O Programa de pontos é um serviço comumente oferecido por muitas operadoras de cartão de crédito e bancos que têm por objetivo permitir que o cliente acumule pontos com o uso do cartão de crédito e posteriormente troque-os por produtos e serviços.

Esse tipo de atividade ficou muito popular no Brasil, e dificilmente você encontra uma pessoa que não saiba do que se trata. O grande problema é que a imensa maioria não utiliza essas vantagens e acaba deixando os seus pontos vencerem, sem aproveitar os benefícios que poderiam ser obtidos.

Neste artigo, mostraremos tudo o que você precisa saber sobre o programa de pontos e as principais vantagens de utilizar um em especial. Acompanhe!

 

O que é um programa de pontos?

Basicamente, um programa de pontos tradicional é um sistema que permite a aquisição de pontos a cada vez que você utiliza um cartão de crédito, determinado aplicativo ou uma conta bancária. Tudo isso começou de forma muito forte com as operadoras de cartão de crédito. Atualmente, no entanto, existem outras empresas que oferecem essas vantagens aos seus clientes.

Existem sistemas mais restritos, que proporcionam vantagens apenas para compras dentro dos estabelecimentos de um mesmo fornecedor. É o caso, por exemplo, de uma locadora de veículos que permite o acúmulo de pontos para trocar pelas suas próprias locações, ou aquelas que permitem a troca dos pontos por toda uma rede credenciada previamente.

A criação dos pontos foi uma ideia revolucionária e tem um objetivo principal, que é o de estimular o consumo dos clientes em lojas parceiras e torná-los fiéis a esses estabelecimentos. Dessa forma, todos os envolvidos saem ganhando: o lojista ou a instituição, que podem aumentar as suas vendas, o programa de pontos, que faz a intermediação desses pontos e, principalmente, o cliente, que pode trocar sua pontuação acumulada por produtos e serviços de sua livre escolha.

Apesar de tão benéficos e bastante conhecidos no Brasil, os programas de pontos ainda não são amplamente utilizados. Só para você ter uma ideia, segundo dados publicados no site da Exame, em determinado ano, um único programa de pontos deixou de conceder cerca de um milhão de prêmios. E o único motivo é que as pessoas compram no estabelecimento e, simplesmente, se esquecem de resgatar seus pontos para trocar por produtos ou serviços.

Talvez, as maiores dificuldades que levam as pessoas a não resgatarem esses pontos sejam o desconhecimento de que eles estão sendo acumulados, ou, mesmo que essas pessoas tenham ciência de que há pontos à espera de serem utilizados, têm prazo de validade. A grande questão é que, se você acumular esses pontos, conseguirá vantagens, efetivamente, muito interessantes.

 

Qual é a diferença entre pontos e milhas?

Também é importante conhecer a diferença entre pontos e milhas. Basicamente, os pontos são benefícios oferecidos por bancos ou operadoras de cartões, em um programa de fidelidade, e geralmente são acumulados a cada compra que uma pessoa faz, com o cartão participante, quando a fatura é paga.

As milhas, por outro lado, são benefícios exclusivos de um sistema de milhagem, como: Smiles, Tudo Azul, Latam Pass, Livelo, entre outros. Esses benefícios recebem esse nome para referenciar as companhias aéreas que foram as pioneiras na criação desses sistemas.

Apesar de a maioria estar ligado a companhias aéreas, é possível trocar milhas por diversos tipos de produtos e serviços, e não somente por passagens. Existem alguns programas que oferecem acréscimo de seus pontos ao colocá-los dentro do sistema de milhagem, potencializando o seu poder de troca. Assim, em alguns casos, é possível agregar as vantagens dos pontos acumulados com o cartão de crédito a programas de milhagens.

 

Como funciona o programa de pontos?

Agora que você já entendeu o que são os programas de pontos e que a maioria deles acaba perdendo-se sem ser utilizada, mostraremos como funciona esse sistema. Inicialmente, você utiliza o seu cartão de crédito em uma loja qualquer, por exemplo.

Vamos imaginar que, a cada real gasto no cartão de crédito, você adquire 0,5 pontos no seu programa. Assim, ao final do mês, você teve um gasto total de R$ 2.000,00 e um acúmulo de pontos no valor de 1.000 pontos. Se este for o seu gasto médio mensal, ao final de um ano, você terá acumulado cerca de 12.000 pontos que podem ser trocados de diversas formas.

Suponhamos, portanto, que você precise fazer uma viagem e se lembra de que tem um montante de pontos acumulados. O próximo passo seria transferir esses pontos para um programa de milhagem. Existem vários no Brasil, mas, para este exemplo e como estamos tratando de uma viagem, vamos utilizar o Smiles, um programa oferecido pela empresa Gol Linhas Aéreas.

Existem duas formas de utilizar seus pontos: uma delas é ao realizar compras e pagar parte em dinheiro, parte em pontos. Por exemplo, vamos imaginar que uma passagem custe R$ 150,00 na compra convencional. Você pode optar por pagar uma parte do valor com seus pontos e outra em dinheiro.

Algumas pessoas aproveitam os pontos para adicionar serviços de conveniência em voos ou optar por assentos mais confortáveis, por exemplo.

 

Quais são as vantagens de utilizar um programa de pontos?

Uma das principais vantagens desse tipo de programa é a possibilidade de trocar os pontos ganhos em operações de consumo por outros produtos e serviços. Existem pessoas que são verdadeiros acumuladores de pontos e que conseguem fazer viagens aéreas, pagar hospedagem e até comprar alguns itens sem gastar um único centavo.

Além disso, você pode acumular pontos das mais diversas fontes, por exemplo: ao fazer compras com o cartão de crédito ou até mesmo, dependendo do programa de fidelidade, ao utilizar o cartão de crédito para pagar as suas contas de consumo, como água e telefone.

Entretanto, quanto a essa última dica, é indispensável que você verifique se o emissor do seu cartão  de crédito oferece esse serviço e caso positivo, se ao utilizá-lo para essa finalidade, acumulará pontos.  Os pagamentos com essa modalidade precisam ser muito bem planejados para evitar que a tentativa de juntar pontos acabe tornando-se uma dor de cabeça.

Por fim, utilizar programas de acúmulo de pontos proporciona diversas vantagens, já que com eles é possível acumular e trocar pontos por produtos, serviços, ou até mesmo complementar compras que seriam pagas integralmente em dinheiro.

 

Como acumular pontos com o Modalmais Rewards?

O modalmais não para de inovar e, pensando em oferecer novas oportunidades e vantagens para os seus clientes, lançou o modalmais rewards. Esse último termo, traduzido para o português, significa recompensa, e é justamente isso que o modalmais oferece.

Para acumular pontos no modalmais rewards, é muito simples, podendo ser feito em todos os cartões de crédito da família, como o Classic, Platinum e Infinite. Este já é um dos grandes diferenciais do programa: oferecer a possibilidade de juntar pontos em toda a sua linha.

Muitas operadoras de cartões e instituições bancárias oferecem esses benefícios apenas para os clientes que têm contas premium que exigem o pagamento de anuidades diferenciadas. Já no programa de pontos do modalmais você pode acumular seus pontos desde o cartão de crédito mais simples.

Então é muito simples: basta solicitar o seu cartão de crédito, contratar o programa de pontos modalmais rewards – que é grátis nas versões Platinum e Infinite – e, ao pagar a fatura, você já estará acumulando pontos.
Além disso, você também pode comprar na nossa loja online e acumular ainda mais pontos para trocar por celulares, eletrodomésticos, entrada em cinema, passagens aéreas e tantos outros serviços como os que mencionamos em tópicos anteriores.

Também existe um sistema chamado Cash Forwad. Basicamente, ele proporciona uma vantagem totalmente inovadora nesse mercado. Ele possibilita a multiplicação dos seus pontos a cada mês, aumentando a sua quantidade de pontos exponencialmente, por um período de até 12 meses. O melhor é que os pontos acumulados no Cash Forward não expiram nunca.

Você pode até se perguntar: “se eu não utilizar todos esses pontos que serão acumulados, o que acontece com eles?” A resposta está em outro sistema totalmente inovador e único no mercado. Os pontos não utilizados podem ser transformados em dinheiro e retornados para a sua conta corrente. Assim, você pode utilizar esse valor para ajudar no pagamento de suas faturas, aplicar utilizando a nossa plataforma de investimentos ou da forma que desejar.

Para entender isso, suponhamos que você necessite de determinado produto – uma mochila, por exemplo. Uma pessoa que não conhece esse sistema, simplesmente vai até uma loja, escolhe o item que lhe agrada e, em seguida, faz o pagamento. Ela tem o bem desejado, paga por ele, mas não recebe nenhum benefício além disso.

Quem tem à sua disposição um serviço como o modalmais rewards, por exemplo, consegue comprar o item desejado, seja ou não em nossa loja online, e o valor gasto é convertido em pontos, de acordo com o cartão adquirido.

E o melhor, se você transferir os pontos acumulados com o modalmais rewards para o Cash Forward, com o passar do tempo, seus pontos vão se multiplicando, e você pode começar a utilizá-los nas mais variadas formas que mencionamos neste artigo.

O que faz muitas pessoas deixarem de acompanhar os seus pontos é justamente a dificuldade que algumas encontram em acumulá-los. Entretanto, você pode perceber que existem diversas formas de fazer isso. Portanto, quando for consumir algum produto, pagando com o cartão de crédito, lembre-se sempre de que pode utilizar a sua aquisição para juntar pontos com o programa de pontos do banco digital modalmais.

 

Como funciona o sistema inteligente de pontos?

O sistema inteligente de pontos funciona de forma muito simples e eficiente. Cada um dos tipos de cartão receberá uma quantidade diferenciada de pontuação na utilização. Ele faz a multiplicação do saldo de pontos do seu cartão de crédito para que você possa resgatar quando quiser. Esse é o sistema que já mencionamos em um tópico anterior, chamado de Cash Forward.

Cada um dos cartões de crédito possui um percentual de acúmulo de pontos diferenciado. Por exemplo, transferindo os pontos acumulados no modalmais rewards para o Cash Foward, o Classic retorna até 1% das suas compras em pontos. No Platinum, esse percentual sobe para 1,5% e, por fim, o cartão Infinite gera até 2% em pontos sobre o valor gasto.

Para utilizar esse sistema, você precisa, inicialmente, abrir uma conta no modalmais  e fazer parte do programa de pontos que discorremos neste artigo. Depois disso, você deve transferir os seus pontos para o Cash Forwad. Você também pode optar pela transferência automática e garantir que todos os seus pontos acumulados aproveitarão o benefício de serem multiplicados.

Os pontos armazenados são multiplicados por até 12 meses, mas nunca expiram. Após esse período de 12 meses, os pontos param de se multiplicar, mas você pode resgatar e trocar por produtos ou serviços nas lojas parceiras ou, ainda, utilizar o dinheiro na sua conta corrente como quiser, inclusive para fazer pagamentos ou investir. Caso você queira, também pode usar os pontos como crédito na fatura do seu cartão de crédito. Tudo isso a partir do primeiro mês!

Outra vantagem é que cada 1 ponto acumulado equivale a 1 real de retorno com o Cash Forwad. Essa é uma vantagem inovadora e muito difícil de ser encontrada no Brasil atualmente. Ter uma instituição capaz de oferecer uma gama de serviços completos para o seu dia a dia na gestão da sua vida financeira faz toda a diferença. Por isso, aproveite essa oportunidade e faça parte do modalmais rewards.

Como você pôde perceber, o programa de pontos é algo totalmente vantajoso para todos os envolvidos em uma relação de consumo, especialmente para o próprio consumidor que pode obter uma série de benefícios diferentes, tendo a liberdade de trocar seus pontos por produtos ou serviços que ele julgar indispensáveis.

Você gostou dessas informações? Então, e comece a aproveitar todos esses benefícios e as demais vantagens que temos a oferecer!

 

Nova call to action