Você sabe o significado do termo ESG? A proteção ao meio ambiente e o compromisso social são temas que vêm sendo amplamente discutidos em sociedade. Desde políticos até influenciadores digitais estão de olho nessas questões. E não tem sido diferente no mercado financeiro.

Neste artigo, discorreremos um pouco mais sobre os três pilares que definem a sigla ESG, como ela se aplica aos investimentos e por que você deve incluir esse critério às suas aplicações. Continue lendo!

 

O que é ESG e como se aplica ao mercado de ações?

As letras ESG estão revolucionando o modo como o mercado de ações é avaliado. Obviamente, isso não acontece por causa da sigla, mas, sim, pelo que as letras representam.

Ao longo do tempo, diversos setores da economia passaram a desenvolver uma grande preocupação com a sustentabilidade.

A sociedade se desenvolveu utilizando, de forma massiva, o meio ambiente e as pessoas. Com o tempo, isso resultou em problemas socioambientais, nos mais diversos âmbitos.

Devido a isso, e com o objetivo de contribuir para mudanças nesse cenário, algumas companhias também passaram a se preocupar mais com a questão social de seus colaboradores e das comunidades do entorno de seus estabelecimentos empresariais.

O termo ESG significa Environmental, Social and Governance que, traduzido para o português, são palavras que indicam boas práticas relacionadas à questão ambiental, social e de governança. E essa preocupação também se estende a muitos investidores.

Muitos fundos de investimento, inclusive, são geridos sob políticas importantes quanto às iniciativas de investimentos em direção às melhores práticas ambientais.

Esse tipo de atitude deve ligar um sinal de alerta na mente do investidor pessoa física. Afinal, aplicar recursos em ações de empresas que se destacam em práticas de ESG tende a ser uma opção interessante para os próximos anos, principalmente devido ao aumento da preocupação do mundo com o meio ambiente e a responsabilidade social.

 

Quais são as principais ações ESG?

Entendido o conceito básico de ESG, é importante saber quais são as principais empresas que vêm tomando os cuidados para estarem de acordo com as boas práticas para com o meio ambiente, as questões sociais e de governança.

  • Lojas Renner S.A. (LREN3);
  • Banco Santander (SANB3);
  • Natura Cosméticos S.A. (NTCO3);
  • Itaú Unibanco S.A. (ITUB4);
  • Banco Bradesco S.A. (BBDC4);
  • Suzano S.A. (SUZB3);
  • Localiza Hertz S.A. (RENT3);
  • WEG Motores S.A. (WEGE3).

Nos tópicos seguintes mostraremos a definição de cada uma das siglas que representam as práticas adotadas por essas empresas. Acompanhe!

 

Práticas ambientais

As práticas ambientais são parâmetros observados pelos grandes investidores para verificar se a empresa adota ações para conter as mudanças climáticas e a emissão de carbono na atmosfera. Também é verificada a utilização de recursos naturais e a preocupação com o descarte de resíduos.

Em algumas atividades, não há como eliminar o impacto no meio ambiente. Por outro lado, os investidores avaliam se a empresa adota medidas para, pelo menos, amenizar esses problemas causados com a sua própria operação.

 

Práticas sociais

As práticas sociais são observadas, principalmente, na preocupação das companhias com relação ao desenvolvimento da saúde, segurança e diversidade entre seus próprios colaboradores.

Além disso, é avaliada a realização de atividades beneficentes com a comunidade que circula a região onde a empresa está situada.

Governança corporativa

Por fim, para ser considerada uma empresa que atende às boas práticas de ESG, a companhia deve lidar bem com os direitos de seus próprios acionistas.

Afinal, as pautas relacionadas à questão ambiental e social são de extrema relevância. Entretanto, não é possível esquecer-se das questões relativas ao investimento propriamente dito.

Nesse sentido, é esperado que a companhia tenha um conselho de administração independente e diversificado, com uma política clara de remuneração da sua diretoria.

Além disso, é indispensável que ela jamais se envolva em fraudes ou escândalos, bem como não falte com a devida transparência para com o mercado financeiro.

 

Quais os benefícios de investir em ações de empresas que adotam práticas de ESG?

O primeiro benefício de investir em ações de empresas que adotam práticas de ESG está na tendência que o mundo vem seguindo com relação à preocupação com o meio ambiente e as questões sociais. É provável que, em determinado momento, grandes fundos e investidores prefiram aplicar seu dinheiro, exclusivamente, nesse tipo de companhia.

Com isso, essas empresas terão mais chances de crescer e se valorizar ao longo do tempo. Assim, se o investidor aproveitar essa onda de crescimento ainda no início, pode ter uma excelente valorização do seu capital a longo prazo.

Além disso, à medida que os investidores incorporam em seus portfólios ações de empresas que adotam tais práticas, mais pressão será colocada sobre as companhias que utilizam de processos que parecem não contribuir para os objetivos desse conceito.

Obviamente, também é considerado um benefício poder saber que o seu dinheiro estará sendo aplicado em uma companhia que sabe da responsabilidade que tem perante os impactos ambientais e sociais que a sua atividade gera.

Também, é fundamental destacar a questão da regulação. Os governos ao redor do mundo já estão estabelecendo metas relacionadas à questão social, ambiental e de governança. Isso tem o objetivo de impulsionar essa agenda de maior responsabilidade das empresas perante os impactos gerados.

Em países da União Europeia e nos Estados Unidos, essas regulamentações já estão avançando. No entanto, o Brasil ainda tem certas carências desses processos, o que deve mudar à medida que as ações ESG sejam implementadas em nosso país pelas próprias organizações empresariais.

Mais uma vez, torna-se ainda mais essencial a necessidade de o investidor identificar as empresas que já estão adotando esse parâmetro e iniciar suas aplicações antes mesmo do conceito ESG atingir um número maior de pessoas.

Isso fará com que você possa navegar em um oceano azul. Quando os demais interessados chegarem para investir em empresas que adotam práticas de ESG, você poderá ter mais chances de estar posicionado a um preço mais interessante, podendo realizar lucro ou manter os ativos em sua carteira de ações.

Por fim, podemos concluir que as ações de empresas que adotam práticas de ESG, além de servirem como mais uma opção para uma carteira bem diversificada, também contribuem para o nosso país e o mundo, uma vez que tais companhias visam atingir o mínimo de impacto ambiental e social possível.

Se você quiser começar sua jornada nos investimentos em ações de empresas que adotam práticas ESG, conte com um serviço completo e de qualidade.

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe-o em suas redes sociais. E para não perder nenhuma novidade, assine nossa newsletter gratuita e fique por dentro dessa e de outras notícias.

Amplie a sua carteira de investimentos agora! Abra a sua conta digital gratuita no modalmais e aproveite as nossas vantagens exclusivas.