Blog do modalmais

Vantagens de ser trader

Vantagens de ser Trader

Você sabe quais as vantagens de ser trader? Trader é uma palavra que se refere aos investidores que operam no mercado financeiro, realizando compra e venda de ações. O termo trading, por sua vez, refere-se às próprias operações efetuadas pelo trader, que contemplam ganhos em curtos prazos.

Por isso, o trader é considerado, por muitos, não como um investidor, mas como um especulador, buscando rentabilidade em prazos curtos.

Confira quais são as vantagens de ser trader. Confira também, nesse contexto, as vantagens e desvantagens da renda variável, tipo ao qual pertencem as ações e outros ativos.

Quais são as principais vantagens de ser trader?

Vamos falar sobre as vantagens de ser trader. Em seguida, vamos falar sobre os diferentes tipos de trader. Confira o que esse profissional da Bolsa de Valores pode usufruir com suas operações:

Independência financeira

Uma vantagem que podemos citar é a independência financeira. Caso se adapte ao estilo de trabalho do trader, você terá a oportunidade de, por meio de alavancagens, construir uma renda que faça com que você não mais dependa de outras pessoas ou, quem sabe, de algum emprego ou de outra forma de trabalho.

Liberdade e flexibilidade

O trader trabalha onde quiser e define seus próprios horários — mas deve estar ciente de que os horários em que há maior liquidez são os mais promissores.

É possível atuar em diferentes mercados, com opções em um amplo leque de modos de operação (day trade, swing trade e outros).

A flexibilidade também permite que você opere de qualquer local, de qualquer cidade, estado ou país. O trabalho ocorre de forma remota.

Bom potencial de retorno no curto prazo

Outra vantagem é o potencial de retorno em curto prazo. É uma boa opção para quem deseja rentabilidade em pouco tempo para quem procura rendimentos visando à realização de objetivos mais imediatos. É uma especulação que pode proporcionar retorno satisfatório em um dia, uma semana, um mês.

Satisfação profissional

Também devemos citar, entre as vantagens de ser trader, a satisfação e o reconhecimento profissional. Em alguns lugares e eventos, você poderá ser o centro das atenções.

Sabendo de sua atuação profissional e dos possíveis sucessos das operações que realiza, pessoas interessadas poderão solicitar parcerias a fim de investir juntamente de você.

Talvez, você possa fundar um clube de investimentos em alguma corretora que lhe dê essa oportunidade.

O trabalho em trading é empolgante e depende muito de você, de seus conhecimentos, de suas decisões, de seu desempenho. Não haverá, por exemplo, decepções por aguardar pelos resultados de outras pessoas que podem afetar o seu trabalho.

Tempo para a saúde

Você trabalhará poucas horas durante o dia. Consequentemente, isso pode se refletir de forma favorável à sua alimentação e à sua saúde em geral.

Se você gosta ou precisa praticar atividades físicas, terá mais tempo para se dedicar a elas, seja na academia, seja em casa, seja em clubes, seja enquanto faz caminhadas.

Fim de semana prolongado

No decorrer do tempo, você poderá ter fins de semana mais longos, começando logo na manhã de sexta-feira, depois do trading. Poderá retornar na segunda à tarde ou na terça-feira.

A vantagem do trader é que o investidor precisa apenas de um computador com acesso à internet para fazer suas operações.

Como se tornar um trader de sucesso?

Diante das vantagens do day trader, do position trader, do scalper trader e outros tipos de trader, você deve estar se perguntando como se tornar um trader de sucesso. Confira algumas dicas que vão te ajudar:

Identifique seu perfil de trader

Para começar, você deve identificar qual é o seu perfil de trader. Já citamos alguns deles. Agora, vamos explicar quais são as principais características de cada um:

Day trader

O day trader é aquele que, muitas vezes, consegue toda a sua renda ou boa parte dela no mercado financeiro. É um perfil que se diferencia do investidor que compra ativos esperando sua valorização em longo prazo.

O day trader compra e vende ações em um mesmo pregão, como um especulador. O pregão é o nome dado ao funcionamento diário da Bolsa de Valores.

Considere as vantagens e desvantagens do day trader e veja se você se ajusta a esse perfil especulativo. O prazo curto pode ser uma vantagem, pois evita, por exemplo, descontinuidade nos preços (gaps), que ocorrem no swing trader.

Uma desvantagem é a necessidade de monitoramento constante, mesmo que seja durante um prazo curto. Felizmente, é possível contar com a ajuda de robôs programados. Fique ciente também que o prazo muito curto pode implicar resultados pouco consistentes.

Scalper trader

O scalper trader pode operar diretamente na bolsa. A diferença mais relevante em relação ao day trader é o total de operações realizadas durante o dia e o montante para cada operação.

Esse tipo de especulador trabalha com a venda e a compra de ações em volumes altos e em movimentações rápidas, com prazo curtíssimo.

Essas movimentações se baseiam em oscilações de centavos. Porém, como há um grande volume, o retorno financeiro pode ser vantajoso.

Swing trader

Esse perfil é aquele que faz uso de estratégias de operação mais seguras no mercado financeiro. As transações ocorrem em curto e em médio prazos.

As operações de swing trader são recomendadas para pessoas que estão iniciando no segmento ou que desejam conciliar o trabalho na bolsa com algum trabalho que já executam. A duração das operações não é de um dia, 24 horas. Elas sempre encerram em outro dia.

Position trader

O position trader realiza operações mais longas. As decisões de compra são tomadas depois de análises gráficas. Considerando que as vendas podem levar meses para acontecer, os custos tendem a ser menores.

Por outro lado, nas operações de day trader e scalping trader, os custos operacionais são mais altos ao longo do dia.

Buy and hold

O buy and hold é o investidor que compra ativos com a finalidade de valorizar a empresa em longo prazo. Analisa também o potencial de distribuição de dividendos e outros fatores que integram a análise fundamentalista.

Aumente seus conhecimentos

O trader deve se manter sempre atualizado. Qualquer que seja a estratégia adotada, o especulador precisa estudar constantemente para se aprofundar no tema.

Felizmente, é possível adquirir conhecimentos com mais facilidade na Era Digital. Também é possível contar com apoio de consultores financeiros.

Defina estratégias

O trader precisa operar com estratégias consolidadas. O estudo pode ser feito por meio de gráficos para compreender padrões e tendências nas movimentações dos preços.

Alinhe os objetivos com seu perfil

Os objetivos se tornarão mais concretos na medida em que você conseguir alinhá-los ao seu perfil de investidor. Essa atitude ajuda muito a determinar qual será o caminho mais adequado a seguir.

Agora que já sabe quais são as vantagens de ser trader, analise seu perfil e veja se vale a pena investir em operações trading.

Se você gostou deste artigo e quer continuar recebendo dicas sobre investimentos, assine a nossa newsletter. Dessa forma, você será informado sempre que publicarmos um novo conteúdo.

Siga o Blog modalmais no Telegram.

close

Seja notificado quando sair novos conteúdos.