Subsidiária da BRF conclui aquisição de participação majoritária em produtora de aves turca

A subsidiária da BRF, a TBQ Foods GmbH concluiu a aquisição de 79,48% das ações de emissão da Banvit. A Banvit é a maior produtora de aves da Turquia, com operações totalmente integradas e detentora da marca mais reconhecida do setor local. A transação foi realizada em conjunto com o Qatar Investment Authority, fundo soberano do Qatar, que detém 40% da TBQ. A transação marca o ingresso da One Foods Holding Ltd. no mercado turco, que possui o maior consumo de aves halal do mundo, em linha com o seu compromisso com o mercado muçulmano. Boa notícia.

Eletropaulo reduz sobrecontratação

A empresa revisou suas projeções para o nível de sobrecontratação, o qual passou de 105,9% para 105,8%, referente ao ano 2017, e de 107,5% para 104,8% para o ano de 2018, portanto, dentro do limite regulatório. As premissas de mercado adotadas permanecem as mesmas consideradas na divulgação de resultados do primeiro trimestre de 2017. A companhia reforça, ainda, que, como resultado de sua avaliação em relação à natureza da sobrecontratação, entende que toda a parcela acima do limite regulatório de 105% é involuntária e será, portanto, repassada às tarifas nos processos de reajuste tarifário, devendo esse montante, portanto, ser reconhecido como um Ativo Financeiro Setorial, de forma a preservar o equilíbrio econômico-financeiro da concessão. Notícia favorável, no tocante ao ano de 2018. Para 2017, além da diferença de valores ser inexpressiva, uma situação de sobrecontratação não seria ruim, devido à forte elevação do PLD.

Engie contrata consultoria para tratar da transferência de Jirau

A Engie Brasil foi informada por sua controladora, Engie Brasil Participações Ltda., que esta contratou o Banco Itaú BBA para a prestação de serviços de assessoria financeira na preparação de estudo econômico-financeiro para elaboração de proposta de transferência para a Companhia, de sua participação de 40% na ESBR Participações S.A., empresa detentora de 100% do capital social da Energia Sustentável do Brasil S.A., responsável pela construção, manutenção, operação e venda da energia gerada pela Usina Hidrelétrica Jirau e sua participação de 100% na Geramamoré Participações e Comercializadora de Energia Ltda. A proposta de transferência da participação da EBP nas empresas para a companhia será levada ao conhecimento do Conselho de Administração da Engie Brasil Energia, em momento oportuno, o qual, em ato contínuo, convocará um Comitê Especial Independente para Transações com Partes Relacionadas. O Comitê terá a função de negociar os termos e condições da proposta de transferência, definindo a estrutura e demais condições do negócio a serem submetidos ao Conselho de Administração da Engie Brasil e/ou à Assembleia Geral, conforme disposto no Regulamento do Comitê. Notícia neutra, já se esperava que isto aconteceria, dada a conhecida política do Grupo.

Conselho do Itaú Unibanco aprova novo programa de aquisição de ações

O Programa envolve a aquisição de ações de emissão do Itaú Unibanco no montante de até 10.000.000 de ações ordinárias e 50.000.000 de ações preferenciais, sem redução do valor do capital social, que equivalem, aproximadamente, a 3,15% e 1,56% das ações ordinárias e das ações preferenciais em circulação no mercado na data-base de 30/04/17. O objetivo do Programa é maximizar a alocação de capital; prover a entrega de ações aos funcionários e administradores da Companhia e de suas controladas no âmbito dos modelos de remuneração e dos planos de incentivos de longo prazo; e/ou utilizar as ações adquiridas caso haja oportunidades de negócios no futuro.

Carga de energia cai 5,7% em abril

O Operador Nacional do Sistema Elétrico registrou uma queda de 5,7% na carga de energia do Sistema Interligado Nacional em abril, quando comparado com o mesmo mês anterior. Segundo o ONS, ocorrências como temperaturas mais amenas nos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Sul, menor número de dias úteis em decorrência de feriados e a greve geral impactaram a demanda de energia no País. Descontados os fatores fortuitos e não econômicos sobre a carga, a queda seria de 1,7% entre um mês e outro. Notícia desfavorável ao setor.