A filosofia de investimentos de “barbell” ou “barra de halteres” foi criada pelo autor, ensaísta, estatístico, e analista de riscos líbano-americano, matemático de formação o Nassim Nicholas Taleb.

Recentemente, finalizei a leitura de 4 de seus livros:

 

Como Taleb é oriundo do mercado financeiro, grande parte dos exemplos utilizados para explicar sua filosofia
passa pelos investimentos.

A avaliação correta de riscos é um dos temas mais frequentes. Ele nos alerta para como a estabilidade é
uma ilusão e esconde riscos gigantescos.

Um exemplo deste caso, são investimentos em renda fixa que entregam retornos estáveis em empresas com má gestão. Elas podem de uma hora pra outra levar o investimento a ruína, isto é, a perda de todo investimento.

Um caso recente em nosso mercado foram as debêntures das Rodovias do Tietê (RDVT11).

O rendimento prometido por este título era de IPCA+8% a.a.. Um rendimento um pouco acima do que um título do tesouro prometia. A empresa entrou em recuperação judicial e os investidores não sabem quanto do valor investido conseguirão recuperar.

 

Gestão de riscos de uma carteira de investimentos.

Para se livrar do risco de investimentos como o dos investidores do RDVT11, podemos simplificar a estratégia de barbell dividindo a carteira em investimentos em 2 partes:

  1. Investimentos agressivos: ativos com possibilidade de ganhos acima da média como ações e outras opções mais complexas com derivativos. possuem muita volatilidade, mas um risco de ruína controlado.  
  1. Investimentos extremamente conservadores: investimentos como os títulos do tesouro.

Desta forma, a carteira de investimentos estará menos exposta a investimentos que rendem pouco a mais do que os títulos de tesouro mas com um risco muito maior. 

 

A importância da reserva de emergência 

estratégia da barra de halteres, encaixa-se no conceito de reserva de emergência que é muito importante no planejamento financeiro.  

Como falamos no artigo “Como montar uma estratégia de investimentos equilibrada”, o investidor deve começar sua carteira pensando inicialmente em proteger o seu padrão de vida. Por esta razão, é interessante ter pelo menos 12 meses do seu custo de vida mensal em investimentos de baixíssimo risco e alta liquidez. 

Utilizando o raciocínio da estratégia de barbell, esta reserva de emergência pode ser até maior do que 12 meses de renda mensal do investidor, abrindo espaço para investir a parte arriscada de seus investimentos, como a voltada para independência financeira, em ativos com alta volatilidade, mas com possibilidade de ganhos altos. 

Em nossa plataforma de investimentos, possuímos uma equipe de operações estruturadas com derivativos que entrega ótimas opções com proteções e possibilidades de ganhos agressivos para os seus clientes.

Quer conhecer a plataforma para assessores do modalmais? Solicite o seu contato preenchendo o formulário deste link.

 

Faça parte do Banco do Investidor, abra a sua conta no modalmais e desfrute de todas as vantagens que um banco de investimentos moderno pode proporcionar.

Nova call to action