Cielo: índice calculado pela varejista mostra crescimento real do varejo em agosto

Em agosto, após 2 anos de retração, o varejo apresenta crescimento real. O Índice Cielo do Varejo Ampliado, o ICVA, apresentou crescimento de 1,5% sobre o mês de agosto do ano passado, após descontada a inflação. Em julho o varejo já havia deixado de retrair, apresentando variação nula na comparação com o mesmo mês de 2016. “O desempenho de agosto foi puxado principalmente pelo setor de Supermercados e Hipermercados, que possui grande peso no índice e apresentou aceleração. Além disso, a queda da inflação geral também influenciou positivamente para o resultado do mês”, afirma Gabriel
Mariotto, gerente da área de inteligência da Cielo. Apenas o bloco dos setores de Bens Duráveis e Semiduráveis teve desaceleração. Neste bloco, o destaque positivo é do setor de Materiais para Construção, com uma das maiores acelerações. O resultado do ICVSA de agosto é uma ótima notícia.

Lopes Brasil: possível ingresso no segmento de franquia

A imobiliária informou a assinatura de Carta Comercial não vinculante com o Greenhill & Co. do Brasil Assessoria Ltda, cujo teor tem como objeto a busca de alternativas estratégicas para atuação da Lopes Brasil no segmento de franquias.

Petrobras: produção de petróleo e gás natural em agosto

A produção total de petróleo e gás natural em agosto foi de 2,72 milhões de barris de óleo
equivalente por dia (boed), sendo 2,61 milhões boed produzidos no Brasil e 107 mil boed no exterior. A produção média de petróleo no país foi de 2,11 milhões de barris por dia (bpd), em linha com o volume de julho. A produção de gás natural no Brasil, excluído o volume liquefeito, também se manteve estável em relação ao mês anterior, com 79,9 milhões de m³/d. O aproveitamento do gás produzido nas plataformas operadas pela Petrobras, atingiu a marca de 96,8%, representando um novo recorde mensal. Já a produção de petróleo e gás natural operada pela Petrobras na camada pré-sal, foi de 1,57 milhão boed, volume 2,5% abaixo do mês anterior. Esse resultado se deve, principalmente, às paradas programadas dos FPSOs Cidade de Maricá e Cidade de Itaguaí, ambos instalados no campo de Lula, no pré-sal da Bacia de Santos. A produção de petróleo nos campos do exterior foi de 62 mil bpd, volume 4,9% abaixo do mês anterior. A produção de gás natural foi de 7,8 milhões de m³/d, 7,2% abaixo do volume produzido em julho de 2017. Esse desempenho resultou, principalmente, do fechamento de poços em campos produtores nos EUA durante a passagem do furacão Harvey.

Vale convoca AGESP e AGE para concluir conversão de ações PNA em ações ON

A Assembleia Especial de Preferencialistas vai votar a conversão da totalidade das ações PNA ainda existentes em ações ordinárias, na relação de 0,9342 ON para cada 1 ação PNA, mesma proporção da conversão voluntária. A aprovação dos preferencialistas é condição de eficácia da deliberação dos demais acionistas em AGE que precederá a AGESP na mesma data. Este é o passo final para a Vale manter uma estrutura de governança mais moderna. Além disso, o Estatuto Social será modificado em alguns aspectos, incluindo cláusula de vedação da Vale e de suas controladas de fazerem contribuição para movimentos políticos, e para seus representantes ou candidatos. O desafio é fazer com que mais da metade dos titulares de ações PNA aprovem a proposta de conversão, já que 98% das ações desta classe estão dispersas no mercado.