Você sabe quais são os principais livros sobre investimentos? Por mais que o mundo tenha evoluído e novas tecnologias venham surgindo a cada dia, a leitura ainda é uma prática comum e muito utilizada por quem busca aprender, e fazer a imaginação trabalhar.

Nos livros, existem ensinamentos que nem sempre são simples de serem aprendidos no dia a dia. Além disso, com eles é possível saber o que – e como – pensam grandes nomes de diversas áreas, inclusive, do universo dos investimentos.

Por isso, preparamos esse artigo para apresentar a você, os principais livros que todo investidor deve ler, em cada nível de conhecimento: iniciante, intermediário ou avançado.

Aproveite a leitura.

 

A Importância de ler livros sobre investimentos

Como acontece ao ler outros tipos de obras, com livros sobre investimentos você também aprimora seus conhecimentos, seu vocabulário de palavras comumente utilizadas nesse segmento, e ainda estimula a sua interpretação em assuntos da área.

Além disso, investir em conhecimento é o primeiro passo que deve ser dado por quem quer ter sucesso com o mercado financeiro. Esse investimento, inclusive, não precisa necessariamente ser muito elevado. Alguns dos livros que mencionaremos neste artigo, por exemplo, chegam a custar menos de R$ 50. Entretanto, o conhecimento que pode ser obtido com eles é inestimável.

Outro ponto que merece destaque é o fato de os escritores serem verdadeiros ícones do mercado financeiro e do universo das finanças. Portanto, jamais negligencie o poder de um bom livro. Ele pode conter a chave da mudança que você precisa para começar a fazer crescer o seu patrimônio.

 

Livros para investidores iniciantes

Inicialmente, descreveremos os livros mais indicados para o investidor iniciante. Entretanto, isso não significa que não sejam relevantes para quem é mais experiente. A maioria desses livros tem enfoque maior em modelos mentais e conceitos sobre investimentos, do que nas próprias técnicas em si. Acompanhe!

 

Pai Rico Pai Pobre, de Robert Kiyosaki

Pai Rico Pai Pobre é um dos principais livros sobre finanças que existem no mundo. Ele narra a história de um personagem que tinha seu pai verdadeiro, um funcionário público que colocava no emprego toda a sua segurança financeira e tranquilidade.

Por outro lado, o personagem também tinha um “pai rico”, um empreendedor que, ao longo da obra, passa suas principais dicas para o pequeno.

Entre as principais lições do livro, podemos destacar a importância da educação financeira e de nunca parar de estudar, do conceito de fazer o seu dinheiro trabalhar para você, e como os pensamentos limitantes devem ser driblados para que a verdadeira independência financeira seja alcançada.

 

Os Segredos da Mente Milionária, de T. Harv Eker
Essa obra possibilita que o leitor entenda a ideia de que existe um modelo mental de dinheiro, formado por um conjunto de crenças que cada indivíduo alimenta desde a infância. Com base nisso, o livro defende que, para ter sucesso, a pessoa deve modelar-se ao perfil e hábitos de quem já chegou lá.

Portanto, é interessante para que o investidor possa basear seus princípios de investimento em grandes nomes do mercado financeiro. Não necessariamente para fazer igual a eles, mas, sim, para buscar a inspiração e continuar seus esforços para conquistar seus objetivos.

 

Vamos Falar de Dinheiro, de Conrado Navarro
Essa obra traz uma série de respostas para perguntas relacionadas ao dinheiro, à economia, ao planejamento financeiro e investimentos, proporcionado ao leitor uma série de dicas sobre como organizar suas finanças e criar a sua própria metodologia de gestão de seus recursos.

Além disso, a obra apresenta explicações interessantes sobre o funcionamento básico do sistema econômico brasileiro e a influência dele nas finanças dos brasileiros. Esse conhecimento é interessante pois ensina que mesmo quem ganha pouco – o que representava quase 60% da população brasileira até o final de 2018, segundo pesquisa do IBGE –, pode se livrar das dívidas e começar a investir.

 

Livros para investidores intermediários

Agora, discorreremos sobre os livros para investidores intermediários. Nesta listagem, encontram-se as obras que possuem um nível técnico um pouco mais apurado, destinadas a quem já entende a importância de conhecer sobre conceitos e modelos mentais para investimentos, e agora pretende aprofundar-se um pouco mais nesse universo. Continue lendo!

 

O Investidor Inteligente, de Benjamin Graham

O autor desse livro foi um dos investidores mais bem-sucedidos nos Estados Unidos, entre as décadas de 1950 e 1970, além de ter sido um dos precursores da técnica de Buy and Hold. O livro conta com prefácio e apêndice escritos por seu amigo e, muito provavelmente, melhor aluno, Warren Buffett.

A obra ‘O Investidor Inteligente’ reúne, em um único livro, tudo o que todo investidor deve saber: quais atitudes construir e manter em relação aos seus investimentos, de modo a proteger seu capital e fazê-lo crescer ao longo do tempo.

As lições que Graham deixou se estendem além do universo dos investimentos, já que envolvem princípios que também podem ser aplicados no dia a dia, em relação à vida financeira. Esse é, sobretudo, um livro que mantém sua importância em todos os mercados.

 

A Lógica do Cisne Negro, de Nassim Nicholas Taleb

Esse livro descreve uma lógica que indica que qualquer evento imprevisto e que tem impactos de grandes proporções, a ponto de transformarem de alguma forma a sociedade – como é o caso da pandemia do novo coronavírus –, são cisnes negros.

A lição que esse livro traz para qualquer investidor, diz respeito à necessidade de estar sempre preparado, a fim de evitar que cisnes negros impactem sua vida financeira – por exemplo, ao fugir do  efeito manada –, e que até mesmo possa encontrar oportunidades reais e inteligentes em meio a um evento do tipo.

 

Livros para investidores avançados

Agora, descreveremos os livros mais indicados para os investidores avançados. Nesse caso, alguns deles tratam de questões mais técnicas e que fazem parte do dia a dia das pessoas que já estão nessa categoria. Acompanhe!

 

O Jeito Warren Buffett de Investir, de Robert G. Hagstrom

Esse livro demonstra, de forma clara e direta, as estratégias e princípios básicos utilizados por Warren Buffett na análise de empresas, antes de comprar suas ações.

Nessa obra, você encontrará alguns conceitos valiosos, tais como:
• Os princípios que orientam a compra de suas ações;
• Sua formação intelectual e os mestres que o inspiraram;
• Estudos de caso de algumas de suas aquisições;
• Aprofundamento no campo das finanças comportamentais, entre outros.

 

Axiomas de Zurique, de Max Gunther

O livro Axiomas de Zurique traz ao leitor 12 axiomas principais e mais 16 secundários, que têm por objetivo demonstrar as principais dúvidas com as quais um especulador do mercado financeiro pode deparar-se. O título é uma referência de certas táticas utilizadas por alguns banqueiros suíços para obter êxito em negócios imobiliários após o fim da Segunda Guerra Mundial, em um período de extrema crise que toda a Europa vinha enfrentando.

Obviamente, a ideia do livro não é ser direcionada necessariamente a todo e qualquer investidor experiente, uma vez que o autor traz mais referências que podem ser utilizadas, especialmente, por aqueles que possuem menor aversão ao risco, e que realizam operações de especulação na Bolsa de Valores.

 

Como a Economia Cresce e Por que ela Quebra, de Peter D. Schiff

Para investir no mercado financeiro, é importante conhecer, ao menos, alguns princípios básicos de economia. Essa obra, certamente, é uma excelente alternativa para entender como o sistema econômico dos países funciona.

O melhor é que Peter D. Schiff mostrou todo esse complexo sistema de forma simples, utilizando ilustrações que têm certo cunho humorístico. Além disso, fez uso de pequenas histórias que acabam com o preconceito de que o conhecimento em economia é algo restrito aos que têm formação acadêmica no assunto.

No livro, são explicadas as raízes que fundamentam o crescimento econômico, o modo como o comércio impacta nesse processo, a participação da poupança e os riscos. Além disso, demonstra a origem da inflação, os efeitos das taxas de juros, entre outros assuntos relacionados ao sistema econômico global.

 

Comprar ou Vender? Como Investir na Bolsa Utilizando Análise Gráfica?, de Eduardo Matsura

Esse livro é indicado para pessoas que desejam operar no mercado financeiro utilizando a análise gráfica, conhecida também como análise técnica. A edição de número 7 foi publicada com um novo capítulo e proporciona diversas abordagens e orientações, especialmente, para os traders executarem suas operações de forma mais precisa e objetiva.

Encontrar pontos de entrada e saída de operações é um dos principais desafios de um trader. Por isso, é fundamental conhecer as técnicas de análise de mercado, tais como o tape reading, as que o livro menciona, entre muitas outras.

 

Estrutura e Análise de Balanços, de Alexandre Assaf Neto

Nesse livro são abordados: a estrutura de liquidez das empresas, a dinâmica de capital de giro, entre outras formas de verificação de ativos, passivos, endividamento e indicadores – temas inseridos nas técnicas de análise econômico-financeira.

Como você pode perceber, existem diversas opções de livros essenciais para cada uma das etapas de sua jornada como investidor. Portanto, não perca mais tempo, escolha uma obra e comece a sua leitura o quanto antes.

E para ter acesso a uma plataforma de investimentos completa e estável, abra a sua conta hoje mesmo no modalmais. É rápido e simples.

 

Nova call to action