São Paulo – O Ibovespa fechou em queda de 0,24%, a 65.176,21 pontos, influenciado pela desaceleração dos papéis do setor bancário diante dos rumores de que o governo está prestes a publicar a avaliação das receitas e despesas federais do primeiro semestre, que pode incidir em aumento de tributos, como da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), com o objetivo de não aumentar o déficit fiscal até o final do ano.

“Há uma grande possibilidade de aumento de carga tributária, provavelmente via Cide, e isso pega o setor financeiro principalmente. Na Cide eles podem mexer com rapidez, não precisa de Medida Provisória ou do Congresso, isso acabou afetando os mercados”, diz o economista-chefe da Homebroker Modalmais, Álvaro Bandeira.

Segundo ele, apesar dos dados da Receita Federal terem indicado um aumento de 0,77% na arrecadação do segundo trimestre, o déficit primário do governo ainda é grande. “A conta não está fechando, o déficit só aumenta e a arrecadação não, o volume da Receita está frustrando, principalmente na baixa adesão da repatriação, então eles terão que fazer algo que não mexer na meta”.

Fonte: Agencia CMA – 19/07/2017