Antes de falar sobre como ser um Agente Autônomo de Investimentos de sucesso, acho importante definir o que é ser um AAI de sucesso.

 

O que define um Assessor de sucesso:

  1. Mais do que 75% do dinheiro de seus clientes estão sob sua assessoria;
  2.  

  3. Seu cliente não irá para a concorrência caso a carteira dele tenha um período com menos rendimento que o concorrente;
  4.  

  5. A carteira de clientes cresce organicamente via recomendações;
  6.  

  7. Consegue manter seu negócio e padrão de vida somente com as receitas recorrentes.

 

Como ser um Assessor de Sucesso:

  1. Desenvolva habilidades comerciais:
    A principal habilidade comercial de um assessor é a capacidade de escutar e entender as necessidades e objetivos de seus clientes e prospects. Este envolvimento permite um alinhamento que gera confiança entre as partes.
  2.  

  3. Desenvolva habilidades técnicas:
    O assessor de investimentos deve ter um conhecimento amplo sobre o funcionamento e risco de cada produto de investimento, economia e política nacional e internacional. Se suas habilidades forem somente comerciais, em algum momento o cliente perderá a confiança no assessor.
  4.  

  5. Realiza o planejamento financeiro de todos os seus clientes:
    Quem possui o plano, possui o cliente. Ao fazer o planejamento do seu cliente projetando as necessidades de reserva de emergência, proteções de seguros, investimentos previdenciários, sucessórios e para objetivos em geral, ele passará a ter uma proximidade e confiança que aumentarão a sua fidelidade, recomendações e percentual de patrimônio investido com o assessor.
  6.  

  7. Ter um processo de atendimento bem definido:
    O maior diferencial de um agente autônomo de investimentos é a qualidade de seu atendimento. O rendimento oferecido é importante, mas é impossível entregar o maior rendimento em 100% do tempo. Já a qualidade do serviço é totalmente controlável. Ter um processo bem definido e reconhecido pelo seu cliente é fundamental. Saber que vai receber um contato mensal, no mínimo, de seu assessor possui uma valor gigantesco.
  8.  

  9. Sabe dizer não para prospects que não possuem perfil para ser seu cliente:
    Infelizmente, um agente autônomo de investimentos possui um limite para quantidade de clientes que ele conseguirá manter seu padrão de atendimento. Por essa razão, é natural ter um patrimônio mínimo definido para poder aceitar alguém como cliente. É preciso ter um alinhamento entre hora trabalhada e receita gerada para a conta do negócio seja saudável.
  10.  

  11. Receita diversificada e estável:
    O Agente Autônomo de Investimentos, deve diversificar os investimentos de seus clientes de forma que grande parte da receita seja previsível e com menos volatilidade. A receita proveniente de investimentos voláteis e sem recorrência é importante, mas devem ser vistas como a cereja do bolo e não o prato principal.

 
Quero ser um Assessor de Investimentos modalmais.

 

Leia também:

Agente Autônomo de Investimentos: Como ser um (passo a passo)

Como começar a carreira de assessor de investimentos

Assessores de Investimentos: Em tempos de crise como cuidar do investidor