Na gangorra de sentimentos do mercado, a sexta-feira é de otimismo dos investidores, com o Ibovespa futuro acompanhando os desempenhos positivos das bolsas internacionais. Os motivos para as melhores perspectivas para a sessão estão no IPCA de novembro, que subiu menos do que o esperado e pode reforçar as apostas em novo corte da Selic em fevereiro próximo, e nas notícias de que o governo pretende colocar a reforma da Previdência em votação no dia 18 de dezembro.

No exterior os ânimos foram renovados devido ao anúncio de que Reino Unido e União Européia chegaram a um primeiro acordo nos termos do Brexit, além dos dados da balança comercial chinesa acima da expectativa. Nos EUA também houve a aprovação do teto da dívida na Câmara dos Representantes, enquanto os investidores ainda estarão atentos aos dados do mercado de trabalho do país, a serem divulgados no final desta manhã.

Agenda Corporativa

ASSEMBLEIA

CYRELA. AGE, 10h30, São Paulo
Adaptação da remuneração global dos administradores da Companhia para o exercício de 2017

REUNIÃO COM EMPRESAS

ALUPAR. Apimec SP, 09h00, Hotel Caesar Business, São Paulo
BR BROKERS. Brasil Brokers Investor’s Day, 08h30, Hotel Radisson Blue, São Paulo
CONTAX. Contax Investor’s Day, 09h30, Sede da empresa, São Paulo
IGUATEMI. Apimec SP, 14h00, Lounge One Shopping JK Iguatemi, São Paulo
LOJAS MARISA. Marisa Investor’s Day, 09h00, Sede da empresa, São Paulo
PARANAPANEMA. Apimec SP, 08h30, Hotel Melia Jardim Europa, São Paulo
POSITIVO. Reunião Pública, 08h00, Hotel Slaviero Conceptual Full Jazz, Curitiba
VALE. Vale Investor’s Day Londres, 10h15, Hyatt Regency London, Londres

Análise Gráfica

Na abertura altista o Ibovespa-futuro atingiu as proximidades da resistência representada pelo topo formado em 73.635 pontos, mas não deverá vencê-la sem prévio congestionamento para corrigir o exagero inicial (comentário feito às 09:13 h e baseado no gráfico intraday de 30’).

O dólar-futuro está corrigindo o recente avanço, mas não deverá cair abaixo do provável suporte representado pela antiga resistência situada em R$ 3,271 (comentário feito às 09:13 h e baseado no gráfico intraday de 30’).

Assista ao vídeo da Análise Gráfica


Disclaimer:
Este Relatório de Análise foi preparado pela Lopes Filho & Associados, Consultores de Investimentos Ltda. para uso exclusivo do destinatário, não podendo ser reproduzido ou distribuído por este para qualquer pessoa sem expressa autorização da Lopes Filho, conforme Contrato de Prestação de Serviços com as Instituições Clientes. Este Relatório de Análise é distribuído somente com o objetivo de prover informações e não representa, em nenhuma hipótese, uma oferta de compra e venda ou solicitação de compra e venda de qualquer valor mobiliário ou instrumento financeiro. As informações contidas neste Relatório de Análise são consideradas confiáveis na data de sua publicação. Entretanto, a Lopes Filho não pode garantir a exatidão e a qualidade das mesmas. As opiniões contidas neste Relatório de Análise são baseadas em julgamentos e estimativas, estando, portanto, sujeitas a mudanças.

Sem prejuízo do disposto acima e em conformidade com as disposições da Instrução CVM nº 483/10, o(s) analista(s) de valores mobiliários responsável(eis) pela elaboração deste Relatório de Análise declara(m) que:

(I) é (são) certificado(s) e credenciado(s) pela APIMEC.
(II) as análises e recomendações refletem única e exclusivamente suas opiniões pessoais, às quais foram realizadas de forma independente e autônoma, inclusive em relação à Lopes Filho.
(III) sua(s) remuneração(ões) é (são) fixa(s).

Informações adicionais sobre quaisquer emissores objeto dos Relatórios de Análise podem ser obtidas diretamente, por telefone, com o(s) analista(s) responsável(eis). Os Relatórios de Análise podem ser consultados no website http://www.lopesfilho.com.br, cujo acesso é restrito aos assinantes e usuários do serviço de Assessoria em Mercado de Capitais da Lopes Filho. Informações sobre emissores que não são objeto dos Relatórios de Análise podem ser obtidas através de solicitação ao Departamento Comercial.

As informações, opiniões, estimativas e projeções contidas neste documento referem-se à data presente e estão sujeitas à mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal mudança.