Operar no mercado financeiro é uma atividade que exige muito conhecimento, controle emocional, destreza e agilidade para aproveitar as melhores oportunidades. Entretanto, você também precisará de uma boa plataforma, e a NinjaTrader, sem dúvidas, é uma excelente opção.

Esse tipo de ferramenta facilita, principalmente, a análise do mercado para a tomada de decisão e a entrada nas operações de compra ou venda, tudo isso de forma muito rápida e com baixíssima latência.

Ficou interessado em conhecer melhor essa excelente plataforma de negociação? Então, acompanhe esta leitura e descubra todas as suas funções.

 

O que é a NinjaTrader?

A plataforma NinjaTrader é utilizada, especialmente, por traders ou investidores que atuam em operações diárias ou periódicas na Bolsa de Valores. Essa ferramenta oferece funções extremamente avançadas, podendo ser aproveitada de diversas formas para analisar o mercado.

A NinjaTrader utiliza uma tecnologia denominada de Advanced Trade Management (ATM), o que a coloca em um amplo campo de gestão de trading e possibilita um estudo adequado para suas operações.

Por meio dessa plataforma é possível realizar operações com ações, contratos futuros, opções e outros ativos. Atualmente, no Brasil, apenas o modalmais oferece a possibilidade de contratação dessa ferramenta.

Essa plataforma de operações é uma das mais utilizadas no mercado internacional, especialmente para a negociação de ativos do mercado americano.

 

Quais são os tipos de plataformas NinjaTrader?

Agora que você entendeu o que é a plataforma NinjaTrader, mostraremos os tipos, ou seja, as versões do sistema que possuem diferentes funções. Veja quais são elas:

 

One

A primeira versão é denominada de One. Trata-se da mais simples das plataformas NinjaTrader, mas ela já é capaz de fornecer algumas ferramentas, como gráficos avançados, indicadores técnicos, análise de estratégias, Super DOM, entre outras.

Como ela tem funções mais essenciais, porém, limitadas, essa é uma versão mais barata, que é mais indicada para quem ainda está iniciando no mercado e testando estratégias, por exemplo.

Apesar dessas limitações, desde a primeira versão, existem duas funcionalidades muito interessantes e que, quando utilizadas em conjunto, podem ser uma verdadeira escola de investimentos para uma pessoa, independentemente do nível em que ela se encontre.

A primeira é a simulação de mercado, que discorreremos com mais detalhes em outro tópico deste artigo. A segunda é a possibilidade do replay.

Basicamente, é uma função que possibilita ao investidor recuperar todas as movimentações que ocorreram com determinado ativo em um dia específico, podendo treinar as suas estratégias como se estivesse operando no mercado real.

Essa função é muito interessante para as pessoas que não têm muito tempo para estudar ou não podem estar presentes no horário em que o mercado está aberto. Assim, esse perfil pode recuperar replays de dias anteriores para treinar as suas estratégias.

 

Pro

A plataforma NinjaTrader Pro é considerada a intermediária. Além das funções da versão One, ela também carrega outras funcionalidades muito interessantes. Uma delas é a chamada Chart Trading, que é a possibilidade de inserir ordens de compra e venda diretamente no gráfico.

Outra funcionalidade muito utilizada por profissionais que fazem trades são as ordens OCO. Basicamente, é uma estratégia que insere automaticamente a sua ordem de saída, seja ela de prejuízo ou lucro, bem como reduções parciais de sua posição em determinado ativo.

As ordens OCO são excelentes para quem ainda não tem muita agilidade em suas operações, facilitando ao investidor aproveitar movimentos muito rápidos.

 

Lifetime

Por fim, temos a versão denominada de Lifetime. Nessa, o NinjaTrader carrega todas as funções da plataforma, até mesmo as mais simples, que são encontradas na versão One.

Entretanto, nesse caso, existem outras funções mais avançadas — como as barras de volume, que facilitam o entendimento de direções do mercado ou eventuais reversões de tendências.

Outra possibilidade são os Trades automatizados. Nesse caso, o investidor programa cenários utilizando indicadores e demais ferramentas para que a plataforma entenda esses momentos e tome decisões de entrada ou saída quando eles acontecerem.

Além disso, nessa versão da plataforma, as atualizações ocorrem de forma automática, sem a necessidade de realizar a operação de atualização de forma manual.

 

Como funciona a plataforma NinjaTrader?

Agora que você entendeu o conceito e os tipos existentes da NinjaTrader, discorreremos brevemente sobre o seu funcionamento. Basicamente, ela é uma plataforma que demonstra as informações do mercado financeiro brasileiro como um todo, por meio de gráficos e outras ferramentas.

Para tanto, ela conta com servidores conectados diretamente com a Bolsa de Valores, a fim de garantir que exista uma latência mínima entre o que efetivamente está acontecendo no mercado no exato momento e o que será mostrado ao investidor.

Além disso, essa plataforma conta com a tecnologia DMA4, que favorece o envio de ordens de forma mais rápida e precisa, facilitando ao investidor cravar preços mais atrativos para a sua operação.

 

Quais são as suas principais vantagens?

Neste tópico, apresentaremos alguns bons motivos para que você comece a usar essa plataforma operacional. Acompanhe!

 

Personalização por meio de plug-ins

Um dos principais diferenciais é a possibilidade de personalização completa da plataforma de acordo com as necessidades do investidor.

Assim, você tem total liberdade para determinar estratégias, criar indicadores, entre outras ações. Tudo isso só é possível graças aos milhares de plug-ins que podem ser instalados.

 

Diversos estilos gráficos

Outra vantagem muito interessante é a possibilidade de inclusão de inúmeros tipos gráficos. No geral, são mais de dez modelos diferentes, que são utilizados por vários segmentos da análise gráfica.

Quando o assunto é gráfico, podemos abrir um leque de opções. Os mais conhecidos são os de Candlesticks, que podem ser personalizados com cores diferentes para compras e vendas, bem como terem o seu tempo de atuação modificado de acordo com a análise do investidor.

Além desse mais comum, a plataforma também dispõe de modelos mais exóticos, como o gráfico de Renko, que não sofre alterações de acordo com o tempo — na verdade, ele sequer o considera para formar as suas barras.

Nesse caso, o elemento utilizado é o preço. A cada nível de preços alcançado, uma nova barra é formada. Assim como o gráfico mencionado anteriormente, esse e os outros formatos são totalmente personalizáveis.

 

Indicadores técnicos

Os indicadores são ferramentas que facilitam a análise de históricos de preços pelos investidores. Muitos robôs modernos utilizados por instituições financeiras que movimentam milhões de reais todos os dias utilizam esses mesmos elementos para tomarem as suas decisões.

Portanto, vale a pena contar com eles para embasar as suas decisões. A plataforma NinjaTrader disponibiliza mais de 100 indicadores técnicos, desde as versões mais básicas.

Dessa forma, ao contratar essa ferramenta, você terá acesso a elementos utilizados por grandes players do mercado para montar posições ou realizar operações como Day Trade, que ocorrem em um curtíssimo espaço de tempo. São exemplos desses indicadores as médias móveis, IFR, Bandas de Bollinger, Fibonacci, entre outros.

 

Ferramentas de desenho

Muitos investidores que utilizam a análise gráfica para tomar as suas decisões atuam com ferramentas de desenhos. Elas são essenciais para traçar linhas que formam padrões de mercado, como a bandeira, canais de alta e baixa, entre outros.

Algumas plataformas do mercado exigem que o investidor instale uma espécie de aplicativo para que esses desenhos sejam inseridos no gráfico. Na NinjaTrader, entretanto, essa funcionalidade é nativa da plataforma.

Assim, você pode ter todo o controle desses desenhos dentro do sistema, sem ter que apelar para aplicações externas.

 

Simulador de mercado

Você sabia que é possível operar no mercado real, com todos os movimentos de grandes players e demais pessoas físicas que estão operando no exato momento, fazer entradas e saídas, porém, sem movimentar um único centavo?

Essa possibilidade existe por meio do módulo de simulação de mercado. Nesse caso, você analisa a tela em tempo real, faz operações reais, entretanto, sem colocar o seu dinheiro em risco — e, obviamente, sem obter nenhum tipo de lucro.

No entanto, o módulo simulador é essencial para os investidores iniciantes, para que eles possam treinar as suas estratégias até definirem setups operacionais que atendam aos seus objetivos, antes de aportarem os seus recursos financeiros.

Entretanto, essa funcionalidade não é restrita aos iniciantes. Muitos investidores experientes utilizam o módulo de simulação para treinar outras estratégias ou para continuar operando quando a sua meta financeira é atingida.

O simulador, portanto, é um módulo de estudos, e aliado ao replay de mercado, se torna uma das mais importantes funções de uma plataforma. No NinjaTrader, é possível ter acesso a ela desde as primeiras e mais básicas versões.

Afinal, como essa é uma funcionalidade utilizada por investidores iniciantes e avançados, é importante que ela seja disponibilizada para todas as versões da ferramenta e, consequentemente, perfis de usuários.

 

Sistema avançado de alertas

Durante o pregão, os preços oscilam muito. No Dólar, por exemplo, em um único dia, os preços podem variar dezenas de pontos. Sendo assim, é muito comum que, em apenas alguns minutos dedicados para uma pausa, o mercado atinja pontos que, na sua visão e análise, seriam boas opções para se posicionar.

Quando retorna da pausa, resta apenas a frustração de ter visto um grande movimento no gráfico, sem poder ter participado. Na NinjaTrader esse tipo de problema é resolvido com o sistema avançado de alertas.

Com ele, é possível inserir avisos sonoros quando o ativo alcançar determinado valor. Assim, você pode colocar esse alerta em alguns níveis próximos do seu ponto de entrada, dando chance para que você possa chegar até o computador e acompanhar o movimento.

 

Redução de riscos

Em todas as operações realizadas com renda variável existem riscos. Um deles está relacionado às plataformas, tais como atrasos no envio de ordens, travamentos, entre outros.

Esses riscos são consideravelmente reduzidos quando você tem acesso a uma plataforma operacional robusta como a NinjaTrader. Nesse sentido, utilizar esse sistema pode ajudar a evitar esse tipo de problema.

Obviamente, além desse fator, é necessário que a plataforma de investimento da corretora ou banco tenha o mesmo grau de robustez e confiabilidade, como é o caso do modalmais.

 

Como contratar a plataforma NinjaTrader?

Contratar uma plataforma operacional como a NinjaTrader é muito simples, entretanto, é preciso observar alguns passos. Inicialmente, é necessário ter uma conta no modalmais, o que é muito fácil de fazer.

Em seguida, a instituição precisa entender o seu perfil de investidor, para que você tenha acesso a esse tipo de ferramenta dentro da plataforma. Isso é feito por meio do preenchimento de um formulário eletrônico, que contém as suas informações e objetivos financeiros no universo dos investimentos.

Esse formulário é denominado de Suitability. Após esses processos, você terá acesso ao seu Dashboard, ou seja, a área logada do banco digital dos investidores. Nele, encontrará centenas de opções, mas, nesse momento, precisaremos focar em poucas delas.

Primeiro, é necessário enviar recursos para a instituição. Isso pode ser feito por meio de TED do seu banco. Em seguida, basta ir até a página em que constam todas as plataformas, escolher a versão da NinjaTrader que deseja contratar, inserir a sua assinatura digital e prosseguir a instalação em seu computador.

Feito isso, você terá acesso a todas as funcionalidades dessa plataforma, aproveitando as inúmeras vantagens que mencionamos e outras que serão percebidas enquanto ela for utilizada.

Por fim, podemos concluir que a NinjaTrader proporciona a qualidade que o investidor necessita em uma plataforma, bem como as ferramentas necessárias para que a sua análise possa ser realizada, possibilitando entradas mais precisas e gerando mais oportunidades de rentabilidade.

Gostou deste conteúdo? Aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais. E para ficar sempre por dentro de tudo o que rola no universo financeiro, assine, hoje mesmo, nossa newsletter gratuita.

Se você gostou deste artigo e quer saber um pouco mais sobre essa plataforma, abra a sua conta no modalmais e faça a contratação.