Blog do modalmais

Principais Indicadores da Bolsa: conheça quais são

Principais Indicadores da Bolsa: conheça quais são

Entrar no mercado financeiro está sendo cada vez mais comum para os brasileiros, que estão fugindo de investimentos tradicionais e com pouca rentabilidade, para começar a aproveitar todos os benefícios de adquirir ativos com excelente potencial. Por isso, resolvemos preparar um conteúdo para que você conheça os principais Indicadores da Bolsa.

Afinal, para obter os melhores resultados é fundamental ter bons conhecimentos, de forma que seja possível avaliar qual deve ser o comportamento dos produtos dentro dos contextos econômicos e até mesmo políticos aos quais o mundo sempre está exposto. Continue sua leitura e descubra como fazer isso!

O que são indicadores financeiros da Bolsa?

De uma maneira resumida, podemos dizer que os indicadores financeiros são índices que oferecem informações relativas à Bolsa de Valores, com dados oriundos do resultado de ativos do mercado financeiro e da própria economia do país. Para calculá-los, é preciso considerar uma série de elementos, o que usualmente é feito por institutos especializados no ramo.

Por aqui, temos muitas empresas que têm ações na B3 e que, para facilitar a vida dos investidores e atrair mais recursos, disponibilizam métricas, balanços e demonstrativos contábeis publicamente. Com isso, os interessados podem fazer uma avaliação mais profunda e, dessa maneira, conquistar mais embasamento para as tomadas de decisão.

Por que os indicadores são importantes?

Como dissemos acima, a principal função dos indicadores financeiros está em oferecer informações para o público. Entre outras coisas, eles ajudam a identificar como anda a saúde financeira de uma empresa ou mesmo a conjuntura do país, permitindo que seja possível montar uma carteira em melhor sintonia com o perfil do investidor.

Além disso, é uma forma de entender a capacidade de geração de resultados de um produto, seu nível de endividamento, potencial para o futuro e assim por diante. Para quem aplica na Bolsa de Valores, sobretudo com um planejamento de médio e longo prazo, as métricas são simplesmente imprescindíveis, substituindo suposições por dados sólidos.

Quais são os principais indicadores do mercado?

Agora que você já entendeu um pouco melhor o conceito e a importância, é bem provável que esteja ansioso por começar a usar métricas para direcionar seus investimentos. No entanto, para fazer isso de forma adequada, é preciso saber o que analisar. Por isso, a seguir, separamos alguns dos principais indicadores financeiros do mercado. Confira.

Taxa Selic

Mesmo que você não seja dos mais familiarizados com o mercado financeiro, é muito provável que você já tenha ouvido falar sobre a famosa Selic. Isso ocorre porque ela é a taxa básica da nossa economia, ou seja, é usada como referência para uma série de outros indicadores e abaliza as alíquotas cobradas, tanto no poder público quanto no setor privado. 

Na prática, estamos falando do principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central (BC), servindo até mesmo para o controle da inflação, justamente por sua capacidade de influenciar todos os outros juros do país. Embora estivesse nos patamares mais baixos da história, ela voltou a subir com todo o contexto da pandemia.

O que o investidor precisa ter em mente é como ela incide sobre operações de empréstimos, financiamentos habitacionais e demais aplicações, como os empréstimos entre as instituições que usam títulos públicos federais como garantia, como o Tesouro Direto.  Esporadicamente, o Comitê de Política Monetária (Copom) faz uma reunião e divulga eventuais mudanças.

IPCA

Falando em inflação, não podemos deixar de citar o IPCA, que significa Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. É um indicador financeiro criado no ano de 1979, com o intuito de refletir as variações dos valores das compras à vista para os principais produtos e serviços utilizados pelas famílias brasileiras.

Embora seja uma métrica de abrangência nacional, feita por intermédio do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) todos os meses entre os dias 1 e 30, as pesquisas são efetuadas apenas em algumas capitais relevantes do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Curitiba, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Vitória, Porto Alegre, Goiânia e Distrito Federal.

Para o cálculo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, são considerados setores como transporte, alimentação, habitação, vestuário e assim por diante, verificando o seu impacto em famílias que têm rendimentos em torno de 1 a 40 salários-mínimos, o que representa, em teoria, cerca de 90% da nossa população urbana.

PIB

O PIB é mais um dos indicadores financeiros que devem ser dominados por quem já faz ou está pensando em começar a fazer os seus investimentos na Bolsa de Valores. A sigla, que significa Produto Interno Bruto, está relacionada com a soma de todos os bens e serviços que foram realizados em um determinado país, estado ou mesmo cidade, usualmente por um ano.

Aliás, nos últimos meses, o tema ganhou os noticiários por aqui, tendo em vista que subiu acima das expectativas no Brasil e recolocou nossa economia entre as dez maiores do planeta, mesmo depois de todos os efeitos deletérios da pandemia e das demandas de isolamento social. Para os próximos tempos, a expectativa é de ainda mais crescimento. 

Por aqui, o PIB também é divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística e, de uma forma resumida, quanto mais alto for, maior a nossa atividade econômica. Em 2021, por exemplo, o resultado foi de R$ 8,7 trilhões. Observando o índice, é possível antever tendências e apostar em movimentos estratégicos, mirando em locais com melhores projeções.

INCC

Em um primeiro momento, o INCC, que quer dizer Índice Nacional de Custo da Construção, pode parecer um indicador financeiro muito específico, útil apenas para os mercados relacionados ao setor imobiliário. No entanto, essa seria uma visão muito simplória, tendo em vista que o segmento é tão relevante que reflete e influencia praticamente todos os outros.

Criando pela renomada Fundação Getúlio Vargas (FGV), o seu intuito é o de monitorar a evolução dos preços de materiais, insumos e serviços de mão de obra destinados à edificação de propriedades no Brasil. Inicialmente, sua abrangência se limitava à cidade do Rio de Janeiro, mas, nos dias de hoje, passou a ser calculado com base em nossas sete principais capitais.

Na prática, o INCC é usado para corrigir as prestações de imóveis na planta ou ainda na fase de obras, até que estejam concluídas. Porém, o seu conhecimento pode direcionar uma série de outras decisões e mostrar produtos mais ou menos interessantes no momento, como Fundos Imobiliários e outros ativos relacionados na Bolsa de Valores.

Balança Comercial

A balança comercial é constantemente citada em jornais e outros veículos de comunicação que tratam de economia, mas o seu conceito nem sempre é muito bem compreendido pelos brasileiros. De uma forma resumida, podemos dizer que ela reflete e contabiliza as transações resultantes de atividades produtivas de um país, estado ou cidade.

Para calcular a Balança Comercial brasileira, precisamos dividir a conta entre exportações, que são o total de vendas de bens de dentro para fora, ou seja, para outras nações, assim como as importações, que são os artigos que nós compramos dos outros. Sendo assim, quanto mais positiva a métrica for, melhores as perspectivas para o local.

Uma questão importante é que as nações em desenvolvimento, como o Brasil, usualmente produzem e exportam itens com menor valor agregado, como arroz, trigo, milho, minérios e assim por diante. Já os mais ricos e desenvolvidos fabricam produtos com mais tecnologia, como eletrônicos e maquinários, levando uma grande vantagem no final das contas.

Lucro Bruto e Lucro Líquido

Por fim, falando especificamente de indicadores financeiros relativos a empresas, não poderíamos deixar de citar aqueles que estão relacionados à sua lucratividade. Tenha em mente que, embora o mercado financeiro possa oferecer excelentes retornos, os melhores resultados, sobretudo em ações, só são obtidos por quem se informa e entende do setor. 

Sendo assim, um dos fatores que você deve avaliar antes de apostar em um ativo de uma empresa é o lucro bruto, que é resultante da subtração de custos pela receita líquida. Logicamente, é um número variável, tendo em vista que o montante de despesas depende do volume produtivo da organização em um período determinado. 

Além disso, também vale a pena dar uma olhada no chamado lucro líquido, considerado ainda mais importante pelos especialistas. Isso ocorre porque ele tem a capacidade de demonstrar melhor a realidade do negócio, pois contabiliza o que sobre depois de todos os desembolsos, como salários de funcionários, contas recorrentes, seguros, investimentos e assim por diante.

Pronto! Se você chegou até aqui, é bem provável que já esteja muito melhor familiarizado com o conceito de indicadores financeiros, entendendo como eles podem ser relevantes para quem pretende ter melhores resultados na Bolsa de Valores. Para acompanhá-los, é essencial ficar bem informado, seguir especialistas nas redes sociais e acompanhar blogs de empresas com boa expertise no segmento.

Gostou de aprender quais são os principais Indicadores da Bolsa?

Se você gostou deste artigo e quer continuar recebendo dicas sobre investimentos, assine a nossa newsletter. Dessa forma, você será informado sempre que publicarmos um novo conteúdo.

Ainda não é Cliente? Abra a sua conta no modalmais

Siga o Blog modalmais no Telegram.

close

Seja notificado quando sair novos conteúdos.