financeiro. As informações contidas neste Relatório de Análise são consideradas confiáveis na data de sua publicação. Entretanto, a Lopes Filho não pode garantir a exatidão e a qualidade das mesmas. As opiniões contidas neste Relatório de Análise são baseadas em julgamentos e estimativas, estando, portanto, sujeitas a mudanças.

Sem prejuízo do disposto acima e em conformidade com as disposições da Instrução CVM nº 483/10, o(s) analista(s) de valores mobiliários responsável(eis) pela elaboração deste Relatório de Análise declara(m) que:

(I) é (são) certificado(s) e credenciado(s) pela APIMEC.
(II) as análises e recomendações refletem única e exclusivamente suas opiniões pessoais, às quais foram realizadas de forma independente e autônoma, inclusive em relação à Lopes Filho.
(III) sua(s) remuneração(ões) é (são) fixa(s).

Informações adicionais sobre quaisquer emissores objeto dos Relatórios de Análise podem ser obtidas diretamente, por telefone, com o(s) analista(s) responsável(eis). Os Relatórios de Análise podem ser consultados no website http://www.lopesfilho.com.br, cujo acesso é restrito aos assinantes e usuários do serviço de Assessoria em Mercado de Capitais da Lopes Filho. Informações sobre emissores que não são objeto dos Relatórios de Análise podem ser obtidas através de solicitação ao Departamento Comercial.

As informações, opiniões, estimativas e projeções contidas neste documento referem-se à data presente e estão sujeitas à mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal mudança.