Blog do modalmais

O que é IMA-B: conheça mais sobre o índice

O índice IMA-B consiste em um importante indicador do mercado financeiro, por isso, os investidores precisam ficar atentos ao seu funcionamento e as suas principais características.

Saiba que ele é utilizado para acompanhar os principais títulos de renda fixa que acompanham a inflação, então, ele pode ser usado para diversos objetivos. Nesse sentido, mesmo quem não participa desse mercado é afetado pelo IMA-B — já que a inflação reduz significativamente o poder de compra de todos.

Os investidores de renda variável também sofrem com a influência desse fator. Continue a leitura e saiba mais a respeito dessa sigla e o seu funcionamento!

O que é IMA-B?

O IMA-B é um índice que acompanha o desenvolvimento e o crescimento de uma carteira constituída pelos títulos do Tesouro associados ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), e ele representa as variações de preços de um conjunto de serviços e produtos no país.

Sendo assim, o índice está ligado diretamente à inflação brasileira. Ele faz parte das ações macroeconômicas do Brasil e da meta de inflação anual. Dessa forma, é esse índice que deixa claro o quanto o poder de compra perde durante o ano.

Ao avaliar o IMA-B em relação aos títulos do Tesouro Nacional, eles são considerados um tipo de rentabilidade híbrida. Isso quer dizer que o valor recebido durante o ano é calculado seguindo o IPCA mais um percentual fixo comunicado aos investidores previamente.

O IMA-B é Subdivido em duas categorias: o IMA-B 5 ,que são os títulos que são indexados à inflação com tempo menor que cinco anos, e o IMA-B 5+, que engloba os títulos indexados à inflação e que apresenta um prazo igual ou maior do que cinco anos.

Qual é a sua relação com o Tesouro IPCA e com as NTN-B?

O índice IMA-B é associado ao desempenho das NTN-Bs e dos Títulos do Tesouro IPCA. Assim, o índice do desempenho é ligado, indiretamente, com base no índice IPCA, que é o indexador desses títulos do Tesouro.

É válido ressaltar que NTN-B significa Notas do Tesouro Nacional -Série B ou Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais. Dessa forma, as NTN-B são títulos de dívida do Tesouro Nacional, e a sua taxa é ligada ao IPCA mais uma taxa de juros prefixada.

O IMA-B está associado ao IPCA, sendo que ele é quem calcula a mudança de valores nos produtos e serviços oferecidos no Brasil. Para compreender melhor, saiba que o IMA-B mostra as alterações de preços nas carteiras dos títulos públicos que acompanham o IPCA.

Como investir nos fundos de IMA-B?

Os fundos IMA-B são investimentos de renda fixa que apresentam uma ação diferente do seu próprio índice, o IMB-A — que são ferramentas que permitem o acesso às mudanças do IMA-B para os seus investidores.

É necessário ressaltar que para investir nos fundos de IMA-B é preciso que o investidor compre indiretamente títulos públicos do Governo Federal na categoria do Tesouro IPCA+, podendo ou não ter prazo de vencimento.

Saiba que mesmo sendo um fundo de renda fixa, eles podem ter oscilações mais elevadas do que os títulos pós-fixados por causa da marcação a mercado e dos fatores da economia que interferem nas taxas de juros e na inflação.

É vantajoso investir em fundos IMA-B?

Para saber se vale a pena ou se é vantajoso investir em fundos IMA-B é fundamental que você analise o seu perfil de investidor para tomar a decisão mais certeira. Saiba que eles oferecem grandes riscos, e caso você seja um investidor mais conservador, pode não se adaptar bem a esse tipo de negócio.

Também é primordial levar em consideração os seus objetivos financeiros e quais os prazos estabelecidos pelas suas metas. Adquirir títulos associados à inflação e ficar com eles até o vencimento consiste em uma estratégia a longo prazo, uma vez que é preciso se proteger da perda do poder de compra.

Entretanto, investir nesse fundo pode ser uma eficiente estratégia para alcançar uma rentabilidade acima da média e, consequentemente, ter a oportunidade de fazer o capital crescer com base no desempenho da curva de juros e nas alterações de preços.

Dessa forma, é perceptível a necessidade de analisar os seus principais objetivos, já que existem os prós e os contras. Ao entender as suas metas, você consegue escolher a melhor opção para as suas necessidades.

O que interfere nos valores das cotas desse fundo?

É fundamental ressaltar que a alta inflação não é algo que valoriza os fundos associados ao IMA-B. A variação depende do comportamento da curva de juros.

Saiba que a relação entre os valores das cotas e dos juros é algo negativo. Nesse contexto, se existir a expectativa de aumento da Selic até a data de vencimento do fundo, os valores relacionados às cotas caem. Caso a perspectiva seja de queda, os preços aumentam.

A inflação tem uma função indireta. Se ela aumentar, é possível que o Banco Central prefira aumentar a Selic como parte da política monetária. Isso faz com que os preços dos títulos baixem. Assim, a inflação e os fundos IMA-B podem ter uma relação negativa.

Quais são os gastos dos fundos IMA-B?

Todos os fundos de investimentos apresentam custos, e com os fundos IMA-B não seria diferente. É necessário pagar taxas de administração para a gestão responsável. Além do mais, pode existir a cobrança de uma taxa de performance sobre a rentabilidade que ultrapassar o IMA-B.

São cobrados dos fundos o Imposto de Renda por meio do conhecido sistema come-cotas. Ele segue a tabela regressiva para aplicações financeiras. Ficar atento a essas cobranças é primordial. Dessa maneira, você não é surpreendido e não se arrepende do investimento realizado. Por isso, pesquise antes de escolher o fundo.

Ao conhecer melhor o funcionamento do fundo IMA-B, você consegue tomar uma decisão mais satisfatória em sua vida financeira. Saber como ocorrem as oscilações faz com que o seu investimento tenha bons resultados, e você alcance uma boa remuneração.

Ainda não é Cliente? Abra a sua conta no modalmais

Siga o Blog modalmais no Telegram.

close

Seja notificado quando sair novos conteúdos.