Certamente você já ouviu falar sobre Pix, uma nova forrma de pagamento instantâneo que veio para revolucionar o mercado, e que será lançado oficialmente no dia 16/11/2020. E como toda nova tecnologia trás consigo questionamentos, fica a pergunta: o Pix é realmente seguro?

Segundo o Diretor do Banco Central, entrevista ao G1, “O Pix foi criado em coparticipação com os bancos e suas áreas a de segurança. Os procedimentos são o que há de melhor no mercado”, também afirmou que sua velocidade com transações no máximo de 10 segundos, não aumenta o perigo ou insegurança que existem hoje, “A questão de instantaneidade não adiciona insegurança. No cartão de débito, o dinheiro sai da conta na hora, isso não adiciona perigos ou insegurança de fraude que já existem hoje”

Como medidas de segurança, o Banco Central informou que instituições financeiras poderão reter transferências e pagamentos feitos por meio do Pix por até uma hora em caso de suspeita de fraude. Se nesse breve período de análise a instituição entender que é fraude, a transação não acontece.

E os golpes?

Em setembro de 2020, a empresa de segurança russa Kaspersky alertou a respeito de envios de e-mails fraudulentos, feito por cibercriminosos, tentando se passar por avisos de pré-cadastro do sistema de pagamentos Pix. As mensagens promovem um link falso que solicita dados da vítima, incluindo o CPF e a senha bancária.

O e-mail falso é enviado se passando por uma instituição financeira popular utilizando características semelhantes ao da instituição verdadeira. O link contido no e-mail fraudulento direciona a um site falso semelhante a página legítima da instituição, solicitando dados como conta bancária e informações que podem ser cadastradas como chave para o Pix, por exemplo, número do celular e CPF. Com essas informações o atacante busca ter acesso a uma conta Pix, podendo realizar transações não autorizadas futuramente.

Portanto fique atento aos e-mails que recebe solicitando o cadastramento de chaves de PIX.

Quer cadastrar a sua chave Pix com o modalmais? Acesse: Chave Pix: o que é e como cadastrar?.

Ainda não é cliente modalmais? Baixe o nosso aplicativo e abra a sua conta digital gratuita. Com o modalmais, você pode investir de forma prática, rápida e segura. Faça parte!