O evento que chama a atenção dos investidores e pode definir a tendência do mercado acionário local ocorre na quarta-feira, com o julgamento de Luiz Inácio Lula da Silva no TRF-4. A eventual confirmação da condenação do ex-presidente pode ajudar para a manutenção da tendência altista do Ibovespa, apesar de muitos agentes do mercado afirmarem que esta decisão já estaria precificada. No aguardo do julgamento, a semana pode ser de cautela para os investidores. Adicionalmente, chama a atenção dos investidores o imbróglio sobre a posse de Cristiane Brasil como ministra do Trabalho, que foi novamente adiada devido à decisão do STF.

O cenário externo também começa a semana inspirando cautela, após os senadores norte-americanos não entrarem em acordo para aprovar a ampliação do teto de endividamento do governo, o que levou à paralização parcial de atividades da máquina pública. Assim os índices futuros dos EUA operam em queda, enquanto na Europa as bolsas operam próximas da estabilidade.

Agenda Corporativa

ASSEMBLEIA

SER EDUCA. AGE, 09h00, São Paulo. Aprovação do segundo Plano de Remuneração e aditamento do primeiro Plano de Remuneração da companhia

Análise Gráfica

O Ibovespa-futuro tem sua resistência imediata em 81.790 pontos e terá que vencê-la para atingir níveis entre 81.300 e 81.500 pontos (comentário feito às 09:12 h e baseado no gráfico intraday de 30’).

O dólar-futuro abriu em forte queda, mas excessivamente afastado de suas Médias Móveis e trabalhando com níveis totalmente oversold no Indicador de Força Relativa, o que deverá impedir a continuação das perdas sem prévio congestionamento ou tentativa de recuperação (comentário feito às 09:12 h e baseado no gráfico intraday de 30’).

Assista ao vídeo da Análise Gráfica


Disclaimer:
Este Relatório de Análise foi preparado pela Lopes Filho & Associados, Consultores de Investimentos Ltda. para uso exclusivo do destinatário, não podendo ser reproduzido ou distribuído por este para qualquer pessoa sem expressa autorização da Lopes Filho, conforme Contrato de Prestação de Serviços com as Instituições Clientes. Este Relatório de Análise é distribuído somente com o objetivo de prover informações e não representa, em nenhuma hipótese, uma oferta de compra e venda ou solicitação de compra e venda de qualquer valor mobiliário ou instrumento financeiro. As informações contidas neste Relatório de Análise são consideradas confiáveis na data de sua publicação. Entretanto, a Lopes Filho não pode garantir a exatidão e a qualidade das mesmas. As opiniões contidas neste Relatório de Análise são baseadas em julgamentos e estimativas, estando, portanto, sujeitas a mudanças.

Sem prejuízo do disposto acima e em conformidade com as disposições da Instrução CVM nº 483/10, o(s) analista(s) de valores mobiliários responsável(eis) pela elaboração deste Relatório de Análise declara(m) que:

(I) é (são) certificado(s) e credenciado(s) pela APIMEC.
(II) as análises e recomendações refletem única e exclusivamente suas opiniões pessoais, às quais foram realizadas de forma independente e autônoma, inclusive em relação à Lopes Filho.
(III) sua(s) remuneração(ões) é (são) fixa(s).

Informações adicionais sobre quaisquer emissores objeto dos Relatórios de Análise podem ser obtidas diretamente, por telefone, com o(s) analista(s) responsável(eis). Os Relatórios de Análise podem ser consultados no website http://www.lopesfilho.com.br, cujo acesso é restrito aos assinantes e usuários do serviço de Assessoria em Mercado de Capitais da Lopes Filho. Informações sobre emissores que não são objeto dos Relatórios de Análise podem ser obtidas através de solicitação ao Departamento Comercial.

As informações, opiniões, estimativas e projeções contidas neste documento referem-se à data presente e estão sujeitas à mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal mudança.