Com a maior queda em pontos da história, o índice Dow Jones arrastou ontem seus pares ao redor do mundo. Os reflexos ainda são sentidos nesta manhã, visto que na Europa as bolsas já estavam fechadas quando as vendas se intensificaram em Nova York na tarde de ontem. A volatilidade deve se manter nesta sessão, com os contratos futuros norte-americanos alternando entre altas e baixas.

Como parte de um mercado globalizado, a bolsa local não está blindada dos tremores externos, que neste momento podem exercer uma influência maior sobre as decisões dos investidores. Em princípio, os fundamentos econômicos que sustentaram o avanço das ações recentemente permanecem, mas uma reversão do fluxo de recursos estrangeiros pode acentuar o processo de realização de lucros.

Agenda Corporativa

BALANÇOS 2017

DURATEX – após pregão
ITAUUNIBANCO – após pregão
PORTO SEGURO – antes pregão
TIM PART S/A – após pregão

Análise Gráfica

Na queda verificada neste último pregão o Ibovespa perdeu o suporte imediato de 83.803 pontos, indicando maiores possibilidades de extensão do atual processo corretivo na direção das projeções situadas em 80.523 e 78.500 pontos.

Ultrapassou a resistência imediata de R$ 3,23 e isto significa que poderá estender o repique até R$ 3,283.

Disclaimer:
Este Relatório de Análise foi preparado pela Lopes Filho & Associados, Consultores de Investimentos Ltda. para uso exclusivo do destinatário, não podendo ser reproduzido ou distribuído por este para qualquer pessoa sem expressa autorização da Lopes Filho, conforme Contrato de Prestação de Serviços com as Instituições Clientes. Este Relatório de Análise é distribuído somente com o objetivo de prover informações e não representa, em nenhuma hipótese, uma oferta de compra e venda ou solicitação de compra e venda de qualquer valor mobiliário ou instrumento financeiro. As informações contidas neste Relatório de Análise são consideradas confiáveis na data de sua publicação. Entretanto, a Lopes Filho não pode garantir a exatidão e a qualidade das mesmas. As opiniões contidas neste Relatório de Análise são baseadas em julgamentos e estimativas, estando, portanto, sujeitas a mudanças.

Sem prejuízo do disposto acima e em conformidade com as disposições da Instrução CVM nº 483/10, o(s) analista(s) de valores mobiliários responsável(eis) pela elaboração deste Relatório de Análise declara(m) que:

(I) é (são) certificado(s) e credenciado(s) pela APIMEC.
(II) as análises e recomendações refletem única e exclusivamente suas opiniões pessoais, às quais foram realizadas de forma independente e autônoma, inclusive em relação à Lopes Filho.
(III) sua(s) remuneração(ões) é (são) fixa(s).

Informações adicionais sobre quaisquer emissores objeto dos Relatórios de Análise podem ser obtidas diretamente, por telefone, com o(s) analista(s) responsável(eis). Os Relatórios de Análise podem ser consultados no website http://www.lopesfilho.com.br, cujo acesso é restrito aos assinantes e usuários do serviço de Assessoria em Mercado de Capitais da Lopes Filho. Informações sobre emissores que não são objeto dos Relatórios de Análise podem ser obtidas através de solicitação ao Departamento Comercial.

As informações, opiniões, estimativas e projeções contidas neste documento referem-se à data presente e estão sujeitas à mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal mudança.