Blog do modalmais

Investimentos a Longo Prazo: quais são os melhores?

Em geral, quando pensamos no mercado financeiro, dizemos que quem tem olhos atentos para boas oportunidades e um pouco mais de paciência costuma experimentar os melhores resultados. No entanto, para isso, é preciso fazer escolhas assertivas. Sendo assim, saber identificar quais são os melhores investimentos a longo prazo é muito importante.

Os brasileiros estão começando a descobrir possibilidades muito rentáveis no segmento, vivenciando uma verdadeira explosão na quantidade de investidores, notadamente quando não esperam liquidez imediata e conseguem evitar os problemas do imediatismo. Continue sua leitura e descubra como fazer isso!

O que são os investimentos a longo prazo?

Os investimentos a longo prazo, são aqueles cuja expectativa de resgate não é imediata, tendendo a apresentar melhores resultados e maior rentabilidade com o passar do tempo. Logicamente, existem variações para serem enquadrados na modalidade, mas o resgate previsto costuma ser de, no mínimo, cinco anos.

Com isso, investidores que fazem tal opção precisam dispor de paciência, pois não podem ou, pelo menos, não devem contar com a retirada do dinheiro em um prazo muito curto. Por isso, é recomendável apostar na diversificação da carteira, mantendo sempre a sintonia com suas metas e seus objetivos, bem como na criação de uma reserva de emergência.

Qual é a importância de fazer investimentos a longo prazo?

Não é difícil inferir que existem muitas vantagens em fazer investimentos a longo prazo. Um dos mais relevantes é que períodos maiores possibilitam uma grande diversificação da sua carteira, conferindo a prerrogativa de mais ganhos com menos riscos. A volatilidade é menor que a de aplicações curtas, o que implica que, mesmo com perdas, há tempo de recuperação.

Muitas das aplicações do tipo, inclusive, tendem a cobrar menos Imposto de Renda e ter melhores taxas de retorno. As de Renda Fixa, por exemplo, são extremamente seguras, uma vez que muitas contam com proteção do Fundo Garantidor de Crédito, sendo uma alternativa perfeita para quem tem perfil conservador ou mesmo moderado.

Como fazer bons investimentos a longo prazo?

Se você estiver pensando em aportar em ações, por exemplo, a lucratividade do investidor advém de desempenhos positivos apresentados pelas empresas, como o seu crescimento no mercado. Por isso, pensando a longo prazo, você deve optar por aportar seu dinheiro em instituições e até segmentos que apresentem um bom potencial de desenvolvimento.

Mesmo se sua opção for por outros papéis, o raciocínio segue sendo o mesmo, uma vez que a ideia por trás da expectativa de rentabilidade sempre estará sediada no fato de conquistar mais relevância e consolidação no mercado. Também há a estratégia clássica de comprar em baixa e, depois de algum tempo – que pode levar anos –, revender em alta.

Quais são as melhores opções de investimentos a longo prazo?

Agora que você já sabe o que são investimentos a longo prazo, a importância de contar com tais ativos no seu portfólio e o que observar na hora de escolher suas aplicações, vamos sair da teoria e partir para a prática, mostrando alguns dos melhores produtos disponíveis no mercado de hoje com este perfil. Confira, a seguir, alguns deles.

MERCADO DE AÇÕES
Não dá para falar de investimentos a longo prazo sem citar o mercado de ações. Todo investidor deve estar familiarizado com a possibilidade, mesmo que seja apenas para uma melhor compreensão do segmento como um todo. Em outros tempos, era uma opção quase exclusiva para especialistas, mas o acesso tem sido bastante facilitado nos últimos tempos.

Muito disso se deve a empresas e corretoras que estão aproximando a Bolsa de Valores dos clientes, com soluções que traduzem o linguajar técnico para pessoas menos cursadas no segmento. O princípio básico aqui é o que já citamos: apostar em ativos com bom potencial de crescimento, bem como em instituições que podem decolar ou recuperar-se no futuro.

FUNDOS IMOBILIÁRIOS
Os Fundos Imobiliários estão entre os mais seguros do mercado por um motivo simples: estão sediados no mercado de imóveis, sendo extremamente relevante e experimentado no Brasil. Na prática, isso quer dizer que, independentemente de fatores políticos, econômicos ou sociais, as propriedades continuam valendo muito e tendo demandas elevadas.

Para o investidor, é a possibilidade de apostar no ramo sem precisar passar pelos trâmites de comprar uma casa, um apartamento ou um terreno. Basta tornar-se um cotista e, de acordo com a estratégia traçada, receber, de maneira periódica, os rendimentos advindos dos aluguéis pagos, cuja quantia será proporcional às cotas que possuir.

DEBÊNTURES
As debêntures são opções um pouco menos conhecidas por investidores menos experientes, mas também merecem figurar na lista de melhores investimentos a longo prazo. Elas são títulos de dívidas, ou seja, uma forma de emprestar dinheiro para determinadas empresas, com uma remuneração que já é conhecida no momento da aplicação.

Por isso, são ativos que pertencem à renda fixa, com taxas de rentabilidade que devem manter-se até a data do vencimento. Entre suas maiores vantagens, podemos citar que costuma oferecer ganhos superiores e grande diversidade de títulos, mas os bons lucros são decorrentes de um ingrediente extra de risco que você estará colocando no seu portfólio.

BDR
Por fim, se você ainda não ouviu falar de BDR, saiba que a sigla está cada vez mais presente na vida dos melhores investidores por aqui. Brazilian Depositary Receipts, são certificados de depósito emitidos e negociados no Brasil, mas que representam ações de empresas estrangeiras, como Microsoft, Coca-Cola, e assim por diante.

Na prática, funcionam como espelhos do que está listado em Bolsas estrangeiras, refletindo as variações de preço dos produtos aos quais estão atrelados. Ter posição em ativos internacionais, sobretudo em uma moeda forte como o dólar, ajuda a manter o poder de compra e pode ser ainda mais positivo em momentos de volatilidade, como o atual.

Para fazer bons investimentos a longo prazo, você não pode renunciar a um bom planejamento financeiro, conhecendo seu perfil de investidor, estudando o mercado e apostando na diversificação.

Se você gostou deste artigo e quer continuar recebendo dicas sobre investimentos, assine a nossa newsletter. Dessa forma, você será informado sempre que publicarmos um novo conteúdo.

Ainda não é Cliente? Abra a sua conta no Modal Banco Digital do Investidor

Siga o Blog modalmais no Telegram.

close

Seja notificado quando sair novos conteúdos.