Blog do modalmais

Trader Empreendedor: entenda o que é e como se tornar um

Ser um trader empreendedor pode ser a resposta para ter uma vida de qualidade, sucesso nos investimentos e conquistar a independência financeira, já que esse tipo de profissional usufrui de um grande número de vantagens.

Quem atua no mercado financeiro tem grandes oportunidades para alcançar esse objetivo, já que são vários os ativos, tipos de operações e investimentos que podem ser aproveitados.

Brasileiros têm um potencial para alcançar esse tipo de profissional, já que continuamente o Brasil enfrenta momentos difíceis, e os indivíduos devem se reinventar. Durante a pandemia do coronavírus, em 2020, o número de empreendedores em potencial no Brasil aumentou de 30% para 53%. Continue lendo este conteúdo que aprofunda o assunto!

O que é empreendedorismo?

De forma geral, empreendedorismo é a qualidade para identificar oportunidades e problemas, desenvolver soluções e investir em recursos para idealizar novos métodos, realizar ações e dinamizar produtos, serviços ou outras atividades.

Esse conceito está diretamente ligado à inovação, seja criando um conceito completamente novo, seja combinando os já existentes. Isso pode ser feito a partir de um novo projeto, negócio ou, até mesmo, um movimento que cause um impacto real no cotidiano das pessoas.

Quando uma pessoa tenta alcançar esse objetivo, ela se torna uma empreendedora, que pode ser descrita como aquela que sai de sua zona de conforto ou do campo da imaginação e toma medidas no campo prático. Para isso, é importante que o empreendedor seja criativo e aproveite as oportunidades para transformar o mundo já existente.

O trader empreendedor é aquela pessoa que enxerga oportunidades, supera desafios e inova no ramo, elimina barreiras no mercado de capitais ou financeiro, faz o capital trabalhar para ela e maximiza seus rendimentos.

Quais são as vantagens de ser um empreendedor?

Ao se tornar um empreendedor, você desfrutará de um grande número de benefícios que melhoram sua qualidade de vida. Veja quais são eles, a seguir.

Fazer o que gosta

Ser um empreendedor permite que você trabalhe com o que deseja e se torne a pessoa que quiser. Isso acontece pelo fato de você ter a liberdade para atuar da forma que almeja, sem estar ligado a uma função, um cargo ou regras estabelecidas, como ocorre em um trabalho convencional.

Além de direcionar sua atuação para onde desejar, essa qualidade beneficia sua vida em diferentes aspectos, como relacionamentos, saúde, bem-estar e espiritualidade, já que você se sentirá realizado.

Alcançar sonhos e objetivos

Muitos têm um sonho, mas ele acaba ficando apenas no campo imaginário. Ele pode ser abrir um negócio próprio, alavancar seus ganhos, trabalhar por conta própria e não depender de um trabalho convencional, entre outros. Ao se tornar um empreendedor, você tira seu projeto do papel e o coloca em prática, atingindo seus objetivos.

Ter autonomia

Mesmo que você ocupe cargo de liderança em uma empresa, dificilmente você conseguirá autonomia para tomar amplas decisões, pois geralmente negócios estabelecidos no mercado não se sujeitam a transformações profundas.

O empreendedorismo traz maior liberdade e flexibilidade na tomada de decisões, possibilitando que seu trabalho se torne mais dinâmico e volátil, e você aproveita de maiores oportunidades, inova ou se adapta ao mercado.

Transmitir valores, gerar emprego e renda

Como você tomará suas próprias decisões e transmitirá suas ideias, você estará contribuindo diretamente para disseminação de seus valores pessoais e culturais. Além disso, sua atuação gera maior riqueza e incentiva outras pessoas a se tornarem empreendedoras, o que gera reflexos positivos na sociedade.

Aprender com seus erros

Para ser um empreendedor de sucesso, é necessário arriscar, aprender com os erros, estar em constante aprendizagem e atualização. Assim, você estará sempre desenvolvendo seu lado pessoal e profissional.

Como se tornar um trader empreendedor?

Não basta a simples vontade para se tornar um trader empreendedor, é importante que você tome algumas medidas para ter sucesso na área. Essas estratégias vão desde transformações no seu comportamento, até a criação de planejamentos e alterações no ambiente de trabalho.

Aprimore suas habilidades

É necessário que você tenha habilidades tanto de empreendedor como de trader. Algumas delas podem ser inerentes à sua personalidade, mas você pode desenvolver as restantes para se tornar um profissional completo. Veja qual é um perfil adequado de empreendedor:

● Enxergar e aproveitar de oportunidades;

● Ter comprometimento com seus projetos;

● Não ter medo de arriscar e errar;

● Estar sempre aprendendo;

● Estabelecer e seguir metas;

● Entre outros.

Quanto às habilidades de trader, você deve:

● Estabelecer uma rotina e metas;

● Controlar as emoções;

● Planejar suas ações;

● Gerenciar seus riscos;

● Ter disciplina.

Descubra seu perfil de trader

Além de saber o seu perfil de investidor — arrojado, moderado e conservador —, você precisa conhecer o de trader, que varia de acordo com o tempo de exposição dos ativos à Bolsa de Valores (B3).

Em suma, quanto menor for o prazo de uma operação, menos tempo o trader terá para tomar decisões. Na prática, cada perfil dependerá do tipo de trading que será realizado. Veja quais são os principais deles:

Day trader – as operações de compra e venda ocorrem dentro do mesmo pregão;

Swing trader – os prazos de cada operação são maiores, podendo levar dias ou semanas;

Position trader – as especulações duram de 1 até 12 meses;

Scalping trader – as operações são curtíssimas (nesse caso, os lucros são pequenos e excepcionalmente rápidos).

Desenvolver um plano de trading

Plano de trading é um conjunto de estratégias que o investidor realiza para que sua atuação no mercado seja bem-sucedida.

Esse planejamento prevê seus objetivos e metas, quais ativos serão utilizados, os horários das operações, as metas de ganhos, o limite de perdas, os prazos dos investimentos, as ferramentas usadas, a quantidade de negociações que serão feitas, entre outros.

Na prática, suas decisões na B3 serão executadas de acordo com o que está previsto, incluindo o que deve ser feito antes e depois das suas operações.

Ter uma estrutura para trabalhar

O ambiente de trabalho influencia diretamente na sua disciplina, concentração e organização, o que torna fundamental ter uma estrutura adequada. Basicamente, você deve estar em um local tranquilo e confortável enquanto efetua as operações, pois assim você evita distrações ou incômodos.

Outra dica é ter um computador próprio, em boas condições para conseguir realizar operações mais rapidamente. Também é recomendável ter duas ou mais telas para acompanhar vários gráficos e indicadores em simultâneo.

Lembre-se de ter uma conexão estável, uma rede móvel à disposição para continuar operando, caso sua internet caia, e dispositivos móveis (como notebook, smartphone ou tablet) para fazer negociações, se ficar sem energia.

Como um trader empreendedor está trabalhando com o que gosta, fazendo operações de acordo com seu perfil e em um ambiente confortável, sua rotina se tornará mais prazerosa. Como se não bastasse, seu futuro também será beneficiado, já que ele terá sucesso profissional e, consequentemente, financeiro.

Uma dica bônus é criar o hábito da leitura, e os livros para traders iniciantes podem te ajudar a aprimorar seus conhecimentos e definir quais são as melhores estratégias para suas operações.

Se você gostou deste artigo e quer continuar recebendo dicas sobre investimentos, assine a nossa newsletter. Dessa forma, você será informado sempre que publicarmos um novo conteúdo.

Siga o Blog modalmais no Telegram.

close

Seja notificado quando sair novos conteúdos.