Ontem o pessimismo baixou em todos os mercados de risco do mundo e investidores passaram a buscar proteção para suas aplicações. Consequência, Bolsas em queda forte, juros dos EUA cedendo bem e commodities desabando, com destaque para o petróleo que chegou a estar caindo mais de 8%. O cartel da OPEP+ fechou acordo para ampliar a produção de óleo em 400 mil barris/dia já em outubro, mas está muito aquém dos cortes anteriores realizados. Mas também tivemos largo estresse com o aumento da contaminação pelo covid-19 e sua variante delta, que já foi detectada em mais de 111 países. A Bovespa caiu 1,24%, com índice em 124.394 pontos, enquanto o dólar encerrou em R$ 5,25, com alta de 2,64%.

Hoje, os mercados da Ásia voltaram a fechar o dia em queda e destaque para Tóquio com perda de 0,96%. Na Europa, tentativa de recuperação nesse início de manhã, com muita oscilação, mas ainda mantendo valorização. No mercado americano, dia de recuperação. Aqui, recuperamos um pouco ontem no final da tarde, registrando queda menor que em outros mercados importantes e hoje podemos mostrar mais recuperação.

Durante a madrugada o PBOC (BC chinês) manteve os juros LPRs estabilizados em 3,85%, sendo o décimo quinto mês de manutenção seguida. Na Alemanha, a inflação medida pelo PPI (atacado) de junho subiu 1,3%, com alta anual de 8,5%. Nos EUA, a safra de balanços de hoje contém a divulgação do resultado do segundo trimestre de Netflix, Anglo América e American Airlines, mas a agenda do dia é muito fraca.

Aqui, ontem o presidente Bolsonaro voltou a falar de cloroquina e tratamento precoce, culpou governadores pela inflação alta por restrições de contato, reforçou o discurso pró-armas e disse que não acredita que a Câmara possa aprovar o voto impresso. Mas também disse que pode não sancionar o valor do fundo eleitoral em R$ 5,7 bilhões.

A FGV anunciou que a segunda prévia do IGP-M de julho desacelerou para 0,72%, de anterior em 1,27%, muito em função de queda dos preços no atacado (IPA-M), mas com alta para o IPC-M. A Vale também divulgou balanço de produção em vendas no segundo trimestre de 2021, com a produção expandindo 12% em minérios e vendas com +23,1%.

Na agenda do dia, nos EUA, ainda teremos a construção de novas residências e novas permissões de junho. Expectativa para o início do dia de alta da Bovespa, dólar ainda forte, mas podendo realizar parte da alta de ontem e juros em queda.

Bom dia e bons negócios!

Alvaro Bandeira
Economista-Chefe do banco digital modalmais