Começar a investir é, sem dúvida, um passo muito importante para qualquer pessoa. A partir do momento que você decide se tornar um investidor, obviamente, irá buscar as melhores indicações, informações e claro, antes de escolher a instituição onde irá investir, avaliará os custos envolvidos.

Afinal, a busca pela melhor relação entre custo e benefício é indispensável quando observados os resultados finais de uma aplicação. Quer saber o porquê? Vamos explicar melhor ao longo desse artigo.

Então, hoje falaremos de dois custos dos quais você pode evitar já durante a escolha da instituição que oferecerá os produtos de investimentos a você: as taxas de custódia e de manutenção de conta.

Aproveite a leitura!

 

Por que avaliar os custos?

Avaliar os custos antes de tomar uma decisão de compra pode parecer óbvio, mas, por vezes, acaba passando despercebido para muitos consumidores, sejam quais forem os segmentos de consumo.

Observe esse exemplo muito simples: digamos que você esteja precisando de um celular novo e já sabe qual modelo quer adquirir. Então, basta fazer uma pesquisa na internet, nas lojas que você já conhece, comparar os preços e, no pensamento óbvio, você comprará na loja que oferece o menor preço.

Mas aí você se depara com um detalhe: o frete, um custo que pode variar muito de empresa para empresa. Dependendo de quanto estiver sendo cobrado por esse frete, o custo final da sua compra pode se tornar desvantajosa, se comparado ao custo total que você desembolsaria ao realizar a compra em uma empresa que oferece custo mais elevado no preço do celular, mas por um frete a custo inferior ou até mesmo zero.

Você deve estar se perguntando “ok, mas qual a relação entre esse exemplo e os custos de taxa de custódia e de manutenção de conta?”.

Antes de mais nada, vamos explicar o que são essas taxas as quais nos referimos.

A taxa de custódia pode ser expressa em valor final fixo ou percentual sobre determinado valor que o investidor possua em ativos e demais produtos de investimento. Ela é cobrada em uma periodicidade que pode ser mensal ou semestral, por algumas corretoras ou bancos, para que estas atuem como agente de custódia ou seja, intermediadoras entre o investidor e a central depositária, a B3, que mantém a guarda de seus investimentos.

Para que você entenda ainda melhor, vamos utilizar como exemplo o Tesouro Direto. Sobre esse produto existe a taxa de custódia da B3, cobrada semestralmente, totalizando um percentual de 0,25% ao ano, sobre o valor investido. Essa taxa é obrigatória, e incidirá sobre esse investimento, independentemente de qual instituição você tenha escolhido para investir, pois, como mencionamos, trata-se de uma taxa direcionada 100% à central depositária.

Mas além dessa taxa, existe a taxa do agente de custódia sobre investimentos no Tesouro Direto, que é cobrada por algumas instituições – nas mesmas datas em que é cobrada a taxa da B3 – mesmo não sendo uma obrigatoriedade imposta por nenhum órgão regulador ou nem mesmo pela B3.

Já a taxa de manutenção de conta é comumente cobrada mensalmente por bancos tradicionais, pelo simples fato de que o cliente mantém um vínculo ou conta corrente aberta com tal instituição.

Porém, há uma luz no fim do túnel: você não é obrigado a se ver preso à tais taxas. Vamos explicar melhor como.

 

Esqueça as taxas de custódia e de manutenção de conta

Toda a preocupação com as taxas não obrigatórias, que mencionamos, podem ser esquecidas. Isso porque, aqui no modalmais, elas simplesmente não existem! Seja a taxa de agente de custódia do Tesouro Direto, seja a taxa de custódia sobre qualquer outro investimento: ativos de renda variável, renda fixa privada, fundos de investimentono modalmais é taxa ZERO, sobre qualquer um desses investimentos.

E o melhor, você também não precisa se preocupar em pagar nenhuma taxa de manutenção de conta para obter esses benefícios e muitos outros que só o banco digital modalmais pode oferecer para você.

Quer saber mais sobre quais são os outros benefícios de ser um cliente modalmais? Acompanhe a gente em nossas redes sociais e em nosso blog. Se ainda não é cliente, abra sua conta hoje mesmo e faça parte do maior banco digital do investidor.

Obrigado por ler até aqui!
Nova call to action