EUA: ADP (agosto)

Bottom line
• O relatório de emprego ADP decepcionou as expectativas do mercado ao mostrar criação de 428k vagas de trabalho (mediana das expectativas: 1000k).
• A surpresa coloca viés negativo para as projeções de Payroll, mas destaca-se que o ADP tem sido um fraco previsor para os dados oficiais.

Comentário
O relatório de emprego ADP decepcionou as expectativas do mercado ao mostrar criação de 428k vagas de trabalho (mediana das expectativas: 1000k). A leitura anterior foi revista para 212k de 167k.Em termos de composição, tanto o setor de bens (+40k) como o setor de serviços (+389k) contribuíram positivamente com a expansão.

Na abertura por tamanho da empresa, todas apresentaram expansão, com destaque para empresas com mais de 1000 trabalhadores que contribuíram com 63.1% das vagas criadas.

Por dentro de serviços especificamente, vemos novamente forte criação de vagas em setores muito afetados pela pandemia, principalmente leisure & hospitality (+129k).

O único grupo a apresentar destruição de vagas foi information services (-1k)A surpresa coloca viés negativo para as projeções de Payroll, mas destaca-se que o ADP tem sido um fraco previsor para os dados oficiais. Considerando-se a dispersão das expectativas para computo do tamanho da surpresa, temos que ela cai dentro de um range que prevaleceu por boa parte da última década.

Vale destacar também que as projeções de Payroll seguem com dispersão grandes para padrões históricos, ainda que baixas considerando-se as leituras dos últimos meses. Finalizaremos nossa projeção após a divulgação do ISM Non-Manufacturing amanhã.