Analisar uma organização, seja para comprar ações ou permanecer em uma operação não é uma tarefa simples de se fazer. É necessário verificar uma série de questões econômicas e políticas, e os documentos gerados pela própria instituição. Dentre esses documentos estão os resultados trimestrais de empresas.

Com base nessa informação, um investidor consegue ter mais embasamento antes de tomar decisões de compra ou sobre manter determinado lote de ações em sua carteira, podendo aproveitar grandes oportunidades de fazer o seu patrimônio crescer ou, ainda, evitar perda de recursos.

Neste artigo, mostraremos o que são, como analisar e ter acesso aos resultados trimestrais de uma organização. Acompanhe!

 

O que são resultados trimestrais de empresas?

A escolha de um ativo para investir deve ser feita após uma criteriosa análise da companhia. Deve-se levar em consideração os aspectos financeiros do mercado em que ela atua, cadeia de fornecedores, impacto das variáveis macroeconômicas e governança corporativa.

É por isso que os resultados trimestrais são esperados com ansiedade pelos investidores que enxergam neles a oportunidade real de verificar as condições gerais da organização com a qual desejam adquirir ações ou permanecer posicionados.

Mas o que são esses relatórios de resultados trimestrais? Basicamente, são um conjunto de informações,  administrativas, financeiras e patrimoniais, que devem, por lei, ser divulgadas por empresas de capital aberto, ou seja, que têm as suas ações negociadas em Bolsa de Valores. Nesse documento, são divulgados o desempenho geral do negócio no período de três meses.

 

Qual a importância dos relatórios trimestrais?

Outra pergunta que fica no ar é a seguinte: qual a real importância dos relatórios de resultados trimestrais de empresas para o investidor e, porque eles são tão aguardados?

Com base nesse relatório – e na comparação desse mesmo, em períodos anteriores – é possível que o investidor avalie a saúde financeira da companhia, de forma mais clara e objetiva, o que o auxiliará em diversas decisões a respeito das ações dessa empresa, como por exemplo, se é uma boa oportunidade para comprá-las ou mesmo vendê-las.

Tanto os analistas quanto os investidores, sejam eles institucionais ou pessoas físicas, aguardam que as empresas listadas na B3 façam o devido anúncio dos seus ganhos no trimestre. Essas são informações divulgadas nos canais próprios de Relacionamento com o Investidor (RI) ou no site da

Nesses dias de divulgação de dados, é muito comum que ocorram mudanças significativas nos preços das ações, o que gera muitas oportunidades para os investidores. Porém, a que querem fazer operações de entrada e saída rápida, conhecidas como Day Trade.

Como citamos, dependendo do resultado, é possível ter uma pequena queda nos preços, gerando oportunidades de compra de ações da empresa. Isso, obviamente, se o conjunto de para esse tipo de operação.

Vale a pena ressaltar que é muito frequente que essas mudanças bruscas nos preços das ações de algumas empresas possam ter embasamento em outros fatores e não somente nos resultados trimestrais que foram publicados.

Em alguns casos, essa publicação serve como um estopim para que o preço seja jogado para baixo ou ocorra uma elevação desses valores. Por isso, é de extrema importância que o investidor tenha acesso a um Home Broker ou outras plataformas de negociações estáveis, para que possa acompanhar com atenção e segurança sua posição em custódia.

No mais, os resultados trimestrais de empresas têm uma importância fundamental na decisão de um investidor sobre determinado papel, possibilitando que ele avalie se a empresa conseguiu alcançar os objetivos esperados.
 

Quais são os principais dados publicados trimestralmente?

Agora que você já entende o que são e qual a importância dos relatórios trimestrais, é importante que você saiba também quais as principais informações encontradas neles.

 

Demonstrativo de Fluxo de caixa

Esse relatório indica a posição financeira da empresa – ou seja, as entradas e saídas de caixa – em determinado período, mas nesse caso – e de modo geral para as empresas de capital aberto -, avalia o trimestre.

A partir desse relatório, o investidor pode avaliar, por exemplo, se os dividendos pagos pela empresa estão de fato de acordo com sua geração de caixa.

 

Demonstração do resultado do Exercício

Conhecido também como DRE, é um relatório que apresenta um resumo financeiro oriundo de resultados operacionais e também não operacionais da empresa.

Esse relatório utiliza como base o faturamento total da empresa, e assim, indica se houve lucro ou prejuízo no período avaliado.

 

Balanço Patrimonial

Um dos principais relatórios financeiros publicados trimestralmente pelas empresas, é o seu balanço patrimonial. Esse relatório permite a avaliação do alinhamento da organização no que diz respeito às condições contábeis e econômicas em determinado período.

A partir desse documento é possível extrair uma série de análises e, principalmente, os indicadores mais importantes para embasar uma decisão de investimentos.

No balanço patrimonial você terá acesso ao Ativo, ou seja, todos os bens e direitos da organização, tais como: valores em caixa e bancos, estoques, bens imobilizados (terrenos, veículos, máquinas, equipamentos, etc.), marcas e patentes, entre outros.

Outro item a ser analisado, será o Passivo que traduz todas as obrigações de curto, médio e longo prazo, como: fornecedores a pagar, empréstimos, financiamentos e dívidas diversas.

Por fim, temos o Patrimônio Líquido, que traduz diretamente os recursos investidos pelos sócios, o que foi aportado no capital social, reservas, entre outros. Resumidamente, o patrimônio líquido expressa o que foi contabilizado como lucro ou prejuízo, no período levantado.

Com o balanço patrimonial é possível extrair informações que indiquem o valor da empresa, a possibilidade de pagamento de dividendos aos acionistas, entre outras informações relevantes ao investidor.

 

Relatórios diversos

O Balanço Patrimonial, sem dúvidas, é um dos relatórios mais indicados – especialmente dentro da obter informações e indicadores sobre a empresa. Entretanto, existem outros relatórios que também são publicados e têm a sua importância. Porém, o ideal é que você fique atento especialmente à informações como:

  • Faturamento;
  • Lucro líquido;
  • Gastos;
  • Análise de evolução das receitas.

 

Como analisar os relatórios de resultados trimestrais?

Apenas saber os dados publicados pelas empresas trimestralmente não garantirá nenhum resultado para o investidor. É importante saber como analisá-los e transformá-los em informações úteis que possam embasar uma decisão de entrada em algum tipo de operação com ações.

Veja dois exemplos opostos de como esses dados podem impactar nos preços dos papéis:

Quando o lucro supera as expectativas, é comum que as ações se valorizem. Entretanto, quando o lucro não atinge o esperado, ou mesmo quando ocorre prejuízo, o mercado pode se expressar com a queda no preço das ações.

Ainda assim, um resultado trimestral ruim não significa que a empresa esteja iniciando um processo de declínio. O desempenho, quando vem abaixo do esperado, precisa ser verificado em diversos pontos.

Dependendo da empresa, pode ser uma oportunidade para comprar ações a um preço reduzido, mas também pode traduzir o momento certo de sair de uma operação ou ficar bem longe da organização.

O fato é que você precisa avaliar os resultados trimestrais com base nos outros fundamentos da empresa, mercado de atuação, situação macroeconômica e política.
 

Como acessar um relatório de resultado trimestral?

Como citamos anteriormente, os relatórios trimestrais costumam ser divulgados nos portais da empresa, em páginas específicas para investidores, como a página de RI, bem como no site da B3. Além disso, em muitos casos esses resultados acabam sendo informados nas principais páginas de notícias brasileiras.

Por fim, é fundamental entender que os resultados trimestrais de empresas são fundamentais para a análise de determinada ação. Mas, ainda assim, para obter uma análise mais precisa, devem ser aliados a outros dados, métodos e ferramentas.

Gostou deste artigo? Que tal aproveitar esse novo conhecimento e começar a investir em ações? Para tanto, abra a sua conta no modalmais e conheça todos os benefícios que podemos oferecer para você.

 

 

Nova call to action