Os fraudadores estão cada dia mais na nossa cola, tentando achar brechas para se darem bem.

Hoje em dia, não é incomum se ver vítima de golpes. Por isso, atenção e segurança são quesitos imprescindíveis para se manter a salvo.

Pensando nisso, o modalmais trouxe novas dicas para te ajudar a se prevenir e manter seus dados protegidos!

Nessas dicas iremos falar sobre e-mails, senhas, WhatsApp, redes sociais e ligações. Vem com a gente que vamos te ajudar a se proteger!

 

E-mails

Desconfie daquelas ofertas consideradas “boas demais para serem verdade”. Confira se a promoção é real em canais oficiais e, se for necessário ligar para a empresa, utilize um celular, especialmente se tiver sido contatado por uma linha fixa.

Evite clicar em links externos. Se a promoção pedir para você entrar em algum site específico ou clicar em algum link, entre no site oficial da empresa pelo navegador e procure a informação que foi citada.

Recebeu um e-mail suspeito? Repare na maneira como a mensagem se dirige a você. Em grande parte dos casos, nas mensagens falsas é comum que não haja um pronome de tratamento claro. Geralmente, o texto é genérico.

Fique atento aos erros ortográficos e procure por falhas de português deixadas pelos fraudadores no texto. Normalmente, mensagens oficiais apresentam o uso correto da gramática.

 

Senhas

Se sua senha do banco for parecida com alguma outra já utilizada, troque imediatamente!

Você tem coisas confidenciais no celular, tais como senhas anotadas no seu bloco de notas? Se sim, apague o quanto antes. Em caso de assaltos elas ficam vulneráveis e expostas ao uso!

 

WhatsApp e redes sociais

Já compartilhou algum dado pessoal via WhatsApp com alguém? Esses dados podem ser fotos de cartão de crédito, senhas, cópia de documentos como RG, CPF, entre outros. Delete essas mensagens e não compartilhe de novo. Se recebeu de alguém apague em seguida. Se você for vítima do golpe de clonagem do WhatsApp todos esses dados também serão recuperados pelo fraudador.

Está recebendo códigos contendo letras e números no SMS?! Fique atento, pois em breve algum fraudador vai te ligar com uma história um tanto convincente pedindo que você passe esse código.

Habilite o duplo fator de autenticação (2FA) nos principais aplicativos, como WhatsApp, e-mails e redes sociais!

 

Ligações e entregadores!

Tenha muita atenção com ligações de alerta ou cadastro! Receber ligação de uma empresa não é risco, mas se ela pedir para que você repasse um código recebido pelo telefone ou até mesmo sua senha para bloquear algo rápido, não faça isso!

Sempre que receber alguma ligação, seja do modalmais ou de algum lugar que você supostamente conheça, fique atento! Os fraudadores usam nomes de empresas que você conhece ou tem algum vínculo para te convencer a passar o código. Agradeça o contato e desligue. Caso ache necessário, entre em contato com a empresa que te ligou para confirmar a solicitação.

Lembre-se: o modalmais nunca faz ligações solicitando códigos ou senhas.

E, por último, aqui vai mais uma dica preciosa. Se algum motoqueiro de entrega ou atendente pedir para você tirar fotografia, acenda o sinal de alerta! Isso pode ser golpe!

Gostou?! Continue acompanhando o nosso blog para outras dicas.