Blog do modalmais

Mercado financeiro: o que é e como funciona?

É no mercado financeiro que acontecem todas as operações de venda e compra de ativos, desde títulos retirados por instituições financeiras até ações de empresas. Mesmo que diversas pessoas não compreendam o universo financeiro, elas realizam algum tipo de transação que envolve a economia, como as compras feitas no dia a dia.

Nesse sentido, é importante destacar que até uma quantia pega emprestado em um banco está relacionada com o mercado financeiro. Isso porque ele reúne um conjunto de instituições e permite a realização de negociação de diversos produtos. Sua estrutura é abrangente, pois conta com a participação de diversas organizações. Continue a leitura e saiba mais a respeito do funcionamento do mercado financeiro!

O que é o mercado financeiro?

O mercado financeiro é o local em que são realizadas as diversas negociações de ativos, como título, mercadorias, linhas de crédito e ações de empresas. Saiba que, para esse mercado funcionar, é necessário que exista um investidor e um tomador de dinheiro.

O investidor é aquele que empresta valores para receber lucro, podendo ser uma pessoa ou uma companhia. Já o tomador de dinheiro é a pessoa jurídica ou física que pega o valor emprestado e precisa pagar juros no momento de devolvê-lo.

É necessário ressaltar que essas negociações são viabilizadas por corretoras, bancos, financeiras, pela Bolsa de Valores, entre outras entidades fiscalizadoras e regularizadoras. Isso permite que as transações ocorram de forma eficiente.

Qual é a função do mercado financeiro?

A principal função do mercado financeiro é alinhar interesses. Visto que tem pessoas ou empresas com rendimento sobrando e que desejam aumentar seu rendimento, há outras que precisam de quantias para realizar algum objetivo ou para melhorar o desempenho do seu empreendimento.

Sendo assim, nesse mercado, pessoas e instituições emprestam ou tomam quantias, conforme o momento e sua necessidade. Para participar desse mercado e conseguir obter bons resultados, é fundamental planejar-se, para que o rendimento sobre.

Quais são os principais ativos negociados?

Há vários tipos de ativos no mercado financeiro. Por essa razão, muitos investidores ficam em dúvida no momento de escolher a melhor opção para a formação de sua carteira. Saiba que conhecê-lo ajudará a decidir de modo mais assertivo. Confira, a seguir, os principais ativos!

TÍTULOS PÚBLICOS

Os títulos públicos ocorrem quando o governo precisa de recursos para financiar alguma atividade. Logo, quem comprar esse tipo de ativo está emprestando recurso financeiro para o governo e receberá um valor mais alto de volta, visto que será acrescido de juros.

TÍTULOS PRIVADOS

Os títulos privados são parecidos com os públicos, mas são emitidos por empresas particulares. O principal objetivo deles é conseguir recursos, que, geralmente, são usados para que as empresas financeiras consigam realizar novos empréstimos para os seus clientes. Dessa forma, a pessoa que investe nesse tipo de título recebe uma boa rentabilidade.

AÇÕES

As ações consistem na menor parte do capital de uma companhia. É como se sua empresa fosse dividida em diversas partes e cada uma delas representasse um negócio. Logo, essas frações são negociadas na Bolsa de Valores. Quem investe em uma ação está adquirindo uma parte do capital daquele negócio.

É válido mencionar que as ações são divididas em preferenciais e ordinárias. Nas preferenciais, o investidor recebe dividendos, enquanto as ordinárias permitem que os acionistas participem das assembleias realizadas na instituição.

FUNDOS DE INVESTIMENTOS

Os fundos de investimentos apresentam características distintas dos mencionados anteriormente. Pois, nesse fundo, é necessário reunir diversos investidores. Eles juntam recursos financeiros divididos em cotas e não precisam ser os mesmos valores.

O valor total de recurso é inserido no mercado financeiro, em aplicações que mudam conforme as características do fundo. Para isso, é necessário que se tenha um gestor, uma vez que ele fará todo o trabalho. Desse modo, os investidores não precisam se preocupar. As regras são alinhadas anteriormente, e o gestor deve seguir as normas estabelecidas, para não existirem maiores contratempos. 

Quais são os mercados que fazem parte dele?

Há quatro tipos de mercado financeiros, sendo: de crédito, de capitais, de câmbio e o monetário. Para investir de forma satisfatória, é imperativo conhecer mais a respeito deles. Confira!

MERCADO DE CRÉDITO

Nesse mercado, são negociados recursos de curto, médio e longo prazo para empresas e pessoas jurídicas que necessitam de rendimento paraa capital de consumo ou de giro. Assim, estão inseridos os empréstimos fornecidos pelos bancos.

MERCADO DE CAPITAIS

No mercado de capitais, os ativos são negociados, isto é, são feitas aquisições e vendas de valores mobiliários. Nesse tipo de mercado, os títulos retirados pelas organizações são negociados. Isso permite aproximar pessoas e organizações que precisam de rendimento para realizar algum financiamento, o que é essencial, uma vez que ajuda no fortalecimento da economia do Brasil.

MERCADO DE CÂMBIO

O foco desse mercado é a troca de moeda, sendo que aqui destaca as instituições que realizam exportação. Quem realiza a fiscalização desse tipo de transação é o Banco Central, uma vez que garante que isso seja realizado de maneira segura.

MERCADO MONETÁRIO

O mercado monetário envolve todas as transações financeiras que ocorrem em até 24 horas. Nesse mercado, é possível encontrar taxas, como o Certificado de Depósito Interbancário (CDI). Ele é uma taxa de juros para empréstimos entre instituições financeiras. Apenas bancos podem fazer parte do mercado monetário.

Portanto, é possível perceber que o mercado financeiro é muito variável e existem várias possibilidades de investimento. Com ele, você consegue aumentar sua rentabilidade e alcançar os objetivos pretendidos. Para aproveitar os seus benefícios, é necessário ficar atento ao seu perfil, pois não é nada satisfatório investir em algo que não atenda aos seus anseios.

Dessa maneira, é válido mencionar que existe a opção de investimento de renda fixa e variável no mercado financeiro. A primeira é mais indicada para objetivos que podem ser alcançados em curto prazo, enquanto a variável é recomendada para objetivos mais longos. Isso porque a renda variável apresenta maior risco. Por isso, é fundamental conhecer suas necessidades antes de realizar o investimento.

close

Seja notificado quando sair novos conteúdos.