Blog do modalmais

Entenda como é a carreira das Mulheres na Tecnologia!

Entenda como é a carreira das Mulheres na Tecnologia!

Embora a presença de mulheres na tecnologia tenha crescido, ainda existe muito preconceito com relação a essa presença no setor. Segundo a Women in Tech (UK), apenas uma em cada seis especialistas em tecnologia no Reino Unido é mulher. Já no Brasil, de acordo com a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), apenas 20% dos cargos de TI têm ocupação feminina.

O machismo, em especial, é o principal fator que dificulta a entrada de mulheres na área tecnológica. Essa realidade pode ser percebida em diversos momentos. Desde a infância, existe um desestímulo com relação às mulheres para que não fiquem interessadas em disciplinas escolares que envolvem cálculos e a interação com tecnologia. É comum ouvir afirmações de que esse tipo de atividade é apenas para homens e acabam sendo desestimuladas quanto a isso.

Mesmo quando esses obstáculos são superados e mulheres entram em cursos tecnológicos na universidade, existe a predominância de preconceito. Isso dificulta a inserção em projetos de pesquisa, estágio e demais oportunidades que permitem o crescimento e desenvolvimento na área.

O futuro é cada vez mais digital, com mais mulheres traders no Mercado Financeiro, e com o cotidiano marcado pela inserção de softwares, equipamentos eletrônicos, produtos e soluções que necessitam do desenvolvimento de TI. Diante dessa realidade, qual será o espaço ocupado por mulheres? Como podemos ser parte desse crescimento, trazendo soluções, inovações e debates que superem a desigualdade entre os gêneros e promovam verdadeiros avanços para a sociedade?

Para além de romper com o preconceito e machismo no setor de tecnologia, a presença de mulheres nesse ramo é importante em diversos sentidos. A liderança feminina em TI ao redor do mundo tem trazido avanços tanto em termos técnicos como econômicos, gerando crescimento para empresas e países.

Considerando essa realidade, elaboramos o infográfico a seguir com as principais informações a respeito da carreira de mulheres na tecnologia, seus desafios, os exemplos de superação e representatividade, além de demonstrar quais são os benefícios da presença feminina nesse setor.

Entenda o setor de TI

O setor de tecnologia é predominantemente masculino, mesmo que a história das inovações tecnológicas seja marcada por inúmeras mulheres, essa realidade faz com que a carreira de mulheres na tecnologia seja complexa e passe pela superação de uma série de desafios.
Neste infográfico, trazemos as principais informações sobre como é a carreira das mulheres no setor tecnológico, como essa presença tem aumentado com o tempo, e os principais obstáculos para isso e os benefícios que essa mudança traz para empresas e países.

Como é a carreira das mulheres na tecnologia?

Cada vez mais mulheres estão considerando seguir carreira na área de tecnologia. Contudo, as oportunidades ainda são pequenas. Apenas 38% das formandas conseguem atuar no mercado.

Como as mulheres estão ganhando espaço nessa área?

Coletivos trabalham para equilibrar a balança, e grandes mulheres são exemplos de revoluções nesse setor, como Ada Lovelace (criadora do primeiro algoritmo da história), Dorothy Vaughan (computer da NASA) e Susan Wojcicki (CEO do YouTube).

Quais são os principais desafios das mulheres na área de TI?

As mulheres enfrentam uma série de desafios, a começar pela falta de estímulo na infância e escola, passando pela baixa representatividade no setor. Como exemplo, apenas 13% dos alunos matriculados em Ciência da Computação são mulheres.

Quais ganhos elas oferecem para a área?

A economia é beneficiada pela inserção de mulheres no mercado de tecnologia, com melhores habilidades de comunicação e ideias inovadoras. A AMD, por exemplo, cresceu de US$ 2 bilhões para US$ 90 bilhões após Lisa Su assumir o comando da empresa.

Quais benefícios as mulheres podem obter na área?

Além de trazer maior representatividade para o setor e promover a redução da desigualdade, as mulheres na tecnologia desenvolvem o raciocínio lógico, expõem a capacidade de superação e promovem a autonomia feminina.

A maior presença de mulheres na tecnologia, além de combater o machismo, permite inovações e crescimentos significativos tanto para empresas quanto para a economia dos países. Compartilhe este material para que mais pessoas fiquem por dentro da importância que essa mudança pode proporcionar para todos nós!

close

Seja notificado quando sair novos conteúdos.