Votação dos destaques e no Senado da TLP

A Câmara dos Deputados aprovou o texto-base da MP 777/2017, que cria a TLP, em substituição à Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP). Pela proposta aprovada, a nova taxa deverá ser apurada mensalmente, e composta pela variação do IPCA e por uma taxa de juros prefixada, mais próxima dos juros de mercado. Hoje, a TJLP é calculada de forma arbitrária pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) com base nos juros internacionais dos papéis brasileiros e tem um grande desconto em relação aos juros do mercado. A diferença é bancada pelo Tesouro Nacional.

Desemprego pode ainda ter pequena alta

Na quinta-feira será divulgado o valor para taxa de desocupação calculada pelo IBGE. Quebrando o constante crescimento que vinha se confirmando desde o segundo semestre de 2014, a taxa de registrou sua primeira queda em maio, de 0.3%, o que se repetiu na mesma proporção em junho, chegando ao valor de 13%.

Bolsa: momento é bom, mas exige prudência

O economista-chefe do home broker Modalmais, Alvaro Bandeira, ressalta que a semana que passou continuou positiva para o mercado acionário local da B3, lembrando que dos últimos 10 pregões, apenas dois registraram queda até 24 de agosto. O Índice Ibovespa ultrapassou os 71.000 pontos, fato que não ocorria desde 2011.

Fonte: Blog Arena do Pavini em 27/08/2017