Petrobras

Divulgação de oportunidade para investidores
A Petrobras deu início à etapa de divulgação do desinvestimento de 100% de sua participação no Campo de Juruá, na Bacia de Solimões, no estado do Amazonas. Segundo a petroleira, a transação representa uma oportunidade para desenvolver e monetizar uma descoberta de gás natural, perto de campos operados pela Petrobras e de infraestrutura para processamento e escoamento de gás.

Pré-pagamento de dívida bancária e novo financiamento
Em comunicado, a Petrobras informou que efetuou uma operação de pré-pagamento de dívida com o Citibank no valor de US$ 500 milhões e vencimentos previstos para 2017 e 2018. Simultaneamente, a Petrobras realizou a contratação de novo financiamento com a instituição, no mesmo valor, com prazo de vencimento em 2022 e sem garantias reais.

Aviação doméstica registra segundo mês de alta consecutiva

A demanda por transporte aéreo doméstico no Brasil cresceu novamente em abril, com a alta de 3,2% em relação a abril de 2016. Como a demanda avançou um pouco mais do que a oferta, a taxa de ocupação das aeronaves avançou para 80,23% dos assentos disponíveis no período. Foram 6,9 milhões passageiros transportados em abril, um aumento de 2,8%. Esses dados são referentes às operações das empresas Avianca, Azul, Gol e Latam, que respondem juntas por mais de 99% do mercado doméstico. Segundo a Abear, os números devem ser vistos com ressalvas como indicativos da retomada consistente de crescimento do setor. Em base mensal, o ritmo de evolução da procura por voos caiu à metade do avanço de 5,9% registrado em março. Além disso, o crescimento atual se dá sobre o menor nível absoluto de demanda, que foi abril/16, desde fevereiro/2013. Não sem explicação, tal desempenho havia configurado a maior retração da demanda de todo o ano passado (baixa de 12,2% em comparação com abril/15).